Impactos antigos de asteróides criaram os ingredientes da vida na Terra e em Marte

(dr) NASA / AMES / JPL–CALTECH

Um novo estudo mostra que os locais de impacto de asteróides no oceano podem possuir um elo crucial para explicar a formação de moléculas essenciais para a vida na Terra.

De acordo com a agência Europa Press, cientistas japoneses da Universidade de Tohoku, do Instituto Nacional da Ciência de Materiais (NIMS), do Centro de Investigação Avançada de Ciência e Tecnologia de Alta Pressão (HPSTAR) e da Universidade de Osaka simularam as reações envolvidas quando um meteorito colide com o oceano.

Para isso, a equipa investigou as reações entre o dióxido de carbono, o azoto, a água e o ferro. A simulação revelou a formação de aminoácidos como a glicina e a alanina, componentes diretos das proteínas, que catalisam muitas reações biológicas.

Segundo a agência espanhola, os investigadores utilizaram dióxido de carbono e azoto porque estes gases são considerados os dois principais componentes da atmosfera no Hadeano, há mais de quatro mil milhões de anos.

“Fazer com que as moléculas orgânicas formem compostos reduzidos como o metano e o amoníaco não é difícil, mas são considerados componentes menores na atmosfera daquela época”, explica Yoshihiro Furukawa, cientista da Universidade de Tohoku, citado pelo site Eureka Alert.

“A descoberta da formação de aminoácidos a partir do dióxido de carbono e do azoto molecular demonstra a importância de criar bloco de construção da vida a partir desses compostos omnipresentes”, acrescenta o investigador, um dos autores do estudo publicado, esta segunda-feira, na revista científica Scientific Reports.

A hipótese de já ter existido um oceano em Marte também cria caminhos interessantes para a exploração. É provável que o dióxido de carbono e o azoto tenham sido os principais gases constituintes da atmosfera marciana quando o oceano existia. Assim, a formação de aminoácidos induzida pelo impacto também fornece uma possível fonte de ingredientes da vida em Marte antigamente.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Príncipe Harry diz que viver com a família real é "uma mistura entre o Truman Show e estar num zoo"

Depois de uma entrevista a Oprah Winfrey, o duque de Sussex faz novas revelações numa nova entrevista e descreve como era a sua vida antes de ir viver, primeiro para o Canadá e, depois, para …

Pentear o cabelo pode tornar-se uma tarefa mais fácil com a ajuda de um robô

Uma equipa de cientistas desenvolveu recentemente um braço robótico com uma escova de cabelo macia, equipada com uma câmara que ajuda o braço a "ver" e a avaliar a ondulação, para oferecer ao utilizador uma …

Benfica 4-3 Sporting | Águia vence dérbi espectacular

Mas que grande dérbi! Benfica e o novo campeão Sporting presentearam os adeptos com um jogo espectacular, um dos melhores dos últimos anos em Portugal, com futebol de ataque e golos, muitos golos. Foram nada menos …

Portugal é o 2.º país com mais divórcios e menos casamentos na UE

A taxa de casamentos na União Europeia caiu drasticamente nos últimos 55 anos, ao mesmo tempo que a taxa de divórcios subiu. Portugal é o segundo país onde esta tendência mais prevalece. De acordo com dados …

"É parte da nossa identidade". Pequena cidade na Suécia luta para preservar uma antiga língua moribunda

A organização Ulum Dalska, sediada numa pequena cidade sueca chamada Älvdalen, tem uma missão. Durante décadas, os seus membros têm trabalhado arduamente para ajudar a salvar a língua elfedaliana, um remanescente do nórdico antigo. "Tivemos a …

Papa diz que abuso infantil é uma espécie de “assassinato psicológico”

O Papa Francisco criticou hoje o abuso infantil dizendo que é “uma espécie de ‘assassinato psicológico’ e, em muitos casos, um cancelamento da infância” e pediu para “parar de encobrir” o fenómeno da pedofilia. Francisco falava …

Jerónimo considera “precipitado” discutir Orçamento de 2022 e “deitar borda fora” o atual

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, considerou hoje “no mínimo precipitado” antecipar a posição do partido sobre o próximo Orçamento do Estado e “deitar borda fora” a concretização do atual. À margem de uma visita …

Plano da CIA para capturar Bin Laden originou um problema de saúde pública no Paquistão

Um novo estudo indica que um plano secreto da CIA para capturar Osama Bin Laden, no início de 2011, teve como consequência uma queda significativa das taxas de vacinação no Paquistão. O plano, que usava uma …

GNR deteve nove pessoas em Vilar Formoso por situações de emigração ilegal

A GNR deteve sete homens estrangeiros por permanência ilegal no país e dois homens, também estrangeiros, por suspeita de auxílio à emigração ilegal, com idades entre 30 e 40 anos, na fronteira de Vilar Formoso, …

Norte-americana ganhou 26 milhões na lotaria (mas destruiu bilhete durante lavagem de roupa)

A mulher garante que é a premiada da Loteria da Califórnia e, como tal, a dona dos 26 milhões de dólares. Contudo, segundo revela a imprensa americana, o bilhete ficou esquecido no bolso das suas …