Foi inaugurado o “aeroporto mais inútil do mundo”

Trata-se do aeroporto em Santa Helena, uma ilha tão remota e isolada, que foi o local escolhido pelos britânicos para o exílio do imperador francês Napoleão Bonaparte, onde acabou por morrer em 1821.

Este sábado, o “aeroporto mais inútil do mundo”, como lhe chama a imprensa, recebeu o seu primeiro voo comercial e, importante destacar, regular.  Para o aeroporto na ilha britânica de Santa Helena, uma das mais isoladas do planeta, a abertura desta via aérea, que vai melhorar as ligações da ilha e impulsionar o turismo, foi um grande acontecimento, ao qual acorreram muitos jornalistas para testemunhar o momento.

O voo SA8131 da companhia aérea sul-africana Airlink partiu desde Joanesburgo e aterrou na remota ilha, depois de fazer uma escala em Windhoek, na Namíbia. De acordo com o site da transportadora, a partir de agora a companhia vai operar voos semanais, de seis horas de duração, a cada sábado.

Santa Helena está agora ligada a Joanesburgo e à capital sul-africana, Cidade do Cabo, de uma forma mais rápida, já que antes eram precisos vários dias de barcos para lá chegar. Os preços dos bilhetes oscilam entre os 1.068 e 2.107 dólares.

A companhia aérea vai usar para estes voos aviões Embraer E 190-100IGW, que dão apenas para transportar 68 passageiros. A Airlink optou por estas aeronaves mais pequenas e menos populares do que os aviões Boeing 737 para reduzir riscos, já que o aeroporto de Santa Helena é um dos mais perigosos do mundo. Em causa estão os ventos que sopram em direções opostas ou com velocidades diferentes.

O Governo britânico decidiu construir este aeroporto, com um custo aproximado de quase 285 milhões de libras, para dar mais acessibilidade a esta ilha vulcânica de 4.500 habitantes entre o continente africano e a América do Sul e para que mais turistas possam visitar o lugar.

Foi aqui que, após ter sido exilado em 1815 e depois de dez semanas de viagem, o imperador francês Napoleão Bonaparte acabou por morrer, em 1821.

ZAP // RT

PARTILHAR

27 COMENTÁRIOS

  1. Sou entusiasta da aviação e já há muito tempo que tenho seguido a construção do aeroporto de Santa Helena. Ao deparar-me com esta notícia, não me passava pela cabeça que se estivessem a referir a este caso. Santa Helena é uma das comunidades mais isoladas do mundo cuja única maneira de ser alcançada antigamente era uma viagem de barco de uma semana e de vaga frequencia. A ilha é perfeitamente merecedora de um aeroporto, ainda para mais para impulsionar o turismo e para possibilitar o transporte rápido em situações de emergencia, e vem agora voces numa tentativa de fazer manchetes a chamar-lhe “o aeroporto mais inútil do mundo”, ve-se mesmo que não percebem nada do assunto.

  2. Se Napoleão foi exilado na ilha, por alma de quem é que decidiu lá viver???
    Srs jornalistas, revejam os vossos artigos antes de os escrever. E se os retirarem de qualquer publicação estrangeira, aprendam as regras de tradução….
    Bem haja

    • Caro Miguel Máximo,
      “Exilado” não é “preso”. Independentemente de o exílio ser forçado ou voluntário, o local de exílio é habitualmente de escolha do exilado.

      • Caro ZAP,
        ainda que assim possa ser, isso nao foi o caso de Napoleao Bonaporte, porque foram os ingleses que la o puseram.
        Aqui fica a definicao, e espero que ajude. Reitero o que afirmei no meu comentario anterior.
        Bem haja
        e·xi·la·do |z|
        adjectivo e substantivo masculino
        1. Que ou aquele que sofre a pena do exílio.
        2. Expatriado; degredado; desterrado.

        “exilado”, in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, https://www.priberam.pt/dlpo/exilado [consultado em 16-10-2017].

        PS as minhas desculpas pelos “erros ortograficos”, mas escrevo num portatil que nao me pertence e sem teclado em portugues.

        • Caro Miguel Máximo,
          Sendo o local de exílio habitualmente da escolha do exilado, não foi esse efectivamente o caso de Napoleão. Obrigado pelo reparo, está corrigido.

    • foi inaugurado sim senhor, não está é a ser devidamente rentabilizado mas isso é outra história que talvez comece a mudar dentro de pouco tempo. nos últimos dias tem tido ensaios com aviões de grande porte o que não consegues fazer em + de 90% das pistas portuguesas.

  3. Não existe aeroporto “inútil” no ponto de vista de aporte para locais remotos. St Helena é um local perfeito como base de transporte marítimo e com algumas alterações pode se tornar ponto estratégico para companhias aéreas entre África, América do Sul e Central.

