Foi inaugurado o “aeroporto mais inútil do mundo”

Trata-se do aeroporto em Santa Helena, uma ilha tão remota e isolada, que foi o local escolhido pelos britânicos para o exílio do imperador francês Napoleão Bonaparte, onde acabou por morrer em 1821.

Este sábado, o “aeroporto mais inútil do mundo”, como lhe chama a imprensa, recebeu o seu primeiro voo comercial e, importante destacar, regular.  Para o aeroporto na ilha britânica de Santa Helena, uma das mais isoladas do planeta, a abertura desta via aérea, que vai melhorar as ligações da ilha e impulsionar o turismo, foi um grande acontecimento, ao qual acorreram muitos jornalistas para testemunhar o momento.

O voo SA8131 da companhia aérea sul-africana Airlink partiu desde Joanesburgo e aterrou na remota ilha, depois de fazer uma escala em Windhoek, na Namíbia. De acordo com o site da transportadora, a partir de agora a companhia vai operar voos semanais, de seis horas de duração, a cada sábado.

Santa Helena está agora ligada a Joanesburgo e à capital sul-africana, Cidade do Cabo, de uma forma mais rápida, já que antes eram precisos vários dias de barcos para lá chegar. Os preços dos bilhetes oscilam entre os 1.068 e 2.107 dólares.

A companhia aérea vai usar para estes voos aviões Embraer E 190-100IGW, que dão apenas para transportar 68 passageiros. A Airlink optou por estas aeronaves mais pequenas e menos populares do que os aviões Boeing 737 para reduzir riscos, já que o aeroporto de Santa Helena é um dos mais perigosos do mundo. Em causa estão os ventos que sopram em direções opostas ou com velocidades diferentes.

O Governo britânico decidiu construir este aeroporto, com um custo aproximado de quase 285 milhões de libras, para dar mais acessibilidade a esta ilha vulcânica de 4.500 habitantes entre o continente africano e a América do Sul e para que mais turistas possam visitar o lugar.

Foi aqui que, após ter sido exilado em 1815 e depois de dez semanas de viagem, o imperador francês Napoleão Bonaparte acabou por morrer, em 1821.

ZAP // RT

PARTILHAR

27 COMENTÁRIOS

  1. Sou entusiasta da aviação e já há muito tempo que tenho seguido a construção do aeroporto de Santa Helena. Ao deparar-me com esta notícia, não me passava pela cabeça que se estivessem a referir a este caso. Santa Helena é uma das comunidades mais isoladas do mundo cuja única maneira de ser alcançada antigamente era uma viagem de barco de uma semana e de vaga frequencia. A ilha é perfeitamente merecedora de um aeroporto, ainda para mais para impulsionar o turismo e para possibilitar o transporte rápido em situações de emergencia, e vem agora voces numa tentativa de fazer manchetes a chamar-lhe “o aeroporto mais inútil do mundo”, ve-se mesmo que não percebem nada do assunto.

  2. Se Napoleão foi exilado na ilha, por alma de quem é que decidiu lá viver???
    Srs jornalistas, revejam os vossos artigos antes de os escrever. E se os retirarem de qualquer publicação estrangeira, aprendam as regras de tradução….
    Bem haja

    • Caro Miguel Máximo,
      “Exilado” não é “preso”. Independentemente de o exílio ser forçado ou voluntário, o local de exílio é habitualmente de escolha do exilado.

      • Caro ZAP,
        ainda que assim possa ser, isso nao foi o caso de Napoleao Bonaporte, porque foram os ingleses que la o puseram.
        Aqui fica a definicao, e espero que ajude. Reitero o que afirmei no meu comentario anterior.
        Bem haja
        e·xi·la·do |z|
        adjectivo e substantivo masculino
        1. Que ou aquele que sofre a pena do exílio.
        2. Expatriado; degredado; desterrado.

        “exilado”, in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, https://www.priberam.pt/dlpo/exilado [consultado em 16-10-2017].

        PS as minhas desculpas pelos “erros ortograficos”, mas escrevo num portatil que nao me pertence e sem teclado em portugues.

        • Caro Miguel Máximo,
          Sendo o local de exílio habitualmente da escolha do exilado, não foi esse efectivamente o caso de Napoleão. Obrigado pelo reparo, está corrigido.

    • foi inaugurado sim senhor, não está é a ser devidamente rentabilizado mas isso é outra história que talvez comece a mudar dentro de pouco tempo. nos últimos dias tem tido ensaios com aviões de grande porte o que não consegues fazer em + de 90% das pistas portuguesas.

  3. Não existe aeroporto “inútil” no ponto de vista de aporte para locais remotos. St Helena é um local perfeito como base de transporte marítimo e com algumas alterações pode se tornar ponto estratégico para companhias aéreas entre África, América do Sul e Central.

