Incêndios no verão deixam bombeiros em alerta para o inverno

www.Bombeiros.pt / Facebook

-

A falta de vegetação para segurar terras pode levar a inundações nas zonas onde ocorreram os maiores fogos, caso este inverno seja muito chuvoso, alerta o Centro de Estudos sobre Incêndios Florestais (CEIF).

Xavier Viegas, especialista do CEIF, elogia resposta das autoridades, mas lembra que continua a haver “pouca consciência das pessoas”.

De acordo com o DN, os incêndios destruíram mais de 150 mil hectares em 2016 – e as áreas mais afetadas pelos fogos podem sofrer consequências neste inverno.

Na falta de vegetação para segurar a terra, uma precipitação intensa pode vir a provocar grandes aluimentos e infiltrações nos lençóis de água.

A fase Charlie – a fase mais crítica de incêndios que começou a 1 de julho – terminou este sábado, dia 15 de outubro.

Segundo o relatório provisório do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), os fogos destruíram mais de 150 364 hectares – sendo que a média é de 70 862.

A este valor apenas se aproximou o ano 2013 (149 mil hectares queimados), embora ainda longe de 2003 (400 mil hectares) e 2005 (340 mil).

Em Portugal, foram registados cerca de 15 mil incêndios entre 1 de janeiro e 30 de setembro, sendo que vários fogos ocorreram em agosto, queimando 106 mil hectares de floresta.

Entre as localidade portuguesas, a mais afetada pelos incêndios foi a freguesia de Rossas, no concelho de Arouca, onde o fogo destruiu mais de 26 mil hectares.

“Metade do flagelo já passou, agora vem a segunda parte”, afirmou Rui Silva, presidente da Associação Portuguesa dos Bombeiros Voluntários.

“Vamos ter deslizamentos de terras, erosão dos solos. Vêm aí grandes prejuízos ambientais com efeitos prolongados no tempo”, destacou.

O presidente da Liga dos Bombeiros, Jaime Marta Soares, também prevê um inverno com “situações muito graves”.

BZR, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Telma Monteiro sagra-se campeã europeia de judo

A judoca Telma Monteiro conquistou esta sexta-feira a medalha de ouro na categoria de -57 kg nos Europeus em Lisboa, ao vencer na final a eslovena Kaja Kajzer, por 'ippon'. Telma alcançou o seu sexto título …

PS já não está a uma só voz. José Sócrates, o ativo tóxico, fez mossa e dividiu o partido

Fernando Medina diz que não falou com António Costa, Vieira da Silva não esconde o desgosto e o PS já não está a uma só voz. O juiz Ivo Rosa arrasou o Ministério Público (MP) na …

A brilhar na Alemanha, André Silva pode sair por preço de saldo

Cada vez mais clubes estão interessados na contratação de André Silva. O internacional português tem uma cláusula de rescisão de 30 milhões de euros. André Silva tem passado por altos e baixos na sua ainda curta …

Possibilidade de melhoria de nota no secundário aprovada. Decisão do ano passado foi "injusta"

Foram, esta quinta-feira, aprovados projetos que permitem a realização de exames para melhoria de nota para os alunos do ensino secundário. O PS absteve-se da votação. De acordo com o Expresso, o Parlamento aprovou esta quinta-feira …

PRR. Governo admite pedir mais 2,3 mil milhões de euros para capitalizar empresas

Capitalização e inovação das empresas, e a possibilidade de pedir mais 2,3 mil milhões de euros (para um total de cinco mil milhões) na componente de empréstimos. António Costa fez, durante a tarde desta sexta-feira, …

OMS alerta para crescimento "preocupante" de casos no mundo

O diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS) alertou esta sexta-feira para o continuo crescimento de casos de covid-19 no mundo, referindo que o número de novos casos confirmados por semana quase duplicou nos últimos …

Há falta de sedativos em hospitais brasileiros. Médicos intubam doentes "conscientes"

Estão a surgir vários relatos de profissionais de saúde brasileiros forçados a intubar pacientes sem o auxílio de sedativos. No Brasil, de acordo com a Associated Press, há profissionais de saúde a intubar pacientes sem recurso …

Governo acusado de financiar queima de resíduos recicláveis com 50 milhões de euros

A associação ambientalista Zero acusa o Ministério do Ambiente de utilizar 50 milhões de euros do Fundo Ambiental para financiar a queima de resíduos recicláveis em Lisboa e Porto, indo contra a nova legislação sobre …

Zimbabué. Sem nacionalidade reconhecida, milhares de pessoas lutam de forma desigual por educação e saúde

Centenas de milhares de pessoas no Zimbabué foram marginalizadas e forçadas a lutar de forma desigual pelo acesso à educação, saúde e habitação, porque não têm nacionalidade reconhecida pelo país, acusou um relatório da Amnistia …

Nova Entidade para a Transparência volta a derrapar. Só arranca em 2023

A nova Entidade para a Transparência, o organismo para fiscalizar políticos e altos cargos públicos aprovado em 2019, só deverá arrancar em 2023. A previsão foi avançada por João Caupers, presidente do Tribunal Constitucional (TC), numa …