Iniciativa Liberal apresenta queixa à CNE sobre cartaz retirado em Coimbra

(dr) Beira News

Cartaz do Iniciativa Liberal retirado pela Câmara Municipal de Coimbra

O partido Iniciativa Liberal apresentou, esta quarta-feira, uma queixa à Comissão Nacional de Eleições (CNE) para que seja reposto o cartaz retirado “ilegalmente” pela Câmara Municipal de Coimbra.

Num comunicado enviado ao ZAP, o Iniciativa Liberal (IL) refere que a “Câmara Municipal de Coimbra retirou o cartaz com uma imagem de Fernando Pessoa e uma citação com a definição de liberalismo“, que se encontrava na Praça da República da cidade.

O partido diz ainda que, depois das eleições Europeias, foi notificado pela CM Coimbra para “remoção de propaganda eleitoral desatualizada“.

“O partido Iniciativa Liberal respondeu que a mesma comunicação não se aplicava, visto que o cartaz em causa não era referente às Eleições Europeias, tendo uma mensagem transversal. Apesar da explicação, a Câmara Municipal de Coimbra procedeu à remoção ilegal da estrutura não a tendo devolvido até ao momento”, lê-se na mesma nota.

“Tal como aconteceu com a Infraestruturas de Portugal há uns meses, temos mais um organismo público a agir ilegalmente para silenciar uma mensagem política que não lhes agrada. Não deixa de ser irónico que na cidade do conhecimento estejam a censurar uma citação de Fernando Pessoa apenas por não gostarem do seu conteúdo”, afirmou Carlos Guimarães Pinto, líder do IL.

O partido, que vai concorrer pela primeira vez numas eleições Legislativas, conclui dizendo que já apresentou queixa à Comissão Nacional de Eleições (CNL) para que o cartaz seja reposto.

Cartaz prejudicava “a beleza e o enquadramento” de Monumento Nacional

A Câmara Municipal de Coimbra é presidida pelo socialista Manuel Machado, também presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses.

Em declarações à agência Lusa, a CM de Coimbra “confirma que procedeu à remoção de propaganda da Iniciativa Liberal”, tendo em conta que o outdoor, junto ao acesso principal do Parque de Santa Cruz (vulgarmente também conhecido por Jardim da Sereia), na Praça da República, prejudicava “a beleza e o enquadramento” deste espaço classificado.

O Parque de Santa Cruz é “um Monumento Nacional, classificado como Imóvel de Interesse Público”, por decreto, desde 1970, sublinha a Câmara. Além disso, faz parte da área de proteção da zona da cidade classificada pela UNESCO, em 2013, Património da Humanidade.

A remoção do painel do IL, promovida de acordo com a Lei n.º 97/88, também abrangeu propaganda ali afixada, igualmente no âmbito das últimas Europeias, por outros partidos políticos, adiantou a Câmara.

De acordo com a legislação em vigor, “os critérios a estabelecer no licenciamento da publicidade, comercial assim como o exercício das atividades de propaganda”, não devem “prejudicar a beleza ou o enquadramento de monumentos nacionais, de edifícios de interesse público ou outros suscetíveis de ser classificados pelas entidades públicas”.

Câmara já permitiu cartazes do PS no mesmo local

Confrontada com a explicação da autarquia, o Iniciativa Liberal alega, num novo comunicado enviado esta quinta-feira, que a Câmara já tinha autorizado cartazes do PS no mesmo local.

“Apercebendo-se de que o cartaz não era referente às Europeias, mudou a sua versão, afirmando que o tinha retirado por estar a tapar um monumento nacional. Ironicamente, antes de estar lá o cartaz da Iniciativa Liberal já lá tinha estado um cartaz do Partido Socialista, o mesmo partido do presidente da Câmara. Os cartazes do Partido Socialista têm o dobro do tamanho do cartaz da Iniciativa Liberal entretanto retirado”, lê-se na nota.

Carlos Guimarães Pinto declara que “esta é mais uma situação em que alguém do PS se acha no direito de abusar das suas funções para benefício do partido. A Câmara de Coimbra alegou inicialmente um motivo para a retirada e, apercebendo-se que não era
válido, decidiu mentir e alegar outro. Mais um exemplo à escala local de prepotência e falta de respeito para com a democracia do Partido Socialista”.

(dr) Iniciativa Liberal

Iniciativa Liberal mostra cartazes do PS que já estiveram no local de onde agora a Câmara de Coimbra decidiu retirar o seu

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Rui Rio vence segunda volta. Líder reeleito quer "estabilidade, lealdade e unidade"

O presidente social-democrata, Rui Rio, afirmou hoje que espera poder “trabalhar com estabilidade e lealdade”, recusou que o PSD esteja “partido” e vincou estar “a iniciar o momento para marcar a unidade” no partido. O líder …

Gatos não se importam de comer pessoas mortas (e há um estudo que mostra como o fazem)

Uma nova investigação analisou como é que dois gatos selvagens se alimentaram de cadáveres humanos. Os animais mostraram preferência por corpos específicos ao longo de vários dias. No Forensic Investigation Research Station, no estado norte-americano do …

"Árvores dinossauro". Bombeiros australianos conseguiram salvar floresta pré-histórica

Os bombeiros australianos conseguiram salvar dos incêndios uma floresta com árvores pré-históricas localizada no sudeste do país, anunciou o Governo. Em causa estão árvores da espécie Wollemia nobilis, vulgarmente conhecidas como Pinheiro de Wollemi, que se …

Príncipe Harry e Meghan renunciam aos títulos da realeza

O Palácio de Buckingham anunciou, este sábado, um acordo em que o príncipe Harry e a sua mulher renunciaram aos respetivos títulos, abandonando os deveres enquanto membros seniores da família real do Reino Unido e …

Polaris Slingshot chega ao mercado com um sistema de transmissão inovador

A nova versão do Polaris Slingshot vem equipado com um sistema de transmissão que mescla a condução do manual com o conforto do automático. Para quem não conhece o Polaris Slingshot, apresentado pela primeira vez em …

Turistas estão a invadir Hallstatt, a aldeia austríaca que terá inspirado "Frozen"

Considerado Património Mundial pela UNESCO desde 1997, Hallstatt, na Áustria, possui apenas 778 moradores e tem uma sequência de casas em estilo alpino. Em 2010, antes do lançamento do primeiro filme da Disney, "Frozen", a cidade …

Teerão vai enviar caixa negra do avião abatido para a Ucrânia

O Irão vai enviar para a Ucrânia as gravações da caixa negra do avião ucraniano que abateu acidentalmente, na semana passada, para que sejam sujeitas a análises adicionais. Hassan Rezaeifer, chefe de investigações de acidentes do …

António Folha já não é treinador do Portimonense

O treinador apresentou a demissão do comando técnico do Portimonense, este sábado, depois de perder na deslocação ao lanterna-vermelha Desportivo das Aves, por 3-0. "Antes de me fazerem qualquer pergunta sobre o jogo, queria transmitir que …

Há pombos cowboys em Las Vegas (e voluntários estão a tentar salvá-los)

Por alguma razão, alguém decidiu colar chapéus vermelhos minúsculos de cowboy em pombos de Las Vegas, nos Estados Unidos. Agora, a equipa do Lofty Hopes Pigeon Rescue está a tentar salvá-los. Há uma missão para resgatar …

Youtube encaminha milhões de utilizadores para desinformação climática

Os algoritmos do YouTube estão a encaminhar milhões de utilizadores de vídeos de empresas para a desinformação sobre as alterações climáticas, através de serviços de publicidade online, de acordo com uma investigação da comunidade virtual …