Idade das mães aumenta risco de autismo nos filhos, e não se sabe porquê

Blogging Autism / Flickr

-

Existem, de facto, casais com mais probabilidades de ter filhos com autismo? O maior estudo parental feito até hoje sobre a doença concluiu que os pais com mais probabilidade de ter filhos com esta condições são as mães adolescentes, as mães com mais de 40 anos, os pais com mais de 50 anos e os casais com uma grande diferença de idades.

O estudo, promovido pela associação Autism Speaks e publicado na Molecular Psychiatry, analisou ao longo de cinco anos 5.766.794 crianças, das quais mais de 30 mil tinham autismo, em cinco países – Dinamarca, Israel, Noruega, Suécia e Austrália.

A investigação descreve que o risco de uma criança sofrer de autismo cresce 66% nos casos em que o pai tem mais do que 50 anos, quando comparado com pais na casa dos 20. O risco torna-se menor – aumentando apenas 28% – quando estes estão nos seus quarentas.

No caso das mães com mais de 40 anos, a probabilidade de a criança padecer desta condição sobe 15%, contudo, se a criança nasce quando a mãe é ainda adolescente – isto é, com menos de 20 anos – o risco de autismo aumenta 18%.

De acordo com os investigadores, a incidência de autismo é maior quando os pais têm entre 35 e 44 anos e as mães têm dez anos a mais ou a menos. O mesmo acontece quando a mulher está na casa dos 30 e o homem tem dez anos a mais ou a menos.

O risco alto em ambos os extremos do espectro de idades levanta muitas questões, afirma Michael Rosanoff, um dos autores principais, e “tem intrigado os investigadores”.

Já tinha sido comprovado que os pais mais velhos têm alterações genéticas no seu esperma que podem provocar uma desordem do espectro de autismo. No entanto, a ciência ainda não consegue explicar por que é que o risco é acrescido nas mães adolescentes, nas mães mais velhas e nos casais com grande diferença de idades entre si.

“Apesar de haver muita investigação na área do autismo e da idade parental, ao analisar os registos de saúde de cinco países criámos a maior base de dados do mundo sobre fatores de risco no autismo”, explicou .

Sven Sandin, co-autor do estudo, garante que, “apesar da idade avançada dos pais constituir um fator de risco para o autismo, é importante relembrar que apesar de tudo a maioria das crianças filhas de pais mais velhos ou muito novos desenvolve-se normalmente“.

“Risco não significa causa”, acrescenta Michael Rosanoff. “Estes são fatores de risco que nos ajudam a encontrar caminhos – mas não as causas específicas.”

De acordo com os dados da Autism Speaks, 1 em cada 68 crianças nos EUA sofrem de Perturbações do Espectro do Autismo.

ZAP

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Os senhores jornalistas deviam fazer algumas contas de cabeça antes de escreverem números deste género. Dizer que “quando a mãe é ainda adolescente (…) o risco de autismo ronda os 18%” e coisas do género é um erro grosseiro. Para chegar a esta conclusão podemos simplesmente usar o senso comum que nos dirá que é impossível que 1 em cada 5 crianças seja autista, mesmo quando a mãe é adolescente. Mas também podemos usar os números citados no artigo, que nos dizem que em média, o risco de autismo é de 0,6%, muito diferente dos riscos de dois dígitos que referem.

  2. Caro Sr Fernando,
    Excepto se o srtigo foi alterado, o que está escrito é que a probabilidade 18%, e não os 18%. Assumindo os 0.6% que você refere, o risco aumentará 18% sobre esses 0.6%, resultando em 0.708%.

RESPONDER

Empresas chinesas compram soja dos EUA apesar de suspensão imposta pelo Governo

Empresas estatais chinesas terão comprado pelo menos três carregamentos de soja aos Estados Unidos (EUA), mesmo após o Governo ter levantado uma suspensão. Esta surgiu depois de Washington afirmar que terminaria com o acordo comercial …

Musk quer bombardear Marte. Pode ser só um "pretexto" para enviar armas nucleares para o Espaço

O plano de Elon Musk de bombardear Marte é apenas um pretexto para o lançamento de armas nucleares para o Espaço, disse o diretor da agência espacial russa Roscosmos, Dmitry Rogozin. Bombardear Marte para tornar o …

Quase 20 mil toneladas de combustível derramadas em rio na Rússia

https://cache-igi.cdnvideo.ru/igi/video/2020/6/2/%D0%BD%D0%BE%D1%80%D0%B8%D0%BB%D1%8C%D1%81%D0%BA.mp4 Quase 20 mil toneladas de combustível foram acidentalmente derramadas num rio no extremo norte da Rússia, levando as autoridades a declarar uma situação de "emergência" e levantando preocupações entre ambientalistas e residentes. Em comunicado, a associação …

Mais verde e mais barato. Suécia segue a Alemanha e instala a primeira turbina eólica de madeira

A Suécia instalou uma nova e interessante turbina eólica: uma torre construída em madeira. A Alemanha também já tem esta nova tecnologia. Construída a partir de materiais de fontes sustentáveis e que oferecem desempenho comparável às …

Já não mostra só as filas do supermercado. App "Posso ir?" também diz se pode ir à praia

A aplicação móvel que permite aos utilizadores consultar as filas e as afluências aos supermercados também mostra como está a praia. Agora, a aplicação "Posso ir?" vai também dizer-lhe se é ou não prudente ir dar …

Discurso xenófobo. Na Áustria, "a islamofobia tornou-se uma forma dominante de racismo"

A Áustria regista um aumento preocupante do discurso xenofóbico, em particular em relação aos muçulmanos e refugiados, alerta um relatório do Conselho da Europa. A Comissão do Conselho da Europa contra o Racismo e a Intolerância …

Um em cada quatro russos acredita que a pandemia é uma invenção

Um em cada quatro russos acredita que a pandemia de coronavírus é uma invenção, de acordo com uma pesquisa realizada pela Escola Superior de Economia de Moscou (HSE). Segundo avançou o site de notícias RBC, citado …

"Botellón" está de volta a Lisboa. Ajuntamentos sem controle podem estar a espalhar o vírus

Há cada vez mais ajuntamentos de jovens em Lisboa, nomeadamente nos bairros típicos, mas também em locais como bombas de gasolina, para o convívio e o consumo de álcool. Um tipo de comportamento que está …

Trump negou ter-se abrigado num bunker da Casa Branca por causa dos protestos

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, negou esta quarta-feira ter sido escoltado para um 'bunker' na Casa Branca, devido aos protestos pela morte de George Floyd, alegando ter ido lá apenas para inspecionar …

Itália. Manifestantes desviam as máscaras e protestam contra medidas para conter pandemia

Centenas de manifestantes se reuniram em Roma, desviando as suas máscaras dos rostos, para protestar contra as medidas do Governo italiano para impedir a propagação do coronavírus. Segundo avançou na terça-feira a Time, os manifestantes, que …