/

Imunidade de grupo pode ser atingida em Portugal no início do verão

1

Rodrigo Antunes / Lusa

O secretário de Estado da Saúde, Diogo Serras Lopes

O secretário de Estado da Saúde, Diogo Serras Lopes, sugere que a meta da imunidade de grupo (70%) pode ser atingida, em Portugal, durante o início do verão.

“Há algumas indicações, caso as vacinas continuem a chegar a um bom ritmo, de que essa meta possa ser atingida mais no início do verão do que no final”, disse o governante esta segunda-feira, no novo centro de vacinação em Portimão, citado pelo Expresso.

“A percentagem de população portuguesa vacinada não deve andar longe dos 25%”, disse Serras Lopes. Portugal chegou aos 3 milhões de doses administradas, das quais mais de 2,1 milhões correspondem às primeiras doses.

Os resultados preliminares da segunda fase do inquérito serológico desenvolvido pelo Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge mostram que a percentagem da população residente em Portugal, entre os 1 e os 80 anos, com “prevalência de anticorpos específicos contra SARS-CoV-2 foi de 15,5%, sendo 13,5% conferida por infeção”.

Diogo Serras Lopes considera que a taxa de imunização de 13,5% é “um número bastante relevante”.

O secretário de Estado disse ainda que a vacina da Johnson & Johnson “ainda está à espera que a norma da Direção-Geral da Saúde (DGS) seja publicada”. A partir desse momento, “será imediatamente administrada”. Esta vacina poderá vir a ter algum tipo de restrição relativamente à idade, tal como a AstraZeneca, revela Serras Lopes.

A vacina da Johnson & Johnson “reduz para metade o número de vacinações que temos de dar”, uma vez que é de dose única.

Daniel Costa, ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.