Human Rights Watch diz que FBI incitou muçulmanos norte-americanos a cometerem atentados

Israel Defense Forces / Flickr

-

A Human Rights Watch afirmou hoje num relatório que o FBI “encorajou, incitou e por vezes pagou” a muçulmanos norte-americanos para cometerem atentados, durante operações clandestinas planeadas após os ataques do 11 de setembro de 2001.

Em diversos dos mais de 500 casos de terrorismo julgados em tribunais dos Estados Unidos desde o 11 de setembro “o ministério americano da Justiça e o FBI visaram muçulmanos norte-americanos em abusivas operações clandestinas de contra-terrorismo, baseadas na pertença religiosa e étnica”, afirma-se no relatório da HRW, que fornece numerosos exemplos.

A organização não governamental norte-americana, com a colaboração do Instituto de direitos humanos da Escola de direito da universidade de Colombia, analisou em particular 27 casos – desde o inquérito ao processo, para além da ata de acusação e condições de detenção –, e entrevistou 215 pessoas, incluindo indicados e acusados, familiares próximos, advogados, juízes ou procuradores.

“Em certos casos, o FBI poderá ter criado terroristas em indivíduos respeitadores da lei ao sugerir-lhes que praticassem um ato terrorista”, resume-se no texto, onde se refere que metade das condenações resulta de golpes montados.

Em 30 por cento dos casos, o agente infiltrado desempenhou um papel ativo na tentativa de atentado, acusa a HRW.

“Foi dito aos americanos que o seu governo velaria pela sua segurança ao impedir e punir o terrorismo no interior dos Estados Unidos”, declarou Andrea Prasow, um dos responsáveis pelo relatório. “Mas observem com mais atenção e vão compreender que muitas destas pessoas nunca teriam cometido o crime se não fossem encorajados, forçados, e por vezes mesmo pagos pelas forças da ordem para cometerem atos terroristas”, salientou.

No estudo cita-se designadamente os quatro de Newburgh, acusados de terem planificado atentados contra sinagogas e uma base militar norte-americana enquanto, e segundo um juiz, foi o governo “quem forneceu a ideia do crime, os meios e removeu os obstáculos”, transformando “terroristas” cidadãos norte-americanos cuja “tontice era shakespeariana”.

Assim, e segundo o HRW, o FBI selecionou com frequência pessoas vulneráveis, com problemas mentais e intelectuais.

O relatório cita igualmente o caso de Rezwan Ferdaus, condenado a 17 anos de prisão por ter pretendido atacar o Congresso com ‘mini-drones’ repletos de explosivos.

Numa referência a Ferdaus, um agente do FBI admitiu “com toda a evidência” que sofria de problemas mentais, mas o plano foi totalmente concebido com o polícia infiltrado.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Ljubomir Stanisic rescindiu contrato “de forma unilateral” com a TVI

A caminho da SIC, o apresentador rescindiu o contrato com a estação de Queluz, avança a TVI. Ljubomir Stanisic tinha contrato até dezembro de 2020. “O Chef Ljubomir Stanisic rescindiu hoje [esta sexta-feira], unilateralmente, o contrato …

Netflix tem uma nova funcionalidade. Os cegos e os surdos agradecem

A nova funcionalidade da Netflix permite alterar a velocidade de reprodução dos seus filmes e séries. Esta é uma novidade bem recebida por espetadores cegos e surdos. A Netflix tem uma nova funcionalidade que permite que …

Cientistas transformam tijolos em dispositivos de armazenamento de eletricidade

Uma equipa de investigadores descobriu como converter o pigmento vermelho dos tijolos num plástico condutor de eletricidade. Esse processo permitiu transformar os tijolos em dispositivos de armazenamento de eletricidade. Esses supercapacitores de tijolo podem ser …

Primeiro Museu do Godzilla abre no Japão (e os visitantes podem entrar na boca do monstro)

O primeiro Museu do Godzilla do mundo está agora aberto no Japão e tem uma estátua enorme do icónico monstro, em cuja boca se pode entrar de slide. De acordo com a Newsweek, atualmente, os visitantes …

Hubble faz a primeira observação de um eclipse lunar total

Tirando vantagem de um eclipse lunar total, astrónomos usaram o Telescópio Espacial Hubble da NASA/ESA para detetar ozono na atmosfera da Terra. Este método serve como um substituto de como vão observar planetas semelhantes à Terra …

Biden tem 71% de probabilidade de vencer as eleições contra Trump

Joe Biden, candidato democrata à Casa Branca, tem 71% de probabilidade de vencer as eleições presidenciais norte-americanas frente a Donald Trump, o atual Presidente dos Estados Unidos, aponta uma nova sondagem. A pesquisa de opinião, levada …

Barcelona 2-8 Bayern | Atropelamento histórico na Champions

Noite histórica no Estádio da Luz. Em jogo dos quartos-de-final da Liga dos Campeões, o Bayern goleou o Barcelona por impensáveis 8-2 – com 4-1 em cada uma das metades. Um resultado que se tornou …

Depois das sementes, norte-americanos recebem máscaras, óculos de sol e até meias sujas da China

Vários residentes da Flórida, nos Estados Unidos, receberam pacotes misteriosos da China pelo correio que não tinham encomendado. Desta vez não eram sementes, mas sim máscaras cirúrgicas, óculos de sol e até meias sujas. Em declarações …

Imposto sobre refrigerantes reduziu o seu consumo

O imposto especial sobre as bebidas com maior teor de açúcar levou mais de 40% dos inquiridos num estudo da Universidade Católica esta sexta-feira divulgado a reduzir o seu consumo, comportamento que adotariam também com …

Uma só teoria da conspiração sobre a covid-19 matou 800 pessoas. 60 ficaram totalmente cegas

Pelo menos 800 pessoas morreram e 60 ficaram cegas na sequência de uma teoria da conspiração sobre a covid-19, concluiu um novo estudo. A investigação, cujos resultados foram esta semana publicados na revista científica American Journal …