Humanidade já consumiu em oito meses o que a Terra produz num ano

Esta quarta-feira marca a data em que a humanidade consumiu todos os recursos naturais que o planeta é capaz de renovar num ano, segundo a organização não-governamental Global FootprintNetwork.

O “dia da sobrecarga da Terra” é assinalado este ano a 13 de Agosto, quatro dias antes do que no ano passado, segundo os cálculos da organização ambientalista que alerta, citada pela France Presse, para o aumento constante e “insustentável” do ritmo do consumo de recursos naturais pela humanidade.

Em 1970, o “dia da sobrecarga” foi marcado a 23 de Dezembro, e desde então a data não parou de ser assinalada mais cedo: 3 de Novembro em 1980, 13 de Outubro em 1990, 04 de Outubro em 2000, 03 de Setembro em 2005 e 28 de Agosto em 2010.

Este ano, “foram precisos menos de oito meses para a humanidade consumir todos os recursos naturais renováveis que a Terra pode produzir num ano”, uma clara indicação de que “o processo de esgotamento dos recursos naturais está a acelerar”, segundo a GFN.

A data representa, para Pierre Cannet, responsável da energia e do clima do Fundo Mundial para a Natureza, WWF, de França, “o ritmo incrível e insustentável do desenvolvimento mundial”.

“Estamos à beira de um precipício”, declarou à AFP, calculando que até 2030 a humanidade arrisque “chegar ao sobre consumo em Junho”.

Segundo a Global Footprint Network, precisaríamos de 1,6 planetas para saciar o consumo de recursos actual.

A organização ambientalista calcula que, se as emissões globais de CO2 não diminuírem, em 2030 a data será 28 de Junho.

Pelo contrário, “se reduzirmos as emissões de CO2 em 30%” do seu nível actual, o “dia da sobrecarga da Terra” deverá recuar até 16 de Setembro.

“Reduzir as emissões de carbono contribuirá não só para abrandar o aquecimento global”, mas também de “reduzir a pegada ecológica a uma escala global”, sublinha a organização.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Shinzo Abe vence legislativas no Japão mas sem votos suficientes para reforma constitucional

A coligação política do primeiro-ministro japonês venceu as eleições parciais de domingo, mas sem conseguir os dois terços necessários na câmara alta do parlamento para levar avante uma reforma constitucional. Dos 124 lugares que foram a …

Índia lança missão lunar Chandrayaan-2

A Organização de Investigação Espacial da Índia (ISRO) lançou hoje a nave não tripulada 'Chandrayaan-2', que deverá alunar a 6 ou 7 de setembro, depois de permanecer na órbita da Lua. A 'Chandrayaan-2' "permanecerá em órbita …

Nova baixa no Governo britânico em protesto contra Boris Johnson como líder

O Secretário de Estado para a Europa e Américas britânico, Alan Duncan, demitiu-se esta segunda-feira em protesto pela possível vitória de Boris Johnson na corrida para a liderança do Partido Conservador e Governo Britânico. A notícia …

PS já vale o dobro do PSD. Se as legislativas fossem hoje, venceria com 43% dos votos

O PS com 43,2% dos votos obteria o dobro dos do PSD, 21,6%, caso as eleições legislativas fossem agora, de acordo com uma sondagem da Pitagórica para o Jornal de Notícias e a TSF publicada …

Encontrada em Israel cidade com dez mil anos da Idade da Pedra

Uma enorme metrópole que remonta à Idade da Pedra foi descoberta perto de Jerusalém, em Israel. Os investigadores dizem que não é apenas a maior deste tipo já encontrada no país, mas uma das mais …

Frentes de Vila de Rei e Mação estão dominadas a 90%. Teme-se "reacendimentos graves"

Pedro Nunes, comandante do Agrupamento Distrital do Centro Norte da Proteção Civil, fez esta manhã o ponto da situação a partir da Sertã. O "incêndio está estabilizado", os meios foram redistribuídos e "90% do …

Fisco proibido de usar inspeções para incriminar contribuintes. Centenas de processos podem cair por terra

O Tribunal Constitucional (TC) considerou inconstitucionais as normas que permitem às autoridades avançar ou concluir processos-crime com declarações fiscais obtidas voluntariamente pelo contribuinte ou arguido, conforme o caso. Esta prática, de acordo com o TC, viola …

Os Australopitecos eram amamentados até aos 12 meses

As crias dos australopitecos, uma espécie humana extinta que viveu em África, foram amamentadas até ao primeiro ano de vida, segundo um estudo publicado esta segunda-feira na revista científica Nature. Na investigação da faculdade de medicina …

Tempestade no norte da Índia fez pelo menos 33 mortos

Pelo menos 33 pessoas e outras 13 ficaram feridas na sequência de uma tempestade que atingiu no domingo o estado de Uttar Pradesh, no norte da Índia, informaram esta segunda-feira as autoridades. De acordo com Sandhya, …

"Neve artificial" poderia salvar lençol de gelo da Antártida

O lençol de gelo da Antártida pode deslizar para o oceano e inundar as cidades costeiras. No entanto, esta catástrofe pode ser evitada se os Governos investirem num projeto de engenharia para cobrir a superfície …