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Foi inaugurado o “aeroporto mais inútil do mundo”

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Trata-se do aeroporto em Santa Helena, uma ilha tão remota e isolada, que foi o local escolhido pelos britânicos para o exílio do imperador francês Napoleão Bonaparte, onde acabou por morrer em 1821.

Este sábado, o “aeroporto mais inútil do mundo”, como lhe chama a imprensa, recebeu o seu primeiro voo comercial e, importante destacar, regular.  Para o aeroporto na ilha britânica de Santa Helena, uma das mais isoladas do planeta, a abertura desta via aérea, que vai melhorar as ligações da ilha e impulsionar o turismo, foi um grande acontecimento, ao qual acorreram muitos jornalistas para testemunhar o momento.

O voo SA8131 da companhia aérea sul-africana Airlink partiu desde Joanesburgo e aterrou na remota ilha, depois de fazer uma escala em Windhoek, na Namíbia. De acordo com o site da transportadora, a partir de agora a companhia vai operar voos semanais, de seis horas de duração, a cada sábado.

Santa Helena está agora ligada a Joanesburgo e à capital sul-africana, Cidade do Cabo, de uma forma mais rápida, já que antes eram precisos vários dias de barcos para lá chegar. Os preços dos bilhetes oscilam entre os 1.068 e 2.107 dólares.

A companhia aérea vai usar para estes voos aviões Embraer E 190-100IGW, que dão apenas para transportar 68 passageiros. A Airlink optou por estas aeronaves mais pequenas e menos populares do que os aviões Boeing 737 para reduzir riscos, já que o aeroporto de Santa Helena é um dos mais perigosos do mundo. Em causa estão os ventos que sopram em direções opostas ou com velocidades diferentes.

O Governo britânico decidiu construir este aeroporto, com um custo aproximado de quase 285 milhões de libras, para dar mais acessibilidade a esta ilha vulcânica de 4.500 habitantes entre o continente africano e a América do Sul e para que mais turistas possam visitar o lugar.

Foi aqui que, após ter sido exilado em 1815 e depois de dez semanas de viagem, o imperador francês Napoleão Bonaparte acabou por morrer, em 1821.

ZAP // RT

27 Comments

  1. Sou entusiasta da aviação e já há muito tempo que tenho seguido a construção do aeroporto de Santa Helena. Ao deparar-me com esta notícia, não me passava pela cabeça que se estivessem a referir a este caso. Santa Helena é uma das comunidades mais isoladas do mundo cuja única maneira de ser alcançada antigamente era uma viagem de barco de uma semana e de vaga frequencia. A ilha é perfeitamente merecedora de um aeroporto, ainda para mais para impulsionar o turismo e para possibilitar o transporte rápido em situações de emergencia, e vem agora voces numa tentativa de fazer manchetes a chamar-lhe “o aeroporto mais inútil do mundo”, ve-se mesmo que não percebem nada do assunto.

  2. Se Napoleão foi exilado na ilha, por alma de quem é que decidiu lá viver???
    Srs jornalistas, revejam os vossos artigos antes de os escrever. E se os retirarem de qualquer publicação estrangeira, aprendam as regras de tradução….
    Bem haja

    • Caro Miguel Máximo,
      “Exilado” não é “preso”. Independentemente de o exílio ser forçado ou voluntário, o local de exílio é habitualmente de escolha do exilado.

      • Caro ZAP,
        ainda que assim possa ser, isso nao foi o caso de Napoleao Bonaporte, porque foram os ingleses que la o puseram.
        Aqui fica a definicao, e espero que ajude. Reitero o que afirmei no meu comentario anterior.
        Bem haja
        e·xi·la·do |z|
        adjectivo e substantivo masculino
        1. Que ou aquele que sofre a pena do exílio.
        2. Expatriado; degredado; desterrado.

        “exilado”, in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, https://www.priberam.pt/dlpo/exilado [consultado em 16-10-2017].

        PS as minhas desculpas pelos “erros ortograficos”, mas escrevo num portatil que nao me pertence e sem teclado em portugues.

      • Caro Miguel Máximo,
        Sendo o local de exílio habitualmente da escolha do exilado, não foi esse efectivamente o caso de Napoleão. Obrigado pelo reparo, está corrigido.

    • foi inaugurado sim senhor, não está é a ser devidamente rentabilizado mas isso é outra história que talvez comece a mudar dentro de pouco tempo. nos últimos dias tem tido ensaios com aviões de grande porte o que não consegues fazer em + de 90% das pistas portuguesas.

  3. Não existe aeroporto “inútil” no ponto de vista de aporte para locais remotos. St Helena é um local perfeito como base de transporte marítimo e com algumas alterações pode se tornar ponto estratégico para companhias aéreas entre África, América do Sul e Central.

    • E?
      Em lado nenhum é referido que o avião do vídeo é um Embraer!..
      Mas, já que comentaste, podias ter dito que o avião do vídeo é um Avro RJ85.

      • Olha, o troll de serviço nem leu a notícia até ao fim. Ao tratar quem não conhece por tu define-se a si mesmo.

      • Olha, outro “sábio”!…
        Eu li tudo, te é claramente tens algum problema de leitura/interpretação!
        Tenta outra vez…
        Pois, tratar alguém por tu é um “crime”; já fazer comentários apalermados como que acabaste de fazer é muito respeitoso!…

  4. Já lá estive (num cruzeiro) e achei a ilha fantástica!
    Tão isolada, que nem sabiam o que era uma máquina ATM!
    Só por curiosidade, a ilha foi, como é lógico, descoberta por um ilustre compatriota “Portuga” (cujo nome não fixei).
    Acredito que deva ser perigoso lá aterrar e se calhar por isso não venha a ter muita procura, daí lhe chamarem inútil.

    Por falar em inutilidade, talvez semelhante, foi o aeroporto de Macau – este às nossas custas – que quase não tem uso!

  5. Quem chama a este o mais inútil não conhece ainda o Aeroporto Internacional de Beja que tão boas comissões e vendas de terrenos deve ter dado…

  6. quando vi a notícia (se assim se pode chamar) julguei que falassem de um aeroporto num país da UE, que está abandonado lá para o Alentejo. Melhor dito; não deve estar abandonado, deve para lá ou em Lisboa, haver alguma administração, alguns postos de trabalho, muitos custos mas passageiros, serviço niqles.

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