    • E?
      Em lado nenhum é referido que o avião do vídeo é um Embraer!..
      Mas, já que comentaste, podias ter dito que o avião do vídeo é um Avro RJ85.

        • Olha, outro “sábio”!…
          Eu li tudo, te é claramente tens algum problema de leitura/interpretação!
          Tenta outra vez…
          Pois, tratar alguém por tu é um “crime”; já fazer comentários apalermados como que acabaste de fazer é muito respeitoso!…

  4. Já lá estive (num cruzeiro) e achei a ilha fantástica!
    Tão isolada, que nem sabiam o que era uma máquina ATM!
    Só por curiosidade, a ilha foi, como é lógico, descoberta por um ilustre compatriota “Portuga” (cujo nome não fixei).
    Acredito que deva ser perigoso lá aterrar e se calhar por isso não venha a ter muita procura, daí lhe chamarem inútil.

    Por falar em inutilidade, talvez semelhante, foi o aeroporto de Macau – este às nossas custas – que quase não tem uso!

  5. Quem chama a este o mais inútil não conhece ainda o Aeroporto Internacional de Beja que tão boas comissões e vendas de terrenos deve ter dado…

  6. quando vi a notícia (se assim se pode chamar) julguei que falassem de um aeroporto num país da UE, que está abandonado lá para o Alentejo. Melhor dito; não deve estar abandonado, deve para lá ou em Lisboa, haver alguma administração, alguns postos de trabalho, muitos custos mas passageiros, serviço niqles.

RESPONDER

Pizza para Itália e salmão para a Noruega. Emissora pede desculpa por imagens usadas nos Jogos Olímpicos

O canal de televisão sul-coreano MBC pediu desculpa publicamente após usar imagens para representar países durante a cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos de Tóquio. Fotos de pizza para a comitiva italiana, de salmão para a …

"Quanto mais cedo, melhor". A dona da Marlboro apoia a proibição dos cigarros até 2030

O CEO da Philip Morris Internacional, dona da Marlboro, apoia a proibição da venda de cigarros, mas os activistas anti-tabaco já acusaram a empresa de hipocrisia por tentar comprar uma farmacêutica enquanto lucra com o …

Bezos e Branson não são astronautas, clarifica Administração da Aviação norte-americana

Dúvida instalou-se depois dos voos que levaram os dois bilionários ao espaço. Novas diretrizes da Administração Federal de Aviação vêm esclarecer.  Após os voos que os tornaram nos primeiros turistas espaciais, Jeff Bezos e Richard Branson …

Soldados afegãos buscam refúgio no Paquistão após perderem postos na fronteira

Quase meia centena de soldados afegãos buscaram asilo no Paquistão após perderem para os Talibãs o controle das posições militares na fronteira, informou o exército paquistanês esta segunda-feira. Centenas de soldados do exército afegão e oficiais …

Portugal ultrapassa Estados Unidos em população com vacinação completa

EUA vivem atualmente um planalto no seu processo de vacinação, com pouco mais de meio milhão de cidadãos a serem vacinados diariamente. Desaceleração no ritmo de inoculações é atribuída a motivações pessoais da população e …

Mulher que vestia camisola com capa do Charlie Hebdo ferida em Londres

Uma mulher que vestia uma camisola estampada com uma capa da revista satírica francesa Charlie Hebdo foi ferida levemente com arma branca no domingo em Hyde Park, em Londres, informou a polícia, que pediu colaboração …

Novo Banco. Comissão de inquérito aprova que resolução do BES foi "fraude política"

A comissão de inquérito ao Novo Banco aprovou uma proposta do PCP de alteração ao relatório referindo que a resolução do BES e a sua capitalização inicial, de 4.900 milhões de euros, foi "uma fraude …

BCP prevê saída de mais de 800 trabalhadores e admite despedimento coletivo

O presidente do BCP disse esta segunda-feira que deverão sair do banco mais de 800 trabalhadores, abaixo da meta inicial de 1.000, mas que depende dos funcionários que aceitarem rescindir e mantém a possibilidade de …

Jogos Olímpicos. Ouro e prata para atletas de...13 anos

Pódio muito jovem na estreia do skate feminino. A espreitar o pódio ficou uma norte-americana com quase o triplo da idade. O skate está a "viver" os seus primeiros dias na história dos Jogos Olímpicos. Inserido …

SEF e PSP reforçam fiscalização às regras aplicáveis nas viagens de avião

O SEF e a PSP reforçaram a fiscalização nos aeroportos às regras do tráfego aéreo devido às variantes de covid-19 e ao aumento do número de voos previsto para as próximas semanas, segundo um despacho …