Impasse na Câmara dos Representantes. Líder dos republicanos falha eleição na terceira ronda de votações

Flickr

Kevin McCarthy, líder do partido republicano do Congresso

Congressistas retomam as votações esta tarde, na tentativa de colocar fim ao impasse na câmara baixa do Congresso norte-americano.

O que deveria ter sido um bom dia para os congressistas do partido Republicano, que recuperam o poder da Câmara dos Representantes, após quatro anos, transformou-se numa mostra clara das divisões que se vivem no seio do mesmo. Kevin McCarthy, candidato republicano a speaker, falhou a eleição em três rondas de votações. O resultado é fruto de uma revolta de congressistas ultraconservadores, próximos do antigo presidente Donald Trump.

Na primeira ronda de votações, McCarthy recebeu apenas 203 votos, menos 15 dos 218 necessários para garantir a sua eleição. O objetivo dos congressistas que não confiaram o seu voto ao até agora líder da minoria republicana é aumentar a sua influência neste órgão legislativo, seja através de um candidato republicano que aceite transferir grande parte das decisões dos líderes partidários para congressistas, seja através de alguém que esteja disposto a um maior confronto com o Partido Democrata.

A revolta já fez com que Hakeem Jeffries, candidato do Partido Democrata, tenha recebido mais votos, apesar de a sua eleição ser impossível, já que os republicanos estão em maioria na Câmara.

Na segunda tentativa de eleger o speaker, Jim Jordan mereceu a confiança de 19 republicanos que não apoiavam McCarthy, enquanto na terceira ronda o número de republicanos que votou em Jornan subiu para 20. Perante este impasse, a eleição foi suspensa, por volta das 22h15 desta terça-feira, sendo retomada hoje às 17h.

Trata-se da primeira vez, em 100 anos, que um partido com maioria na Câmara dos Representantes não consegue eleger o seu candidato a speaker na primeira ronda de votações. Tal como lembra o Público, o recorde estabelecido neste tipo de eleições foi em 1856, quando foram necessárias 133 rondas — apesar de o Congresso ainda não ter a dinâmica bipartidária que assume atualmente.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.