    • E?
      Em lado nenhum é referido que o avião do vídeo é um Embraer!..
      Mas, já que comentaste, podias ter dito que o avião do vídeo é um Avro RJ85.

        • Olha, outro “sábio”!…
          Eu li tudo, te é claramente tens algum problema de leitura/interpretação!
          Tenta outra vez…
          Pois, tratar alguém por tu é um “crime”; já fazer comentários apalermados como que acabaste de fazer é muito respeitoso!…

  4. Já lá estive (num cruzeiro) e achei a ilha fantástica!
    Tão isolada, que nem sabiam o que era uma máquina ATM!
    Só por curiosidade, a ilha foi, como é lógico, descoberta por um ilustre compatriota “Portuga” (cujo nome não fixei).
    Acredito que deva ser perigoso lá aterrar e se calhar por isso não venha a ter muita procura, daí lhe chamarem inútil.

    Por falar em inutilidade, talvez semelhante, foi o aeroporto de Macau – este às nossas custas – que quase não tem uso!

  5. Quem chama a este o mais inútil não conhece ainda o Aeroporto Internacional de Beja que tão boas comissões e vendas de terrenos deve ter dado…

  6. quando vi a notícia (se assim se pode chamar) julguei que falassem de um aeroporto num país da UE, que está abandonado lá para o Alentejo. Melhor dito; não deve estar abandonado, deve para lá ou em Lisboa, haver alguma administração, alguns postos de trabalho, muitos custos mas passageiros, serviço niqles.

RESPONDER

Morreu Sindika Dokolo, marido de Isabel dos Santos

O empresário Sindika Dokolo faleceu, nesta quinta-feira, no Dubai, aos 48 anos de idade, durante a prática de mergulho. A morte do empresário de origem congolesa já foi confirmada à Lusa por uma fonte ligada à …

Lagostins autoclonados invadiram (e conquistaram) um cemitério na Bélgica

Um cemitério na Bélgica foi completamente invadido por lagostins marmoreado. De acordo com o Instituto Flamengo para Pesquisa da Natureza e da Floresta (INBO), a espécie representa uma grande ameaça para a biodiversidade local. Segundo o …

Benfica 3-0 Standard Liège | “Águia” voa de forma imperial

A noite foi de festa no Estádio da Luz para os cerca de 4875 espectadores – 7,5% por cento da lotação – que se deslocaram ao reduto dos “encarnados” esta quinta-feira. O Benfica venceu por 3-0 …

Urnas abertas no Minecraft. Servem para ensinar os jovens a votar nas eleições

A organização não partidária e sem fins lucrativos Rock the Vote e a empresa criativa Sid Lee uniram-se para criar um servidor de "casa de votação" no popular jogo Minecraft antes das eleições presidenciais de …

Zorya Luhansk 0-2 Braga | “Nota artística” em triunfo minhoto

Dois jogos, duas vitórias para o Sporting de Braga no Grupo G da Liga Europa. Uma entrada de rompante em jogo, com dois golos espectaculares nos primeiros 11 minutos, permitiram aos “arsenalistas” controlar e lidar …

Amostra de ADN desvenda homicídio cometido há quatro décadas

Uma amostra de ADN, colhida de um norte-americano da Carolina do Sul após este ser detido por apontar uma arma, permitiu às autoridades desvendar um caso antigo, identificando-o como principal suspeito do homicídio de uma …

Investigadores portugueses criam simuladores para treinar médicos à distância

Investigadores da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) desenvolveram, durante o confinamento, um método para os estudantes treinarem para cenários de emergência sem saírem de casa. Em declarações à Lusa, Carla Sá Couto, do …

Restam apenas dois rinocerontes brancos do norte (mas há uma esperança para salvar a espécie)

Com a morte do último macho em 2018, o rinoceronte branco do norte chegou ao ponto em que não pode ser salvo naturalmente. Com apenas duas fêmeas restantes, a subespécie é agora tida como oficialmente …

Há uma região na América do Norte sem qualquer caso de covid-19. Tem a dimensão do México

Nunavut, uma região localizada no norte do Canadá, continua sem registar nenhum caso de covid-19. A receita para o sucesso tem vários ingredientes, mas as caraterísticas especiais da região e as medidas rígidas tomadas logo …

Site da campanha de Trump foi alvo de ataque. Hackers "fartaram-se das fake news"

O website oficial da campanha presidencial de Donald Trump foi alvo de um ataque informático que o deixou temporariamente desfigurado na noite desta quarta-feira. Os hackers responsáveis substituíram o habitual conteúdo por uma mensagem normalmente utilizada …