O fim de um mito. Cada ano canino não corresponde a sete anos humanos

Ao mapear mudanças moleculares no genoma ao longo do tempo, uma equipa de investigadores desenvolveu uma nova fórmula para comparar com mais precisão a idade dos cães com a idade humana.

É comum multiplicarmos a idade do nosso cão por sete para calcular quantos anos tem o nosso amigo de quatro patas em “idade humana”. Na prática, o velho ditado diz-nos que um cão de quatro anos equivale, em idade fisiológica, a uma pessoa de 28 anos.

Uma nova investigação, levada a cabo por cientistas da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, acaba de descartar esta teoria. A equipa criou uma nova fórmula que compara com mais precisão a idade dos cães com a humana.



A fórmula baseia-se nas mudanças dos padrões de grupos metil nos genomas de cães e humanos à medida que envelhecem. Como ambas as espécies não envelhecem na mesma proporção, a regra 1:7 não é uma comparação perfeitamente linear.

De acordo com o EurekAlert, o método fornece um novo “relógio epigenético” capaz de determinar a idade de uma célula, tecido ou organismo com base na leitura da sua epigenética – modificações químicas como a metilação, que influenciam que genes estão “desligados” ou “ativados” sem alterar a sequência genética herdada.

As mudanças epigenéticas fornecem aos cientistas pistas sobre a idade de um genoma, assim como as rugas no rosto de uma pessoa fornecem pistas sobre a sua idade. O artigo científico com as descobertas foi recentemente publicado na Cell Systems.

Como resultado desta investigação, os cientistas produziram um gráfico que pode ser usado para comparar a idade de um cão com a idade humana. A comparação não é uma proporção de 1:7 ao longo do tempo, até porque os cães envelhecem muito mais rápido na juventude, em comparação com os seres humanos.

Assim, um cão com um ano de idade é semelhante a um ser humano de 30 anos e um cão de quatro anos é semelhante a um humano de 52. Aos sete anos, o envelhecimento do animal diminui.

Os cientistas analisaram 105 labradores e essa é uma das limitações desta investigação, já que o novo relógio epigenético foi desenvolvido com base numa única raça. A equipa quer agora testar outras raças de cães e determinar se os resultados se mantêm.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Só um pequeno detalhe, no título as coisas estão ao contrário e confusas. Deveria ser, cada ano canino não corresponde a sete anos humanos.

    Cumprimentos

RESPONDER

Viatura onde seguia Eduardo Cabrita atropela uma pessoa na A6

Esta sexta-feira, um homem morreu após ter sido atropelado pelo automóvel em que seguia o ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, num acidente na autoestrada A6. Numa nota enviada às redações, o Ministério da Administração Interna …

Portugal com mais 1.298 casos e quatro mortes

Esta sexta-feira, Portugal registou 1.298 novos casos e quatro mortes na sequência da infeção por covid-19. Segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS), foram registados, nas últimas 24 horas, mais 1.298 casos e …

Parlamento aprova prorrogação das moratórias bancárias até final do ano

O alargamento aplica-se aos "particulares e para as empresas que desenvolvem a sua atividade em setores especialmente afetados pela pandemia de covid-19". O Parlamento aprovou, esta sexta-feira ,a prorrogação e alargamento das moratórias bancárias, que terminavam …

Tribunal belga obriga AstraZeneca a entregar 50 mihões de doses de vacina à UE

A AstraZeneca vai ter que entregar 50 milhões de doses da vacina para a covid-19 à União Europeia. A entrega deve ser efetuada até 27 de setembro. A justiça belga ordenou, esta sexta-feira, à farmacêutica …

"Dois terços dos problemas estão na Área Metropolitana de Lisboa", justifica Costa

O primeiro-ministro, António Costa, justificou esta sexta-feira a necessidade de tomar medidas localizadas em Lisboa para evitar que o agravamento da situação epidemiológica se alastre.  Em Bruges, na Bélgica, à margem da sessão de encerramento do …

CDS critica “enorme infelicidade” do Presidente e "comunicação desastrosa" do Governo

O CDS-PP criticou hoje as declarações do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, quando disse que no que depender dele não haverá "volta atrás" no desconfinamento, considerando-as de “uma enorme infelicidade”, lamentando também a …

Astronautas entraram pela primeira vez na nova estação espacial chinesa

Três astronautas chineses começaram, esta sexta-feira, a fazer da nova estação espacial da China o seu lar, um dia depois de ali terem chegado, num lançamento bem-sucedido, que marcou um novo avanço no ambicioso programa …

Homicida de Bruno Candé tinha plena consciência dos seus atos. MP quer 22 anos de prisão

Evaristo Marinho, o homicida de Bruno Candé, tinha plena consciência dos seus atos quando cometeu o crime, lê-se no relatório do Instituto Nacional de Medicina Legal. O Ministério Público quer 22 anos de prisão. O Ministério …

Pandemia deixa dezenas de bebés por registar, o que pode "potenciar o tráfico humano"

O encerramento do balcão "Nascer Cidadão", durante a fase mais crítica da pandemia, impediu o registo de bebés nascidos nessa altura. Citando fontes do Hospital de Faro, a rádio TSF avança que as campainhas de alarme …

Auditoria revela 52 casos de envio de dados na CML. Medina lamenta "prática inadequada" (e faz uma demissão)

A auditoria interna pedida por Fernando Medina conclui que a Câmara Municipal de Lisboa enviou dados pessoais de manifestantes a embaixadas 52 vezes, desde que entrou em vigor o Regime Geral de Proteção de Dados …