Iñaki Urdangarín pode sair da prisão dois dias por semana

Cati Cladera / EPA

A infanta Cristina e o marido Inaki UrdangarinInaki Urdangarin

Detido na cadeia de Brieva, Ávila, há 15 meses, Iñaki Urdangarín, cunhado do rei de Espanha, soube esta terça-feira que poderá sair da prisão duas vezes por semana para fazer voluntariado numa instituição que ajuda a pessoas com deficiência.

A primeira saída acontece já esta quinta-feira, avançou o jornal espanhol El País. A decisão do Tribunal de Vigiláncia Penitenciária de Castela e Leão aprovou uma petição do próprio Iñaki Urdangarín, apesar das objeções da Fiscalía – o equivalente espanhol à nossa Procuradoria-Geral da República – e da Secretaría General de Instituciones Penitenciarias, segundo o jornal espanhol El Mundo.

Iñaki Urdangarín, que foi condenado a uma pena de cinco anos e 10 meses, viu ser recusado o primeiro pedido à direção das prisões, em agosto. Recorreu e o caso foi agora decidido a seu favor.

Evitar a “dessocialização” que comporta a “situação de isolamento” em que se encontra foi o motivo exposto pelo recluso, de 51 anos, para solicitar a saída para voluntariado duas vezes por semana.

No despacho, o juiz faz uma apreciação positiva do comportamento de Iñaki Urdangarín em Brieva – “adaptação ao centro, realização de cursos com notável aproveitamento e pagamento das suas responsabilidades civis impostas pela pena”. Pelo lado negativo, relembra que apesar de não ter antecedentes criminais, o genro do rei Felipe VI cometeu crimes que “exigem uma ampla e cuidadosa planificação” tendo em conta “um prognóstico de reincidência médio-alto”.

A Hogar Don Orione, uma instituição de cariz religioso onde o ex-jogador de andebol deverá realizar as suas tarefas de voluntariado, fica em Madrid, a mais de 100 quilómetros de Ávila. Dedica-se a ajudar pessoas com deficiência em processos de mobilidade nas suas idas à piscina, passeios e fisioterapia. Em 2018, a rainha emérita, Sofía, recebeu membros e utentes do centro por ocasião dos 50 anos da instituição.

Segundo o El Pais, Iñaki Urdangarín entrou na cadeia com uma bíblia na mala e tem sido à religião que se tem socorrido nos últimos 15 meses, requisitando assistência religiosa. Não podendo assistir às missas, recebe a visita de um sacerdote todas as semanas.

Iñaki Urdangarín, casado com a infanta Cristina de Espanha, cumpre pena numa cadeia de mulheres que tinha uma ala fora de uso destinada a homens, por razões de segurança, atendendo às suas “particulares circunstâncias familiares”, de acordo com o juiz.

É o único recluso que ali se encontra, o que pesou na decisão do juiz para autorizar estas saídas para voluntariado. “Pode ter pedido para ingressar no Centro Penitenciário de Ávila que, como é sabido, é um centro de mulheres, mas quem decidiu que ali continue foi a Administração, que é quem fixa o centro de cumpriment]”, sustenta o magistrado.

“A imposição (…) de uma forma de vida de absoluto isolamento, que impede a realização de qualquer atividade em comum, responde às suas particulares circunstâncias familiares que (…) obrigam a que, de forma permanente, em todo o momento da sua vida, a sua segurança seja objeto de supervisão pela Força Pública”, diz o juiz, acrescentando: “Mas, paralelamente, há que articular mecanismos corretores da situação”. Um desses mecanismos é a saída por dois dias.

A pena cumprida de forma tão isolada aconteceu em outros casos: o ex-responsável da Guardia Civil a quem foi negado a petição, o ex-governador civil de Guipúzcoa que passou a um regime aberto rapidamente pois cumpria uma pena leve e o ex-secretário de Estado de Segurança Interna a quem foi permitido ir a casa vários dias por semana.

Condenado por prevaricação, fraude fiscal e tráfico de influências, iñaki Urdangarín entrou na prisão a 19 de junho de 2018 – e deverá sair a 9 de abril de 2024. Em dezembro, uma vez cumprido um quarto da pena a que foi condenado, poderá pedir saídas precárias (para um máximo de 36 dias por ano), como está previsto na lei espanhola.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

A galáxia pode estar repleta de "micro-máquinas" alienígenas

A galáxia pode estar repleta de "micro-máquinas" de origem alienígena. Quem o diz é o astrofísico Zaza Osmanov, que parte do conceito de sonda replicante do matemático John von Neuman e o ajusta à nano-escala. …

Desenterradas duas múmias no cemitério egípcio onde o rei Tut foi sepultado

Uma equipa de arqueólogos desenterrou duas múmias no Vale dos Reis, o cemitério antigo onde está sepultado o rei Tutankhamon e outras realezas egípcias, anunciou o Ministério das Antiguidades do Egito. Em conferência de imprensa …

"Avião do Juízo Final" foi construído para sobreviver a um ataque nuclear (mas foi derrotado por um pássaro)

Uma aeronave do "dia do juízo final" da Marinha dos EUA, destinada a sobreviver a um ataque nuclear, foi recentemente derrotada por um pássaro. Um pássaro derrubou um dos quatro motores do avião e a Marinha …

Cova da Piedade 0-4 Benfica | Em frente na Taça com goleada

, O Benfica goleou hoje o Cova da Piedade por 4-0, garantindo o apuramento para a quarta eliminatória da Taça de Portugal, com dois tentos de Pizzi e outros tantos de Carlos Vinícius. O internacional português abriu …

Vírus informático faz caixas de multibanco "cuspirem" notas (e está a espalhar-se pelo mundo)

Um vírus informático está a ser utilizado para entrar em caixas de multibanco e fazê-las ejetar todo o seu dinheiro. Os primeiros casos surgiram na Alemanha, mas têm-se alastrado um pouco por todo o mundo. Na …

Piloto Bernardo Sousa suspenso dois anos por controlo antidoping positivo a cocaína

O ex-campeão nacional de ralis Bernardo Sousa foi suspenso por dois anos devido a um controlo antidoping positivo a cocaína, anunciou na quinta-feira a Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK). De acordo com o comunicado …

Porsche lança Taycan "low cost" para competir com a Tesla

https://vimeo.com/367293637 A Porsche lançou uma versão económica do Taycan de forma a competir com o Model S da Tesla. O veículo elétrico está disponível a partir de janeiro e custará cerca de 105 mil euros. A batalha …

Quartel da Graça vai ser um hotel de luxo

A concessão do Quartel da Graça, em Lisboa, vai ser entregue ao grupo Sana, no âmbito do programa Revive, estando previsto um investimento de 30 milhões de euros, para a instalação de um hotel, foi …

Infarmed retira do mercado protetor solar infantil

O Infarmed disse esta sexta-feira que está acompanhar as precauções da agência espanhola do medicamento em relação aos produtos de proteção solar ISDIN, indicando que em novos testes detetou variabilidade e inconsistência no fator de …

Com 13 anos, herdeira da Coroa de Espanha discursa pela primeira vez

O rei Filipe VI transmitiu esta sexta-feira à princesa Leonor o compromisso "pessoal e institucional" que possui como herdeira da Coroa na entrega dos Prémios Princesa de Astúrias 2019, cerimónia acompanhada no exterior por uma …