//

Imagem que PCP usou em comunicado de apoio a Maduro terá sido manipulada

19

Nesta segunda-feira, o PCP reagiu em comunicado ao reconhecimento, pelo Governo português, de Juan Guaidó como Presidente da Venezuela. Mas há um problema.

Acontece que a fotografia que acompanhava a nota, e que foi partilhada em vários media venezuelanos, deveria ser da manifestação de apoio a Nicolás Maduro em Caracas, no passado sábado, mas poderá tratar-se afinal de uma imagem manipulada.

O caso foi denunciado nas redes sociais no sábado, depois de a imagem ter ter sido transmitida nas televisões pró-Maduro e publicada em vários órgãos de informação, inclusive na capa de um dos diários venezuelanos mais vendidos, o Últimas Notícias.

De acordo com o Observador, o prédio que aparece no canto superior direito aparece em construção, ainda em tijolo, quando na verdade está já construído e habitado. Ou seja, a metade superior da fotografia poderá ter sido acrescentada com recurso a técnicas de manipulação de imagem, aumentando o número de pessoas presentes na manifestação que assinalava os 20 anos do chavismo.

Isto é o que dizem vários utilizadores do Twitter, incluindo jornalistas venezuelanos. “O diário Últimas Notícias publica hoje na sua primeira página uma foto da manifestação de ontem dos chavistas na avenida Bolívar, mas acontece que um edifício que já está terminado e habitado aparece na foto como estando em construção. Mentirosos! Que indignidade!”, lê-se numa publicação do jornalista venezuelano Pedro Luis Flores.

Outro jornalista, Gabriel Bastidas, acrescenta um vídeo com as imagens televisivas da manifestação pró-Maduro, que culminou numa concentração, seguidas das supostas imagens reais filmadas da janela, onde se vê que a afluência não é a mesma da fotografia que estava a ser veiculada.

Os alertas começaram a circular nas redes sociais logo no dia da manifestação, no sábado, mas ainda assim o PCP, em Portugal, reproduziu-a, esta segunda-feira, no comunicado divulgado na página do partido.

É nesse comunicado que o PCP “condena o reconhecimento e apoio anunciado pelo Governo do PS, com o apoio do PSD e CDS, ao ‘presidente’ fantoche nomeado pela Administração Trump para a Venezuela, que contou com o apoio imediato de Bolsonaro, numa intolerável afronta à soberania e independência da República Bolivariana da Venezuela, ao povo venezuelano, à Carta das Nações Unidas e ao Direito Internacional”.

Um site de fact checking venezuelano, o Verifikado, procurou responder à pergunta sobre se o regime de Maduro manipulou as imagens da concentração do dia 2 de fevereiro e, baseando-se em vários tweets daquele dia, conclui houve manipulação.

ZAP //

19 Comments

    • Adoram tanto, que o Salazar até os enviava para a fritadeira no Tarrafal, enquanto o pai do Marcelo e outros se pavoneavam na Assembleia Nacional

    • Não é um regime fascista, é comunista/socialista. É da esquerda, por isso é que o PCP os apoia. O fascismo é da direita. O que até é interessante, a China comunista apoia e a Rússia fascista apoia. Será o petróleo!?

      • Informe-se lá bem o que significa “fascista”, pois a sua ideia está errada. Tão fascista é a esquerda como a direita. Vá à net que explica muito bem, o que significa ser fascista.

      • Fascismo é o nacional socialismo inventado por Mussolini um socialista, escrito em manifesto por Gentili q adorava as ideias Karl Marx em 1925. Entre as medidas de Mussolini esteve a redestribuicao de terras “ociosas” por quem as trabalhava.
        Isso nao é direita, e nem a direita advoga poder para o Estado. Deixe de ler “net” e leia livros

      • nacional-socialismo é o que por outras palavras se designa por nazismo. os comunas são os primeiros a dançar. democracias musculadas como gosta a direita. e é necessário colocar um fantoche na Venezuela para recuperar o petróleo “roubado” por Chavez ao tio Sam

    • Este PCP fala tanto em “nosso povo” e afinal defende um ditador que espezinha o povo de uma nação. Isto é uma perigosa seita, que defende interesses ocultos e políticos miseráveis e ultrapassados pela evolução dos tempos, como Cuba e Coreia do Norte, por exemplo. Ainda há gente, coitadita, que vota nesta gentalha, ultra-esquerdoide fascista.

    • “Adoram um bom regime fascista!”

      Assim fala quem defende um gajo que apareceu do nada e tem o apoio de Trump e Bolsonaro, dois convictos apoiantes do Regime Fascista, Genocida e Racista de Israel.

  1. Manipulação é o único meio que o PC usa para iludir os ingénuos que ainda votam neles.
    Os Jerónimos , Bernardinos e outros que tais , têm os dias contados .

  2. E como é que está aquela situação do artista que recebe mais de 10 mil euros para mudar 3 ou 4 lâmpadas e meia dúzia de casquilhos? Esse tal de Bernardino também dizia que a Coreia do Norte era democrática. Para quando se prevê o internamento desse ser?

  3. Mais uma vez cai a máscara do PCP: apoiam a fome, o empobrecimento e o desgoverno de um povo em prol das elites…
    Ah grande Jerónimo!!

  4. À uma coisa que nao consigo compreender (eu como a maioria das pessoa somos burros). Qual o Problema do sr Maduro em promulgar novas eleicoes na Venuzuela? Ele tem a certeza absoluta que o povo o apoia a 100%, ou pelo menos a 55%,(isto em eleiçoes supervisionadas) entao qual o problema? Irá ganhar de qualquer maneira (ou nao). Qual o medo com tantas certezas? Ou sou burro ou nao entendo toda esta trabalhada. O povo esta com ele ou nao? O Burro sou Eu?

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.