Cientistas implantam (e apagam) memórias falsas nas mentes de voluntários

Uma equipa de cientistas alemães mostrou como memórias falsas podem ser facilmente implantadas e apagadas da mente de pessoas. As descobertas têm sérias implicações no sistema judicial.

As memórias não são confiáveis, até porque o cérebro pode lembrar-se de detalhes que nunca aconteceram. Uma equipa de cientistas decidiu analisar esse mistério da neurociência: as falsas memórias e como podem ser revertidas.

“Acho interessante, mas também assustador, que baseemos toda a nossa identidade e o que pensamos sobre o nosso passado em algo que é tão maleável e falível“, disse a psicóloga Aileen Oeberst, da Universidade de Hagen, numa entrevista ao Inverse.

Neste novo estudo, a equipa alemã implantou, com sucesso, memórias falsas num grupo de 52 voluntários, com uma média de idades de 23 anos, antes de as reverter.

Os pais dos participantes identificaram eventos na vida dos filhos que tinham acontecido e outros inventados, e os investigadores questionaram os voluntários acerca desses eventos e pediram que relembrassem os detalhes.

Depois de terem repetido o processo, na terceira sessão, a maioria dos participantes acreditava que os eventos falsos tinham mesmo acontecido. Segundo o Interesting Engineering, mais de 50% dos voluntários desenvolveram memórias falsas sobre esses eventos.

Apesar de outros estudos terem investigado formas de implantar falsas memórias no cérebro, Oeberst e a sua equipa são os primeiros a tentar revertê-las.

Os cientistas pediram aos voluntários que apenas identificassem a fonte da memória e explicaram, sem nunca revelar o que havia acontecido, que ser pressionado a lembrar detalhes de uma memória pode induzir memórias falsas.

Cerca de um ano depois, 74% dos voluntários tinham “perdido” as memórias falsas.

A equipa defende que estes métodos podem ajudar a prevenir o problema das falsas acusações e depoimentos de testemunhas em tribunais. O artigo científico com as descobertas foi recentemente publicado na Proceedings of the National Academy of Sciences.

Liliana Malainho Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"Neuro-direitos". O Chile quer proteger os seus cidadãos do controlo da mente

O Chile quer tornar-se o primeiro país a proteger as pessoas do controlo da mente, à medida que a capacidade de mexer com cérebros se aproxima cada vez mais da realidade. O senador Guido Girardi está …

Emprego, formação e pobreza. Cimeira Social marca "o mais ambicioso compromisso" da UE

A Cimeira Social arrancou, nesta sexta-feira, no Porto, com a presença de 24 dos 27 chefes de Estado e de Governo da UE, num evento que pretende definir a agenda social da Europa para a …

"Uma cena da Idade Média". Refugiado encontrado morto e cercado de ratos em acampamento grego

O jovem, proveniente da Somália, foi encontrado morto dentro de uma tenda no início desta semana. No momento em que as autoridades chegaram ao local, cerca de 12 horas após a morte do rapaz, o …

Coreia do Norte alega que a covid-19 poderia flutuar em balões vindos do Sul

A Coreia do Norte pediu aos seus cidadãos que não leiam panfletos de propaganda enviados através de balões do Sul, alegando que a covid-19 poderia entrar no país através das gotículas. De acordo com a agência …

Autoagendamento a partir dos 60 anos deve arrancar no final da próxima semana

O autoagendamento para a vacinação contra a covid-19 deverá passar a contemplar as pessoas a partir dos 60 anos, em vez dos atuais 65, já no final da próxima semana, adiantou hoje à Lusa fonte …

Comandos. MP pede condenação de cinco arguidos a penas entre dois e 10 anos de prisão

O Ministério Público (MP) pediu hoje a condenação de cinco dos 19 arguidos no processo relativo à morte de dois recrutas dos Comandos, em 2016, a penas de prisão entre dois e 10 anos. Nas alegações …

Juventus quer Zidane para o lugar de Pirlo

O insucesso desportivo da Juventus esta temporada deve fazer com que Pirlo saia do clube. Zidane, que também estará de saída do Real Madrid, é o favorito da vecchia signora. Zinédine Zidane estará a pensar seriamente …

“Incompetência e arrogância”. Cabrita está (novamente) debaixo de fogo, partidos pedem a sua demissão

Eduardo Cabrita, ministro da Administração Interna, está mais uma vez no centro da polémica. Depois de ter avançado com uma requisição civil para que mais de 20 imigrantes fossem transportados para o Zmar, durante a …

Fernando José é o candidato do PS a Setúbal. Ana Catarina Mendes concorre à Assembleia Municipal

O deputado e vereador socialista Fernando José é o cabeça de lista do PS às próximas eleições autárquicas para a Câmara de Setúbal e Ana Catarina Mendes à Assembleia Municipal, revelou fonte oficial do Partido …

Portugal na zona de queda dos restos do foguetão chinês

O foguete de Longa Marcha chinês que foi lançado a 29 de abril, e agora está a preocupar o mundo. As previsões é que a reentrada na atmosfera se dê até ao próximo dia 9 …