Nasceu com 95% de incapacidade após ausência de médica durante parto e espera há 17 anos por uma indemnização

Gonçalo Damasceno, actualmente com 17 anos, nasceu com uma paralisia cerebral depois de complicações durante o parto na antiga maternidade de Mirandela, em Bragança. A Justiça concluiu que houve negligência médica, mas a indemnização estipulada ainda não foi paga.

Foi em 2018 que o Tribunal Administrativo e Fiscal de Mirandela determinou que Gonçalo teria direito a uma indemnização de 309 mil euros, acrescidos de juros de mora, depois de os pais terem dado entrada com o pedido em 2012.

Em causa está um parto ocorrido em Fevereiro de 2003. O jovem acabou por nascer com paralisia cerebral e uma incapacidade de 95%, após várias horas de parto marcadas pela ausência da médica obstetra de serviço.

O Ministério Público arquivou a primeira queixa apresentada pelos pais por falta de provas. Mas a Inspecção-Geral da Saúde veio a punir a médica com 90 dias de suspensão por se ter ausentado da maternidade, a meio do serviço.

Após nova queixa no Tribunal de Mirandela, o juiz de instrução considerou não haver razões para ir a julgamento. Porém, após o recurso para o Tribunal da Relação do Porto, inverteu-se aquela decisão, determinando o julgamento da obstetra pelo crime de recusa de médico. Ela acabou, assim, condenada a três anos de prisão com a pena suspensa, em 2010.

Mas a indemnização atribuída há dois anos a Gonçalo ainda não foi paga, porque ainda não há decisão do recurso apresentado pelas partes condenadas. Além da médica, são também co-responsáveis pelo pagamento a Unidade Local de Saúde do Nordeste (ULSNE), bem como a seguradora da obstetra.

“É um sentimento de revolta e de injustiça. Incompreensível”, lamenta a mãe de Gonçalo, Isabel Bragada, em declarações ao Jornal de Notícias (JN).

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Covid-19. Presidente chinês diz que há “progresso visível”, mas número de mortos ultrapassa os 2.000

O Presidente da China defendeu esta quarta-feira que as medidas aplicadas pelas autoridades chinesas para travar a propagação do novo coronavírus, estão a alcançar um "progresso visível", num "momento crucial" da crise que paralisou o …

Tomás Correia foi pessoalmente ao Banco de Portugal buscar a nova condenação

Esta segunda-feira, Tomás Correia foi pessoalmente ao Banco de Portugal buscar a nova condenação de que foi alvo, por violação das regras de controlo e branqueamento de capitais. A notícia é avançada esta quarta-feira pelo Público, …

Alunos do ensino profissional vão poder entrar no ensino superior sem exames nacionais

Os estudantes que terminem um curso profissional ou artístico terão melhores condições de acesso ao ensino superior já no próximo ano. O ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, anunciou esta quarta-feira que os …

Trump indulta ex-governador que tentou "vender" lugar de Obama no Senado

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, indultou na terça-feira o ex-governador de Illinois Rod Blagojevich, preso por corrupção após ser considerado culpado de tentar "vender" o lugar de Barack Obama no Senado, depois …

"Toca a reunir" no PS para aprovar eutanásia (e 6 médicos admitem que já a praticaram)

O PS está a mobilizar os seus deputados no sentido de garantir que, desta feita, a eutanásia passará no Parlamento. Tudo indica que venha a ser aprovada numa altura em que os médicos estão divididos …

CP está a escapar à multas por falhas nos serviços

A CP - Comboios de Portugal está a escapar às multas por falhas nos serviços, como atrasos e supressões de comboios, porque ainda não entrou em vigor o contrato de serviço público assinado com o …

Alegadas agressões a Taarabt valem processos a Marega e Pepe

A Comissão de Disciplina da FPF abriu processos disciplinares a Moussa Marega e Pepe devido a alegadas agressões sobre Taarabt, no jogo com o Benfica. Os jogadores do FC Porto Moussa Marega e Pepe vão ser …

Costa arrasa proposta "forreta" de orçamento europeu

A proposta de quadro financeiro plurianual para 2021-2027 do presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, vai morrer na praia. António Costa diz que os líderes europeus não devem ceder à pressão dos quatro países “forretas”. "Esta …

Malásia suspeita que desaparecimento do voo MH370 foi ataque suicida

O ex-primeiro ministro australiano Tony Abbott disse que altos responsáveis do governo da Malásia suspeitam há muito tempo que o desaparecimento do avião da Malasian Airlines, há quase seis anos, tenha sido um ataque suicida …

Champions. O viking norueguês, a revolta de Neymar e a lição tática do "Cholismo"

Haaland foi a estrela da noite ao marcar os dois golos da vitória do Dortmund frente ao PSG. O Atlético de Madrid conseguiu ainda quebrar a invencibilidade do Liverpool. A Liga dos Campeões está de volta …