Imigrante do Bangladesh em Itália encontra e devolve carteira com 2 mil euros

Mossan Rasal, um bangladeshiano de 23 anos que vive em Roma, encontrou na rua uma carteira com dois mil euros, documentos de identificação, cartões de crédito, carta de condução.

Em vez de retirar o dinheiro e deitar fora a carteira, Rasal levou-a diretamente à polícia, que ficou surpreendida ao ver o montante que ela continha, segundo o jornal italiano La Repubblica, que conta a história.

Os carabinieri contactaram então o dono, um empresário local, para ir ter com Rasal e recolher a carteira. O homem agradeceu-lhe a honestidade e quis recompensá-lo, mas Rasal recusou. “Não fiz nada de excecional. O dinheiro não era meu. Não sei o montante porque não contei. Apenas levei tudo para a esquadra“, explicou. Quando ele próprio viu tudo o que havia na carteira, pensou no incómodo que a perda ia causar ao seu dono.

Rasal, que chegou a Itália há sete anos e atravessou tempos difíceis no início, tem há dois anos uma pequena banca no centro da capital italiana. Trabalha muito, conta o jornal, e nunca viu tanto dinheiro em toda a sua vida. O jovem apreciou que o dono da carteira ficasse contente por o conhecer e lhe agradecesse o seu gesto, falando com ele durante algum rempo e mostrando-se disponível.

Para Rasal bastou. E até gostava que o homem aparecesse lá na banca de vez em quando como cliente. Mas insiste não merecer qualquer recompensa, pois o que aconteceu foi uma pura casualidade, uma vez que a carteira tinha caído junto à banca, e o seu gesto saiu-lhe naturalmente. “Foi uma questão de ser honesto, como a minha família me ensinou”, resumiu.

Rasal diz que não lhe desagradaria se a história “ajudasse a refletir”. Um pensamento que muita gente partilhará, numa altura em que Matteo Salvini e outros políticos multiplicam nas redes sociais as histórias de crimes alegadamente cometidos por imigrantes.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"Sabe a muito pouco." Costa não tem "um Governo de combate"

No habitual espaço de comentário na SIC, Luís Marques Mendes disse que o novo Governo de António Costa não é novo, mas antes um "remodelação do anterior". "O primeiro erro político de António Costa" é, para …

A terceira eliminatória da Taça de Portugal deixou a sua "elite" ainda mais reduzida

Sete equipas da I Liga de futebol tombaram na terceira eliminatória da Taça de Portugal. A próxima ronda vai ter mais equipas do Campeonato de Portugal do que da "elite". A terceira eliminatória da Taça de …

Brexit volta a jogar-se no Parlamento. Presidente dos Comuns poderá travar nova votação

O Governo britânico, liderado pelo primeiro-ministro Boris Johnson, vai tentar aprovar o acordo alcançado para o Brexit no Parlamento esta segunda-feira, mas o Presidente da Câmara dos Comuns pode bloquear a nova votação. O sábado passado …

Ministério Público sabia quem era o informador do caso de Tancos (mas não disse a Ivo Rosa)

O Ministério Público pediu ao juiz de instrução Ivo Rosa que autorizasse escutas telefónicas a dois suspeitos de um assalto que ainda não tinha acontecido, mas omitiu um facto. O MP, de acordo com o semanário …

Presidente do Chile decreta estado de emergência e diz que país está "em guerra" contra grupos de "criminosos"

O presidente do Chile, Sebastián Piñera, afirmou que o país está "em guerra" contra os "criminosos" responsáveis pelos protestos violentos que causaram vítimas mortais e que levaram o Governo a decretar o estado de emergência …

Federação Nacional dos Médicos quer menos horas de trabalho em urgência

Este domingo, a Federação Nacional dos Médicos (FNAM) aprovou, em congresso, uma grelha salarial com base num horário de 35 horas, e a diminuição do trabalho em urgência de 18 para 12 horas semanais no …

Reclamação do PSD sobre contagem dos votos. Nulidade da eleição afastada

O Tribunal Constitucional começa esta segunda-feira a analisar o recurso do PSD que, na quinta-feira passada, pediu a revisão da contagem de votos dos círculos da emigração. Em causa, no protesto do PSD, está o facto …

Jesus "superstar" vence dérbi Fla-Flu, mas sonha regressar a Portugal

Por estes dias, Jorge Jesus continua o seu caminho como superstar no campeonato brasileiro de futebol: o técnico português, que comanda o Flamengo, venceu, este domingo, o dérbi frente ao Fluminense por 2-0, em jogo …

Cientistas encontraram sinais precoces de doença cardíaca em múmias com 4.000 anos

Múmias com quatro mil anos mostraram ter acumulação de colesterol nas artérias, sugerindo que as doenças cardíacas eram provavelmente mais comuns nos tempos antigos do que se pensava. Mohammad Madjid, professor assistente de medicina cardiovascular na …

Donald Trump desiste de realizar o G7 no seu clube de golfe em Miami

A decisão de Donald Trump, a braços com um processo de impeachment, de usar um dos seus resorts levantou dúvidas sobre conflito de interesses. O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, abandonou a ideia de realizar …