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O Hyperloop da China, que poderá atingir 1000 km/h, está mais perto de se tornar realidade

Os mais recentes testes indicam que o projeto Hyperloop chinês está no bom caminho. O comboio utiliza a tecnologia maglev, que se baseia na levitação magnética para reduzir a fricção, e pode atingir velocidades de 1000 km/h.

A China realizou com sucesso mais um teste do seu comboio maglev de ultra-alta velocidade, um projeto que pretende revolucionar os transportes ao atingir velocidades de 1000 quilómetros por hora.

Embora este ambicioso objetivo ainda não tenha sido alcançado, os últimos testes indicam que o desenvolvimento está no bom caminho.

O teste recente teve lugar numa conduta de baixo vácuo com 2 quilómetros de comprimento na província de Shanxi, no norte da China.

De acordo com os meios de comunicação social estatais chineses, Xinhua, a demonstração mostrou a capacidade do comboio para efetuar uma navegação controlada, uma suspensão estável e uma paragem segura neste ambiente.

O projeto é liderado pela China Aerospace Science and Industry Corporation, uma empresa estatal responsável pelos sistemas aeroespaciais, de mísseis e de veículos de lançamento do país, escreve o IFLScience.

À semelhança de outras tecnologias maglev, o sistema de ultra-alta velocidade da China utiliza a levitação magnética para eliminar a fricção entre o comboio e as suas vias.

Este método, combinado com os tubos de baixo vácuo que reduzem a resistência do ar, permite que o comboio se mova mais suavemente e com menos energia, permitindo-lhe teoricamente atingir velocidades sem precedentes.

Apesar de alguns relatos nos meios de comunicação ocidentais afirmarem que o comboio maglev já atingiu velocidades de 1000 quilómetros por hora, tal não foi confirmado.

O relatório oficial não revelou a velocidade exata atingida no teste recente, afirmando apenas que o sistema ainda está a trabalhar para atingir o seu objetivo. No entanto, testes anteriores demonstraram que o veículo pode ultrapassar os 623 quilómetros por hora numa pista de testes à escala real.

O sucesso dos testes do maglev na China reacendeu em todo o mundo o interesse pelo Hyperloop — conceito revolucionário inventado em 2013 pelo fundador da Tesla e SpaceX, Elon Musk: “um sistema terrestre de transportes movido a energia solar, que nunca tem acidentes, anda 2 vezes mais depressa que um avião, e que parte exatamente à hora a que chegamos para o apanhar”.

À medida que a China continua a avançar no seu projeto de comboio maglev, o mundo observa atentamente, reconhecendo as profundas implicações que esta tecnologia poderá ter para o futuro dos transportes globais.

ZAP //

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