Human Rights Watch diz que FBI incitou muçulmanos norte-americanos a cometerem atentados

Israel Defense Forces / Flickr

-

A Human Rights Watch afirmou hoje num relatório que o FBI “encorajou, incitou e por vezes pagou” a muçulmanos norte-americanos para cometerem atentados, durante operações clandestinas planeadas após os ataques do 11 de setembro de 2001.

Em diversos dos mais de 500 casos de terrorismo julgados em tribunais dos Estados Unidos desde o 11 de setembro “o ministério americano da Justiça e o FBI visaram muçulmanos norte-americanos em abusivas operações clandestinas de contra-terrorismo, baseadas na pertença religiosa e étnica”, afirma-se no relatório da HRW, que fornece numerosos exemplos.

A organização não governamental norte-americana, com a colaboração do Instituto de direitos humanos da Escola de direito da universidade de Colombia, analisou em particular 27 casos – desde o inquérito ao processo, para além da ata de acusação e condições de detenção –, e entrevistou 215 pessoas, incluindo indicados e acusados, familiares próximos, advogados, juízes ou procuradores.

“Em certos casos, o FBI poderá ter criado terroristas em indivíduos respeitadores da lei ao sugerir-lhes que praticassem um ato terrorista”, resume-se no texto, onde se refere que metade das condenações resulta de golpes montados.

Em 30 por cento dos casos, o agente infiltrado desempenhou um papel ativo na tentativa de atentado, acusa a HRW.

“Foi dito aos americanos que o seu governo velaria pela sua segurança ao impedir e punir o terrorismo no interior dos Estados Unidos”, declarou Andrea Prasow, um dos responsáveis pelo relatório. “Mas observem com mais atenção e vão compreender que muitas destas pessoas nunca teriam cometido o crime se não fossem encorajados, forçados, e por vezes mesmo pagos pelas forças da ordem para cometerem atos terroristas”, salientou.

No estudo cita-se designadamente os quatro de Newburgh, acusados de terem planificado atentados contra sinagogas e uma base militar norte-americana enquanto, e segundo um juiz, foi o governo “quem forneceu a ideia do crime, os meios e removeu os obstáculos”, transformando “terroristas” cidadãos norte-americanos cuja “tontice era shakespeariana”.

Assim, e segundo o HRW, o FBI selecionou com frequência pessoas vulneráveis, com problemas mentais e intelectuais.

O relatório cita igualmente o caso de Rezwan Ferdaus, condenado a 17 anos de prisão por ter pretendido atacar o Congresso com ‘mini-drones’ repletos de explosivos.

Numa referência a Ferdaus, um agente do FBI admitiu “com toda a evidência” que sofria de problemas mentais, mas o plano foi totalmente concebido com o polícia infiltrado.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Feira do Livro do Porto partilha recandidatura de Moreira. "Foi erro de funcionária"

A câmara do Porto explicou que a partilha do ‘post’ sobre a recandidatura de Rui Moreira feita este domingo na página de Facebook da “Feira do Livro do Porto” se deveu a “erro de uma …

Emma, uma pequena rinoceronte, viajou para o Japão para encontrar o amor

Uma pequena rinoceronte branca de cinco anos viajou de Taiwan para o Japão. Tudo para encontrar o amor. Tal como muitos humanos, os planos de viagem de Emma acabaram por ter de ser adiados devido ao …

Países Baixos 3-2 Ucrânia | Futebol espectáculo em Amesterdão

Os Países Baixos, campeões em 1988, derrotaram hoje a Ucrânia, por 3-2, em jogo da primeira jornada do Grupo C do Euro2020 de futebol, disputado em Amesterdão. Os Países Baixos estiveram a ganhar por 2-0, com …

Esta pequena ilha nas Caraíbas já não tem restrições (e está a oferecer noites em hotéis)

A ilha de Curaçao está a suspender todas as restrições que foram implementadas no âmbito da pandemia de covid-19 e para comemorar está a oferecer estadias em hotéis para os turistas. Curaçao, um território holandês que …

10 estrangeiros do Benfica já jogaram em Europeus (duas estreias na mesma tarde)

Num espaço de seis horas, Seferović e Vertonghen juntaram-se à lista restrita. É um pouco extensa a lista de futebolistas portugueses que jogaram a fase final de um Europeu enquanto tinham contrato com o Benfica. Portugal participou …

"Clara desconexão". Empresas ganham milhões com o consumo de álcool por menores

Os jovens menores de idade consumiram 8,6% das bebidas alcoólicas vendidas em 2016, o que representa lucros de cerca de 17,5 mil milhões de dólares para as empresas. Os produtos das empresas AB Inbev, MillerCoors e …

Após 12 anos de Netanyahu no poder, Israel tem um novo primeiro-ministro

O Parlamento de Israel aprovou, este domingo, o Governo de coligação do novo primeiro-ministro Naftali Bennett, que sucede a Benjamin Netanyahu, que esteve no poder cerca de 12 anos. Dos 119 deputados presentes, de um Parlamento …

Áustria 3-1 Macedónia do Norte | Banco austríaco vale triunfo inédito

A Áustria estreou-se, este domingo, com um triunfo sobre a Macedónia do Norte, por 3-1, no Euro2020, no primeiro jogo do Grupo C da competição, disputado em Bucareste. Stefan Lainer (18 minutos), Michael Gregoritsch (78) e …

Facebook restringe conta de André Ventura

A rede social decidiu restringir, durante 24 horas, a conta do presidente e deputado único do Chega, após terem sido denunciadas duas publicações. De acordo com o Correio da Manhã, denúncias em duas publicações feitas por …

Com parecer desfavorável, arraial da IL juntou centenas (e fez mira a adversários)

A Iniciativa Liberal organizou, este sábado, apesar do parecer desfavorável das autoridades de saúde, um arraial comício, onde se juntaram centenas de pessoas, para dar "esperança" a Lisboa e mostrar que "não há impossíveis". No seu …