Uma simples ilusão de ótica pode causar um “atraso” nos nossos cérebros

Uma equipa de cientistas da Academia Chinesa de Ciências investigou a ilusão de ótica conhecida como Pinna-Brelstaff, composta por círculos concêntricos de figuras com sombras inversas que geram uma sensação de movimento.

De acordo com o Science Alert, os investigadores descobriram que a ilusão pode, na verdade, “confundir os nossos cérebros” durante 15 milissegundos.

Segundo relata o portal, a equipa de cientistas conduziu estudos separados em humanos e macacos, tentando descobrir o que acontece com os seus cérebros quando olham para a ilusão de ótica. No caso dos humanos, os cientistas estudaram os cérebros de 42 pessoas através de imagens de ressonâncias magnéticas funcionais. Já os cérebros dos primatas (Macaca mulatta), foram estudados a partir de elétrodos.

Num momento inicial, os cientistas compararam as respostas primárias de humanos e macacos ao ver o desenho e deduziram que, muito provavelmente, os símios percecionam a ilusão de ótica da mesma forma que nós humanos.

Posteriormente, a equipa mostrou a ilusão de ótica e outras animações aos primatas, provando que as ilusões de ótica ativam a mesma parte do cérebro do que as animações. Ou seja, o movimento ilusório e o real acionam os mesmos neurónios. Os cientistas descobriram ainda que os neurónios dos primatas demoravam mais 15 milissegundos a mais para processar o movimento ilusório do que o real.

Os cientistas não sabem ao certo o que causa este atraso, mas acreditam que os cérebros podem usar o tempo adicional para registar a diferença entre o movimento ilusório e o movimento real. Devido à semelhança de perceção comprovada no primeiro testem, a equipa assumiu que o mesmo pode verificar-se com o cérebro humano, embora sejam necessárias novas pesquisas para o comprovar.

Os resultados da investigação foram esta terça-feira publicados na revista científica Journal of Neuroscience.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Portugal com mais 13 mortos e 552 novos casos nas últimas 24 horas

Portugal contabiliza hoje mais 13 mortos relacionados com a covid-19 e 552 novos casos de infeção com o novo coronavírus, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo os dados a DGS, a região …

TilTok anuncia acordo com Oracle e Wallmart e adia proibição nos EUA

A aplicação TikTok, detida pela sociedade chinesa ByteDance e ameaçada de ser proibida nos Estados Unidos, anunciou este domingo um acordo de princípio com a Oracle, como parceiro tecnológico, e com a Walmart, em termos …

As gaivotas são inoportunas? Saiba que as suas fezes podem valer mil milhões de dólares

Afinal, as gaivotas podem ser animais bem mais interessantes do que aquilo que a maioria das pessoas pensa. É que as suas fezes são muito valiosas e os seus nutrientes fertilizam campos agrícolas e recifes …

Super-vulcão Yellowstone registou 91 terramotos em apenas 24 horas

Os vulcanólogos têm andado atentos ao super-vulcão localizado no Parque Nacional de Yellowstone, nos Estados Unidos. O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) relatou recentemente a ocorrência de 91 terremotos em apenas 24 horas. Estes …

Cartoonista alemão Frank Hoppmann é o vencedor do 15.º World Press Cartoon

O 'cartoonista' alemão Frank Hoppmann, com a caricatura do primeiro-ministro britânico Boris Johnson, é o vencedor da 15.ª edição do World Press Cartoon, foi hoje anunciado nas Caldas da Rainha, na cerimónia de entrega de …

Pequena e funcional. Assim se carateriza a Tiny House (que ainda evita dores de joelhos)

Esta pequena casa móvel pode ser a solução que procura. Devido à sua arquitetura dinâmica é ótima para pessoas com problemas de articulações e que sofrem com dores joelhos, pernas cansadas ​​ou dores nas costas. Hoje …

Chama-se Elios, é um drone e vai explorar as profundezas das cavernas de gelo da Gronelândia

Elios é o drone que está a ajudar os investigadores a descobrirem mais sobre os mistérios da Gronelândia. Inserido numa estrutura própria, tem explorado as cavernas de gelo, facilitando assim o acesso a locais mais …

Milhares de pássaros migratórios estão (misteriosamente) a morrer no Novo México

Um elevado número de pássaros migratórios está a morrer em todo o Novo México, numa misteriosa mortalidade em massa que está a preocupar os cientistas. Estima-se que o número de pássaros mortos seja de centenas de …

Crianças inspiram Lego a livrar-se de todas as embalagens de plástico

As peças da Lego podem acabar no oceano durante mais de mil anos, mas os fabricantes dinamarqueses estão a tentar tornar a empresa ecologicamente correta. Na sua última promessa, a Lego vai começar a usar sacos …

Uma cidade chamada "amianto" está a tentar mudar o nome (e a discussão tornou-se tóxica)

Há uma cidade no Canadá chamada Asbesto - um material de construção altamente tóxico. Os habitantes da cidade não estão felizes com este nome, mas a sua mudança também não está a ser fácil. De acordo …