Iniciativa Liberal apresenta queixa à CNE sobre cartaz retirado em Coimbra

(dr) Beira News

Cartaz do Iniciativa Liberal retirado pela Câmara Municipal de Coimbra

O partido Iniciativa Liberal apresentou, esta quarta-feira, uma queixa à Comissão Nacional de Eleições (CNE) para que seja reposto o cartaz retirado “ilegalmente” pela Câmara Municipal de Coimbra.

Num comunicado enviado ao ZAP, o Iniciativa Liberal (IL) refere que a “Câmara Municipal de Coimbra retirou o cartaz com uma imagem de Fernando Pessoa e uma citação com a definição de liberalismo“, que se encontrava na Praça da República da cidade.

O partido diz ainda que, depois das eleições Europeias, foi notificado pela CM Coimbra para “remoção de propaganda eleitoral desatualizada“.

“O partido Iniciativa Liberal respondeu que a mesma comunicação não se aplicava, visto que o cartaz em causa não era referente às Eleições Europeias, tendo uma mensagem transversal. Apesar da explicação, a Câmara Municipal de Coimbra procedeu à remoção ilegal da estrutura não a tendo devolvido até ao momento”, lê-se na mesma nota.

“Tal como aconteceu com a Infraestruturas de Portugal há uns meses, temos mais um organismo público a agir ilegalmente para silenciar uma mensagem política que não lhes agrada. Não deixa de ser irónico que na cidade do conhecimento estejam a censurar uma citação de Fernando Pessoa apenas por não gostarem do seu conteúdo”, afirmou Carlos Guimarães Pinto, líder do IL.

O partido, que vai concorrer pela primeira vez numas eleições Legislativas, conclui dizendo que já apresentou queixa à Comissão Nacional de Eleições (CNL) para que o cartaz seja reposto.

Cartaz prejudicava “a beleza e o enquadramento” de Monumento Nacional

A Câmara Municipal de Coimbra é presidida pelo socialista Manuel Machado, também presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses.

Em declarações à agência Lusa, a CM de Coimbra “confirma que procedeu à remoção de propaganda da Iniciativa Liberal”, tendo em conta que o outdoor, junto ao acesso principal do Parque de Santa Cruz (vulgarmente também conhecido por Jardim da Sereia), na Praça da República, prejudicava “a beleza e o enquadramento” deste espaço classificado.

O Parque de Santa Cruz é “um Monumento Nacional, classificado como Imóvel de Interesse Público”, por decreto, desde 1970, sublinha a Câmara. Além disso, faz parte da área de proteção da zona da cidade classificada pela UNESCO, em 2013, Património da Humanidade.

A remoção do painel do IL, promovida de acordo com a Lei n.º 97/88, também abrangeu propaganda ali afixada, igualmente no âmbito das últimas Europeias, por outros partidos políticos, adiantou a Câmara.

De acordo com a legislação em vigor, “os critérios a estabelecer no licenciamento da publicidade, comercial assim como o exercício das atividades de propaganda”, não devem “prejudicar a beleza ou o enquadramento de monumentos nacionais, de edifícios de interesse público ou outros suscetíveis de ser classificados pelas entidades públicas”.

Câmara já permitiu cartazes do PS no mesmo local

Confrontada com a explicação da autarquia, o Iniciativa Liberal alega, num novo comunicado enviado esta quinta-feira, que a Câmara já tinha autorizado cartazes do PS no mesmo local.

“Apercebendo-se de que o cartaz não era referente às Europeias, mudou a sua versão, afirmando que o tinha retirado por estar a tapar um monumento nacional. Ironicamente, antes de estar lá o cartaz da Iniciativa Liberal já lá tinha estado um cartaz do Partido Socialista, o mesmo partido do presidente da Câmara. Os cartazes do Partido Socialista têm o dobro do tamanho do cartaz da Iniciativa Liberal entretanto retirado”, lê-se na nota.

Carlos Guimarães Pinto declara que “esta é mais uma situação em que alguém do PS se acha no direito de abusar das suas funções para benefício do partido. A Câmara de Coimbra alegou inicialmente um motivo para a retirada e, apercebendo-se que não era
válido, decidiu mentir e alegar outro. Mais um exemplo à escala local de prepotência e falta de respeito para com a democracia do Partido Socialista”.

(dr) Iniciativa Liberal

Iniciativa Liberal mostra cartazes do PS que já estiveram no local de onde agora a Câmara de Coimbra decidiu retirar o seu

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

O licor mais famoso da China foi leiloado no Reino Unido por mais de um milhão de euros

Uma caixa do licor chinês "Kweichow Moutai" foi vendida por cerca de um milhão de euros num leilão em Londres. O anúncio foi feito pela Sotheby’s que garante que a oferta vencedora foi o preço …

Apneia obstrutiva do sono agrava doenças cardíacas, revela estudo

A apneia, que ocorre quando uma obstrução das vias aéreas superiores causa episódios repetidos de interrupção da respiração durante o sono, é encontrada em 40% a 80% das pessoas com doenças cardiovasculares, sendo, ainda assim, …

Estranho caso de infeção com SARS-COV-2 durante 218 dias em investigação no Brasil

Um grupo de cientistas brasileiros a estudar um caso de infeção pelo novo coronavírus que durou pelo menos 218 dias, período em que o vírus se replicou e até sofreu mutação, anunciaram fontes académicas na …

"Estou envergonhada". Primeira invasora do Capitólio a ser julgada evita prisão

Um juiz federal proferiu esta quarta-feira a primeira sentença contra uma das pessoas acusadas de invadir o Capitólio dos Estados Unidos, mas a ré evitou a pena de prisão depois de expressar o seu arrependimento. A …

Arqueólogos encontram vestígios do vinho mais antigo do mundo na Grécia

Uma equipa de arqueólogos encontrou amostras de vinho no local arqueológico de Dikili Tash, no norte da Grécia. As evidências datam de há 4200 a.C e acredita-se que sejam os vestígios de vinho mais antigos …

Comunidade no céu. Um novo projeto irá ligar vários edifícios com pontes aéreas

As pontes aéreas que ligam edifícios não são uma novidade no mundo, mas agora poderão ganhar um novo destaque num projeto que será desenvolvido em Toronto. A empresa de arquitetura Safdie Architects irá desenvolver o projeto …

Crónica ZAP - Linha de Fundo por Teófilo Fernando

Linha de Fundo. Festival da Emoção

O Campeão da Europa continua a defender o título. A palpitante última jornada da fase de grupos. Mais recordes para Ronaldo. Quem joga contra quem nos oitavos-de-final. Visto da Linha de Fundo. Portugal 2 – …

Sergio Ramos terá pedido 50 milhões de euros ao AC Milan

Antigo capitão do Real Madrid procura clube. Paolo Maldini afastou-se da contratação do espanhol. Sergio Ramos não vai continuar no Real Madrid e, por isso, está à procura de uma "casa" nova, depois de ter estado …

Oposições criticam anúncios "pomposos” e gestão mediática do Governo

PSD, Bloco e PEV criticaram hoje a "gestão mediática" feita pelo Governo em relação ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), e o PCP considerou que este programa revela o "grau de submissão" de Portugal …

Paquistanesas querem melhores leis contra a violação. Primeiro-ministro diz para vestirem mais roupa

As mulheres paquistaneses pedem melhores leis contra a violação. Entretanto, o seu primeiro-ministro diz-lhes que têm de vestir mais roupa. O Paquistão tem uma taxa de condenação por violação de 0,3%, uma das mais baixas do …