Incêndios no verão deixam bombeiros em alerta para o inverno

www.Bombeiros.pt / Facebook

-

A falta de vegetação para segurar terras pode levar a inundações nas zonas onde ocorreram os maiores fogos, caso este inverno seja muito chuvoso, alerta o Centro de Estudos sobre Incêndios Florestais (CEIF).

Xavier Viegas, especialista do CEIF, elogia resposta das autoridades, mas lembra que continua a haver “pouca consciência das pessoas”.

De acordo com o DN, os incêndios destruíram mais de 150 mil hectares em 2016 – e as áreas mais afetadas pelos fogos podem sofrer consequências neste inverno.

Na falta de vegetação para segurar a terra, uma precipitação intensa pode vir a provocar grandes aluimentos e infiltrações nos lençóis de água.

A fase Charlie – a fase mais crítica de incêndios que começou a 1 de julho – terminou este sábado, dia 15 de outubro.

Segundo o relatório provisório do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), os fogos destruíram mais de 150 364 hectares – sendo que a média é de 70 862.

A este valor apenas se aproximou o ano 2013 (149 mil hectares queimados), embora ainda longe de 2003 (400 mil hectares) e 2005 (340 mil).

Em Portugal, foram registados cerca de 15 mil incêndios entre 1 de janeiro e 30 de setembro, sendo que vários fogos ocorreram em agosto, queimando 106 mil hectares de floresta.

Entre as localidade portuguesas, a mais afetada pelos incêndios foi a freguesia de Rossas, no concelho de Arouca, onde o fogo destruiu mais de 26 mil hectares.

“Metade do flagelo já passou, agora vem a segunda parte”, afirmou Rui Silva, presidente da Associação Portuguesa dos Bombeiros Voluntários.

“Vamos ter deslizamentos de terras, erosão dos solos. Vêm aí grandes prejuízos ambientais com efeitos prolongados no tempo”, destacou.

O presidente da Liga dos Bombeiros, Jaime Marta Soares, também prevê um inverno com “situações muito graves”.

BZR, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Bolsonaro mais moderado. "A minha preocupação sempre foi salvar vidas”

O Presidente brasileiro adotou um tom mais moderado naquele que foi o seu quarto discurso ao país sobre o novo coronavírus, mas voltou a insistir na importância de a população manter os empregos durante a …

Diabéticos representam 9% das mortes por covid-19

Os doentes da diabetes são um grupo de risco, representando “mais de 9% das pessoas falecidas com covid-19”, mas não têm mais probabilidades de ser infetados pelo novo coronavírus. A informação foi avançada esta quarta.feira pelo …

Covid-19: Infarmed diz que nenhum medicamento provou eficácia no tratamento

O Infarmed assegurou, na terça-feira, estar a acompanhar todos os esforços nacionais e internacionais para o desenvolvimento de potenciais tratamentos e vacinas para a covid-19, mas insistiu que nenhum fármaco provou ainda a sua eficácia …

Adolescente de 13 anos morre no Reino Unido devido a Covid-19

Um adolescente britânico de 13 anos morreu na segunda-feira depois de testar positivo para o novo coronavírus, informou na terça-feira o hospital. Segundo a família, o jovem não sofria de nenhuma outra doença. Segundo noticiou a …

"Por favor, não venham". Autarca de Vila Real apela a emigrantes que não regressem a Portugal

O presidente da Câmara de Vila Real, Rui Santos, apela aos emigrantes para que, "por favor", não regressem agora ao país e nesta Páscoa "fiquem nas terras" que os "acolheram em segurança". "Este vírus infernal que …

84 pessoas detidas por desobediência ao estado de emergência

A PSP e a GNR detiveram, até esta terça-feira, 84 pessoas pelo crime de desobediência e encerraram 1600 estabelecimentos, no âmbito do estado de emergência. Em comunicado, o Ministério da Administração Interna (MAI) refere que, entre as …

Há creches, ATL e colégios privados a cobrar valores indevidos na quarentena

Há creches, ATL e colégios privados a cobrarem valores indevidos referentes a alimentação, transporte e atividades extracurriculares. O alerta foi dado pela Associação de Defesa do Consumidor (Deco). De acordo com a jurista da Deco, Carolina …

Pedro Proença acredita que "vai ser possível jogar na presente temporada"

O Presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) admitiu, esta terça-feira, a possibilidade de realizar jogos à porta fechada e ainda esta temporada. Em entrevista à rádio TSF, Pedro Proença disse acreditar que ainda "vai …

Centeno deixa aviso à Zona Euro. Futuro da UE depende da resposta que der à pandemia

Mário Centeno escreveu aos ministros das Finanças da Zona Euro para os alertar que o futuro da União Europeia depende da forma como conseguir lidar com a crise económica devida à pandemia de Covid-19. Uma …

Governo quer desempregados e trabalhadores em lay-off a reforçar lares e hospitais

O Governo criou uma medida de Apoio ao Reforço de Emergência de Equipamentos Sociais e de Saúde com o objetivo de apoiar as entidades do setor social e solidário. De acordo com o ECO, o Governo …