Os humanos domesticam cães, já os peixes preferem camarões

Não são só os humanos que precisam de animais de companhia. Uma equipa de investigadores descobriu que uma espécie de peixe coral usa camarões para ajudar a fertilizar as suas algas. Esta é a primeira evidência de um vertebrado não humano a domesticar outra espécie.

A donzela-de-barbatana é conhecida por defender agressivamente as suas algas, das quais depende para se alimentar, nem que para isso tenha de usar outra espécie.

“Descobrimos que as donzelas mantêm vários camarões junto das suas algas, sendo que, em troca, esta espécie lhes proporciona um refúgio seguro contra predadores”, refere Rohan Booker, investigador da Universidade Deakin da Austrália e principal autor do estudo publicado na revista Nature Communications, no início de dezembro.

Segundo o especialista, “os camarões nadam perto das algas o dia todo e bombeiam passivamente o lixo. Todo esse lixo atua como fertilizante, melhorando a qualidade das algas cultivadas e, por sua vez, a condição do agricultor, que neste caso é a donzela-de-barbatana”.

Os investigadores revelam que este mecanismo é conhecido como “relação domesticador-domestica”, uma ligação mutuamente benéfica em que uma espécie fornece suporte contínuo a outra, em troca de benefícios previsíveis.

Outros casos de domesticação

Ao longos dos anos, os humanos têm tido este tipo de relacionamento com muitos animais diferentes, sobretudo desde que começaram a domesticar cães, há cerca de 10 mil anos, criando-os seletivamente para certas características atraentes, como a fidelidade.

Outros exemplos de domesticação não humana são mais conhecidos em insetos, pois estes animais têm o hábito de domesticar plantas. Porém, a novidade é este estudo mostrar que animais vertebrados também são capazes de domesticar outros animais, sugerindo ainda que esta situação pode ser mais comum do que o que se pensa.

Como se pode ler no estudo, na espécie não humana o processo de domesticação provavelmente ocorreu sem intenção consciente, mas sim através da evolução ao longo de milénios. Ainda assim, os especialistas suspeitam que as relações humanas com outros animais se originaram da mesma forma.

Por exemplo, acredita-se que a domesticação humana de lobos cinzentos, começou quando os lobos foram atraídos para acampamentos humanos, sendo que à medida que as duas espécies coexistiram, os humanos começaram a obter benefícios da presença destes animais, como é o caso da execução da caça de forma mais bem-sucedida.

Da mesma forma, galinhas e gatos podem ter sido atraídos para perto dos humanos para se alimentarem de restos. Segundo os especialistas, neste caso observa-se uma relação simbiótica ou mutuamente benéfica, através dos benefícios que os animais proporcionavam, como bens alimentares.

Tendo em conta a descoberta desta nova “relação” entre os peixes e os camarões, os especialistas explicam que “o comportamento territorial dos peixes criou uma situação semelhante à que ocorrem com galinhas ou gatos, que podem ter aproveitado o acolhimento humano para se alimentar, assegurando assim a sua sobrevivência”.

Os autores do estudo afirmam que “estas afiliações têm ramificações ecologicamente importantes, sobretudo à medida que benefícios mútuos evoluem ao longo das gerações, moldando o comportamento, a adaptação e a sobrevivência, e até mesmo as paisagens e a biodiversidade”.

Brooker identificou a relação entre donzelas-de-barbatana e camarões quando estava a nadar em torno dos recifes do coral de Belize há cinco anos. O especialista e os colegas iniciaram assim várias pesquisas no terreno e conseguiram chegar às conclusões apresentadas no estudo, revela o Cosmo.

Ana Moura, ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Sim, os cães são animais de companhia… mas para os vizinhos. Fonte de constante ruído, excrementos, parasitas e perigo. Ter cão é uma reminiscência pré-histórica que não tem lugar na civilização actual.

RESPONDER

Portugal com mais 9 mortes e 757 casos de covid-19

Portugal registou 757 novos casos e nove mortes na sequência da infeção por covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde. Segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde, Portugal registou, nas últimas …

EUA comprometem-se a tomar medidas concretas para resolver diferenças com França

Os Estados Unidos continuam a tentar resolver as diferenças com a França na sequência da crise dos submarinos, com o secretário de Estado a admitir que Washington terá de tomar medidas concretas para reconquistar a …

Portugueses suspeitos de violação em Espanha vão ser libertados

Depois de um recurso inicial ter sido rejeitado por perigo de fuga, um tribunal de instância superior aceitou o pedido de libertação dos dois portugueses que estavam em prisão preventiva desde Julho. Vão ser libertados esta …

Administração da insolvência defende a viabilização da Dielmar

As manifestações de interesse na compra da Dielmar devem ser apresentadas até à próxima segunda-feira. A assembleia de credores está marcada para 6 de Outubro. Segundo revela uma fonte próxima ao Jornal Económico, o administrador da …

FBI emite mandado de detenção a Brian Laundrie, namorado de Gabby Petito

O namorado de Gabby Petito desapareceu três dias depois da jovem também ter sido dada como desaparecida. O jovem de 23 anos está também a ser acusado de fraude bancária. O FBI emitiu esta quarta-feira um …

Cavidade gigante no espaço lança nova luz sobre a formação estelar

Astrónomos que analisaram mapas 3D das formas e tamanhos de nuvens moleculares próximas descobriram uma cavidade gigantesca no espaço. O vazio em forma de esfera, descrito na revista The Astrophysical Journal Letters, abrange cerca de 150 …

Professor que fazia vídeos obscenos foi suspenso

O Ministério da Educação suspendeu o professor de Economia e Direito da Escola Secundária Eça de Queirós, na Póvoa de Varzim, que terá um canal de YouTube com vídeos obscenos. O docente da Secundária Eça de …

Bolsonaro quis apostar caixa de uísque com Boris Johnson por “anticorpos”

O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, revelou na quinta-feira que tentou "apostar uma caixa de uísque" com o primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, alegando ter mais anticorpos para a covid-19 do que o britânico. A sugestão …

Sondagens, sondagens, sondagens. O que esperar da noite eleitoral

Para além do poder local, muito está em jogo nas próximas eleições autárquicas, com algumas direções nacionais a fazerem depender o seu futuro do resultado alcançado no domingo. Enquanto as urnas não abrem, uma ronda …

Vulcão, La Palma

Vulcão nas Canárias com períodos mais explosivos já devastou 240 hectares

O vulcão Cumbre Vieja, na ilha de La Palma (Canárias) mantém-se ativo, apresentando períodos mais explosivos e tendo já devastado cerca de 240 hectares de terrenos num perímetro de cerca de 16 quilómetros. Dados também fornecidos …