Incêndios no verão deixam bombeiros em alerta para o inverno

www.Bombeiros.pt / Facebook

-

A falta de vegetação para segurar terras pode levar a inundações nas zonas onde ocorreram os maiores fogos, caso este inverno seja muito chuvoso, alerta o Centro de Estudos sobre Incêndios Florestais (CEIF).

Xavier Viegas, especialista do CEIF, elogia resposta das autoridades, mas lembra que continua a haver “pouca consciência das pessoas”.

De acordo com o DN, os incêndios destruíram mais de 150 mil hectares em 2016 – e as áreas mais afetadas pelos fogos podem sofrer consequências neste inverno.

Na falta de vegetação para segurar a terra, uma precipitação intensa pode vir a provocar grandes aluimentos e infiltrações nos lençóis de água.

A fase Charlie – a fase mais crítica de incêndios que começou a 1 de julho – terminou este sábado, dia 15 de outubro.

Segundo o relatório provisório do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), os fogos destruíram mais de 150 364 hectares – sendo que a média é de 70 862.

A este valor apenas se aproximou o ano 2013 (149 mil hectares queimados), embora ainda longe de 2003 (400 mil hectares) e 2005 (340 mil).

Em Portugal, foram registados cerca de 15 mil incêndios entre 1 de janeiro e 30 de setembro, sendo que vários fogos ocorreram em agosto, queimando 106 mil hectares de floresta.

Entre as localidade portuguesas, a mais afetada pelos incêndios foi a freguesia de Rossas, no concelho de Arouca, onde o fogo destruiu mais de 26 mil hectares.

“Metade do flagelo já passou, agora vem a segunda parte”, afirmou Rui Silva, presidente da Associação Portuguesa dos Bombeiros Voluntários.

“Vamos ter deslizamentos de terras, erosão dos solos. Vêm aí grandes prejuízos ambientais com efeitos prolongados no tempo”, destacou.

O presidente da Liga dos Bombeiros, Jaime Marta Soares, também prevê um inverno com “situações muito graves”.

BZR, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Jardins e complexo de estufas descobertos num dos bunker de Hitler

Um grupo de especialistas descobriu jardins e um complexo de estufas, que serviu para cultivar legumes e frutas, num dos maiores quartéis generais de Adolf Hitler durante a II Guerra Mundial, o bunker conhecido como …

Ataque a Alcochete. Advogados pedem impugnação do auto de notícia da GNR

Uma discrepância nas datas de elaboração e de assinatura do auto de notícia que relata a invasão à academia do Sporting motivou, esta terça-feira, a apresentação de um requerimento de impugnação subscrito por vários advogados. No …

Japão diz que é seguro libertar água radioativa de Fukushima no Pacífico

O Ministério da Economia, Comércio e Indústria do Japão afirmou esta segunda-feira que é seguro libertar água contaminada de Fukushima no Oceano Pacífico, de acordo com o jornal local Japan Today. A central nuclear, recorde-se, sofreu …

Dez autarcas e quatro clubes entre os 68 acusados na operação Ajuste Secreto

O Ministério Público da Feira deduziu acusação contra 68 arguidos, incluindo dez autarcas e ex-autarcas, quatro clubes desportivos e os seus respetivos presidentes, no âmbito da operação "Ajuste Secreto". Numa nota publicada no seu site oficial, …

Poluição do ar em Sydney entre as 20 piores do mundo devido aos incêndios

A poluição do ar em Sydney, a maior cidade da Austrália com mais de cinco milhões de habitantes, está hoje entre as 20 piores do mundo devido ao fumo dos incêndios no leste do país. "Sydney, …

Audições da RTP sobre "Sexta às 9" aprovadas pelos deputados

Os deputados da comissão parlamentar de Cultura e Comunicação aprovaram "por unanimidade", esta terça-feira, as audições da diretora de informação e do presidente da RTP sobre o programa "Sexta às 9". O grupo parlamentar do PSD …

Conquistas da seleção renderam 140 milhões em menos de 20 anos

As conquistas da seleção portuguesa renderam já mais de 140 milhões de euros à Federação Portuguesa de Futebol (FPF) em menos de 20 anos. Os números são avançados esta terça-feira pelo O Jogo, que dá …

Rosa Grilo acusa PJ de "agarrar em dois idiotas" para acusar de homicídio

A arguida acusou a Polícia Judiciária (PJ), esta terça-feira, de "agarrar em dois idiotas que estavam a jeito", em alusão a si e a António Joaquim, para os incriminar da morte do marido, reiterando que …

Aeroporto de Lisboa encerra de madrugada entre janeiro e junho

O Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, vai fechar para obras de alargamento da pista de janeiro a junho, entre as 23h30 e as 05h30 da manhã. De acordo com a TSF, o Aeroporto Humberto Delgado, em …

Fase de Instrução do processo Hells Angels começa no dia 27

A fase de instrução do processo Hells Angels vai começar no dia 27 deste mês, no Tribunal Central de Instrução Criminal, e já há sessões marcadas até 19 de dezembro. Fonte judicial referiu à agência Lusa …