Ponte está na Turquia e liga dois continentes: Europa e Ásia. Vão entre pilares prolonga-se por mais de dois quilómetros.
A Turquia inaugurou nesta sexta-feira uma ponte suspensa que une dois continentes: Europa e Ásia. É a maior do género, no planeta.
São mais de quatro quilómetros de extensão, sendo que o vão entre pilares prolonga-se por pouco mais de dois quilómetros – é maior do que a ponte Akashi Kaikyo, no Japão, que era a maior ponte suspensa do mundo.
A ponte situa-se no estreito de Dardanelos, uma fronteira natural entre a Europa e a Ásia – parte do território da Turquia situa-se no continente europeu e a outra parte no continente asiático.
É a quarta ponte que une os dois continentes. Neste caso, liga Gallipoli (Europa) a Lapseki (Ásia). Situa-se relativamente perto das fronteiras com Grécia e Bulgária.
Custou pouco mais de 3 mil milhões de euros e foi concluída um ano e meio antes do previsto.
Chama-se Ponte Çanakkale 1915 e foi inaugurada no dia 18 de Março: uma homenagem à vitória do então Império Otomano sobre os aliados na batalha naval de Çanakkale, no dia 18 de março de 1915, durante a I Guerra Mundial. Também a altura da estrutura (318 metros) recorda essa data: 18/3.
E o vão de 2.023 metros antecipa o ano 2023, quando a República da Turquia completar 100 anos de existência, após a dissolução do Império Otomano.