Estudo sugere que os primeiros humanos podem ter hibernado

Jose Luis Martinez Alvarez / Wikimedia

O Homo heidelbergensis poderá ser o antepassado comum do Homo neanderthalensis e do Homo sapiens.

Um novo estudo científico tentou perceber se os primeiros humanos tiveram alguma vez a capacidade de hibernar, tal como acontece com muitos outros mamíferos.

Um desses casos são os ursos, que têm processos metabólicos especializados para os proteger deste sono prolongado. Mas por vezes esta ‘ajuda’ não acontece de acordo com o planeado e os animais podem, por exemplo, desenvolver uma série de doenças pós-hibernação se não obtiverem reservas de alimento suficientes antes do inverno.

“Os hibernantes podem sofrer de raquitismo, hiperparatiroidismo e neurofibromatose se não possuírem reservas de gordura suficientes. Estas doenças são todas expressões de osteodistrofia renal consistente com doença renal crónica”, explicam no seu estudo, publicado em dezembro na revista L’Anthropologie, os paleoantropólogos Antonis Bartsiokas e Juan-Luis Arsuaga.

De acordo com o site Science Alert, os investigadores acreditam que este pode ter sido o destino de alguns ancestrais humanos cujos restos mortais foram descobertos numa caverna espanhola chamada Sima de los Huesos.

Este poço profundo na Caverna Maior da Serra de Atapuerca abriga um grande número de fósseis, onde arqueólogos descobriram milhares de restos de esqueletos de hominídeos com cerca de 430 mil anos.

Isto foi muito antes do Homo sapiens andar pela Terra e, embora haja ainda algum debate sobre a qual ancestral humano pertencem estes fósseis, pelo menos alguns são do Homo heidelbergensis.

“A hipótese de hibernação é consistente com a evidência genética e com o facto de os hominíneos de Sima de los Huesos terem vivido durante o período glacial”, escreveram os cientistas no mesmo artigo.

A ideia é que esses antigos ancestrais podem ter tentado dormir durante os meses mais frios e, portanto, os seus ossos mostram as cicatrizes dos meses de sono sem as reservas de gordura suficientes, falta de vitamina D e, nos adolescentes, estranhos surtos de crescimento sazonal.

No entanto, como destaca o mesmo site, antes de podermos afirmar efetivamente que os nossos ancestrais hibernavam, temos de ter em conta que esta investigação ainda está numa fase muito preliminar. Tanto que até os os próprios autores do estudo admitem que esta hipótese soa um pouco a “ficção científica”.

Filipa Mesquita, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Vencedores e vencidos, numa noite eleitoral de perder o fôlego

A noite eleitoral foi longa e de perder o fôlego até ao último minuto. Entre alguns imprevistos, surpresas e validações, Lisboa foi o palco dos maiores holofotes: Carlos Moedas foi o grande e surpreendente vencedor …

Isaltino Morais reeleito em Oeiras. CDU perdeu vereador

O candidato independente Isaltino Morais foi reeleito presidente da Câmara de Oeiras nas eleições autárquicas deste domingo, tendo dedicado a vitória à juventude. “Não importa a percentagem. O que importa é que crescemos muito, aumentámos a …

Ganhar os jogos todos: quem consegue fazer o que o Benfica faz?

Ainda ninguém conseguiu travar o líder do campeonato português. Mas há outras equipas europeias a conseguir o mesmo. O Benfica está a construir um percurso inicial no campeonato português que não se via há quase 40 …

Tribunal admite que testemunha de Jeová menor recuse transfusão que lhe pode salvar a vida

Jovem de 16 anos que tem leucemia aguda recusou transfusões de sangue durante internamento no IPO. Caso consiga provar em tribunal capacidade de discernimento e maturidade justiça terá de desistir de lhe impor tratamento. O Instituto …

Koeman não teve dinheiro para reforços, mas Barcelona investiu milhões na equipa B

Embora Ronald Koeman não tenha recebido dinheiro para gastar em transferências, o Barcelona investiu 4 milhões de euros na equipa B. O Barcelona teve de apertar o cinto durante o mercado de transferências de verão. Os …

"O futuro é liberal", mas o presente nem tanto. O balanço da estreia da IL nas autárquicas

A Iniciativa Liberal conseguiu apenas um vereador no Porto. Apesar da presença entre assembleias municipais e juntas de freguesia, falhou a conquista de autarquias. Numa estreia absoluta em eleições autárquicas, a Iniciativa Liberal ficou aquém das …

"De janelas abertas" e "de forma transparente". É assim que José Manuel Silva promete governar Coimbra

José Manuel Silva, da coligação "Juntos Somos Coimbra", venceu as eleições, destronando o atual presidente da câmara, o socialista Manuel Machado. O antigo bastonário da Ordem dos Médicos foi apoiado por várias forças partidárias: PSD, CDS, …

"Assim não ganham o campeonato". Gary Neville identifica problema no United

O antigo internacional inglês e agora comentador desportivo, Gary Neville, identificou um problema no Manchester United que, a continuar, vai fazer com que o clube não consiga ganhar o campeonato. Os red devils perderam o seu …

SPD vence legislativas na Alemanha com pequena margem - mas a CDU quer liderar o governo

Depois das projecções iniciais apontarem um empate, os sociais-democratas do SPD conseguiram garantir a vitória nas legislativas enquanto que a CDU obteve o seu pior resultado de sempre. Arranca agora um processo de negociações que …

Treinador de Florentino Luís: "7 jogos, 7 derrotas. Mas não sei se somos tão maus"

Michel admite insegurança e nervos, num Getafe que ocupa o último lugar no campeonato espanhol. Florentino acha que é "uma questão de tempo". Valência, Sevilha, Barcelona, Elche, Rayo Vallecano, Atlético de Madrid e Betis: os sete …