Estamos em Abril e já se fala sobre incêndios. Governo “tenta esconder documentos”

Fim-de-semana de Páscoa marcado por chamas, no país. Governo anda a “tentar esconder documentos estratégicos”.

Dia 9 de Abril, domingo de Páscoa, ainda nos primeiros dias da Primavera. Mas os incêndios já começaram a aparecer nas notícias em Portugal.

O foco foi o fogo que surgiu na Guarda, desde a manhã de domingo. Seis meios aéreos e mais de uma centena de bombeiros combateram o incêndio, que foi dominado ao início da noite.

Os novos passadiços do rio Mondego, inaugurados há apenas cinco meses, foram encerrados fechados temporariamente devido a um incêndio na freguesia de Mizarela, na Guarda.

O comandante Jorge Mendes disse na CNN Portugal lamentou esta situação e apontou o dedo à população: “Basta haver um picozinho de temperatura para que, por actos de negligências, as pessoas se esqueçam que, apesar de estarmos em Abril, o mato possa arder com muita facilidade”.

Este cenário de alguns incêndios no país está também relacionado com a Páscoa: feriado na sexta-feira anterior, folgas ou férias, idas às aldeias, piqueniques…

Mas também já há incêndios com origem criminosa. No sábado passado, em Vila Real surgiram dois focos de incêndio, ambos com “mão criminosa”.

O comandante de bombeiros também lamentou a postura do Governo, relatando que a esta altura já deveria ter ocorrido uma reunião entre entidades responsáveis e José Luís Carneiro, ministro da Administração Interna.

Essa reunião ainda não aconteceu. “Das duas uma: ou o ministro anda a mentir aos bombeiros, ou alguém anda a mentir ao ministro”.

Além disso, o mesmo ministério enviou à Liga dos Bombeiros de Portugal uma directiva operacional nacional na quinta-feira passada, ao fim do dia. E a resposta é para ser dada até amanhã, terça-feira, revelou o comandante.

Tudo num fim-de-semana de Páscoa, com feriados e tolerâncias de ponto: “E isto é um documento que tem de ser analisado ao pormenor”.

Jorge Mendes falou ainda sobre um plano de intervenção para incêndios florestais na Serra da Estrela – e os bombeiros não conhecem esse documento.

“Não se pode dizer que se conta com os bombeiros e depois tente-se esconder documentos estratégicos”, avisou.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.