Os humanos “mais rápidos que o Flash” estão a chegar (a grande velocidade)

O estudo descobriu que os músculos das pernas dos ratos têm o potencial para se contraírem a alta velocidade, e o mesmo pode ser possível nos humanos.

A velocidade é o seu superpoder de eleição? Pois bem, o seu desejo pode estar prestes a tornar-se realidade.

Um novo estudo publicado na Science Advances concluiu que a supervelocidade já é possível, pelo menos nos nossos “primos” roedores. A equipa de cientistas da China revela que os ratos tem o potencial para terem “músculos superrápidos” e podem ajudar-nos a criar tecnologias futuras que vão quebrar os atuais recordes de velocidade dos movimentos humanos.

Os músculos superrápidos não são raros no mundo animal, e prova disso são as asas dos colibris ou as caudas das cobras cascavel, que têm músculos que se contraem rapidamente, relata o Study Finds.

No caso dos humanos, ainda há poucos estudos. Até agora, os únicos músculos que sabemos que podem tremer rapidamente são os dos olhos.

No estudo atual, a equipa usou uma “nova tecnologia chamada imagem metabolómica de célula única“, explica o autor principal Ng Shyh Chang, professor na Academia de Ciências Chinesa.

Esta maquinaria de alta tecnologia permite que os cientistas estudem as células em fatias congeladas dos músculos das pernas nos ratos. As imagens mostram várias assinaturas metabólicas encontradas apenas em músculos superrrápidos.

As células superrápidas nas pernas dos ratos também mostram altos níveis de metabólitos e genes associados ao treino físico e aos músculos oxidativos – músculos resistentes à fadiga usados ​​durante exercícios de resistência, como triatlos e remo.

Os autores do estudo levantam a hipótese de que a estimulação repetida dos nervos nas pernas dos ratos poderia eventualmente formar músculos superrápidos semelhantes aos que controlam os movimentos dos olhos. Caso isto seja possível, abre ainda a porta à possibilidade de o mesmo acontecer com os humanos.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.