Uma simples ilusão de ótica pode causar um “atraso” nos nossos cérebros

Uma equipa de cientistas da Academia Chinesa de Ciências investigou a ilusão de ótica conhecida como Pinna-Brelstaff, composta por círculos concêntricos de figuras com sombras inversas que geram uma sensação de movimento.

De acordo com o Science Alert, os investigadores descobriram que a ilusão pode, na verdade, “confundir os nossos cérebros” durante 15 milissegundos.

Segundo relata o portal, a equipa de cientistas conduziu estudos separados em humanos e macacos, tentando descobrir o que acontece com os seus cérebros quando olham para a ilusão de ótica. No caso dos humanos, os cientistas estudaram os cérebros de 42 pessoas através de imagens de ressonâncias magnéticas funcionais. Já os cérebros dos primatas (Macaca mulatta), foram estudados a partir de elétrodos.

Num momento inicial, os cientistas compararam as respostas primárias de humanos e macacos ao ver o desenho e deduziram que, muito provavelmente, os símios percecionam a ilusão de ótica da mesma forma que nós humanos.

Posteriormente, a equipa mostrou a ilusão de ótica e outras animações aos primatas, provando que as ilusões de ótica ativam a mesma parte do cérebro do que as animações. Ou seja, o movimento ilusório e o real acionam os mesmos neurónios. Os cientistas descobriram ainda que os neurónios dos primatas demoravam mais 15 milissegundos a mais para processar o movimento ilusório do que o real.

Os cientistas não sabem ao certo o que causa este atraso, mas acreditam que os cérebros podem usar o tempo adicional para registar a diferença entre o movimento ilusório e o movimento real. Devido à semelhança de perceção comprovada no primeiro testem, a equipa assumiu que o mesmo pode verificar-se com o cérebro humano, embora sejam necessárias novas pesquisas para o comprovar.

Os resultados da investigação foram esta terça-feira publicados na revista científica Journal of Neuroscience.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Governo quer reabrir ensino secundário a 4 de maio. Telescola deve arrancar depois da Páscoa

O Governo está a preparar a reabertura das escolas apenas para o ensino secundário para 4 de maio. Ainda falta ouvir a Direção-geral da Saúde, os especialistas, o Conselho Nacional de Educação e o Conselho …

“Não há razão para alarme”. Governo quer perdoar penas até dois anos e antecipar liberdade condicional

A proposta de lei do Governo que estabelece um regime excecional para as prisões, no âmbito da pandemia covid-19, já deu entrada na Assembleia da República, podendo ser consultada na página oficial do Parlamento. No diploma, …

O nosso cérebro evoluiu para acumular mantimentos (e julgar os outros por fazer o mesmo)

O nosso cérebro evoluiu de uma forma que, em situações de stress, acumulamos mantimentos e julgamos os outros por fazer exatamente o mesmo. Os media estão repletos de histórias – e a condenação – de pessoas que …

Autarca de Vieira do Minho denuncia: testes estão a ser desviados para Lisboa

O Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Gerês/Cabreira, Vieira do Minho, detetou 77 infetados pelo novo coronavírus, com os autarcas da área a reclamarem contra a demora na distribuição de testes, disse esta sexta-feira à …

Trump recomenda uso de máscaras (mas recusa-se a usá-las)

Esta sexta-feira, os Estados Unidos tiveram, pelo quarto dia consecutivo, o maior número de mortes em 24 horas, num total de 1.094, e contam com quase 30 mil novos casos. No seu briefing diário, de acordo …

A Antártida já foi uma floresta tropical

A Antártida pode ter sido o lar de ecossistemas quentes e pantanosos cercados por fetos e árvores coníferas há 90 milhões de anos, altura marcada pelo auge dos dinossauros. Uma análise do solo antigo extraído da …

Algumas estrelas têm "veneno" dentro de si (e é por isso que explodem)

Algumas estrelas têm um "veneno" dentro de si: o elemento néon no núcleo das estrelas pode desencadear uma reação química que leva a uma morte definitiva e explosiva. Estrelas menos massivas, como o nosso Sol, expandem-se …

Criada tecnologia que traduz pensamentos diretamente em texto

Uma equipa de investigadores diz ter criado um sistema capaz de traduzir sinais cerebrais diretamente em texto escrito. Este é um passo promissor para que no futuro seja possível escrever num computador apenas com o …

Desaparecimentos, mistérios e lendas. O Triângulo do Alasca pode ser mais perigoso do que o das Bermudas

Milhares de pessoas desaparecem todos os anos no estado norte-americano do Alasca, fazendo lembrar as histórias do Triângulo das Bermudas, onde aviões e navios desapareceram sem deixar rastro. De acordo com a revista The Atlantic, três …

Descobertas sete novas aranhas-pavão. E uma parece um quadro de Van Gogh

Foram encontradas sete novas espécies de aranha do género Maratus. E há uma que se destaca por se parecer com "A Noite Estrelada", famoso quadro de Vincent Van Gogh. Nos últimos anos, as aranhas-pavão (do género Maratus) …