Human Rights Watch acusa Rússia de usar bombas de fragmentação na Síria

A organização não governamental Human Rights Watch (HRW) acusou hoje a Rússia de usar bombas de fragmentação na Síria, lançando-as de aviões e disponibilizando-as ao regime de Damasco, noticia hoje a agência AFP.

“É muito perturbador ver que mais um novo tipo de bombas de fragmentação está a ser usada na Síria, dado o mal que fazem aos civis para os próximos anos”, disse o diretor da HRW para o Médio Oriente, Nadim Houry.

O grupo, baseado em Nova Iorque, disse que as fotografias que obteve mostram que este tipo de munições, mais mortíferas que as normais, foram lançadas sobre Kafr Halab, uma pequena cidade a sul de Alepo, a segunda maior cidade da Síria, a 04 de outubro.

“Nem a Rússia nem a Síria deviam usar bombas de fragmentação, e ambos os países deviam juntar-se à proibição internacional sem mais demoras”, acrescentou o responsável.

As bombas de fragmentação contêm dezenas ou centenas de pequenas bombas no interior e são ativadas com lança-granadas ou podem ser disparadas do ar.

Apesar de serem proibidas pela comunidade internacional, as bombas espalham os explosivos internos, que continuam a explodir mesmo depois da bomba original já ter sido detonada.

O uso em Kafr Halab coincide com o surgimento de provas de que este tipo de munições foram usadas nas províncias de Alepo, Hama e Idlib desde que a Rússia começou a intervir na Síria.

A HRW não pode “concluir de forma conclusiva se as forças da Rússia ou da Síria foram responsáveis pelo ataque de 4 de outubro”, mas nota que nenhum dos países assinou a convenção que proíbe a utilização destas armas.

O conflito na Síria, que começou como um levantamento popular contra o regime de Bashar al- Assad em 2011, evoluiu para uma guerra civil que atraiu milhares de jihadistas do estrangeiro.

Nos últimos quatro anos, estima-se que o conflito tenha matado 250 mil pessoas e obrigou milhões de pessoas a fugir do país.

/Lusa

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

RESPONDER

OE2021 ainda não foi votado, mas já se espera um aumento da despesa em mais de 300 milhões

Entre a entrega da proposta e a votação, o Governo voltou a negociar com os partidos, mostrando abertura para medidas na especialidade que deverão custar pelo menos mais 300 milhões de euros. O Orçamento do Estado …

Portugal é dos 10 países com melhores políticas de integração de migrantes

Portugal está no grupo dos dez países com melhores políticas de integração de migrantes, segundo uma avaliação de 52 estados que destaca o combate à discriminação ou a reunificação familiar como pontos fortes. Segundo o Índice …

Lukashenko classifica grevistas e manifestantes como terroristas. Mais de 600 pessoas foram detidas

O Presidente da Bielorrússia, Alexander Lukashenko, comparou com terrorismo a atitude de manifestantes e grevistas que participaram na greve nacional convocada pela oposição e nos protestos de cidadãos para exigir a sua renúncia. "Estamos a começar …

"Não acredito que cumpra as nossas leis". Trump diz que voto por correspondência é "inapropriado"

O Presidente dos Estados Unidos (EUA) disse que é "inapropriado" os estados levarem vários dias a contar os votos por correspondência, defendendo que o vencedor deve ser declarado na noite das eleições. "Seria muito, muito apropriado …

Reservas de sangue O+ e A+ com níveis críticos. Federação apela à dádiva

A Federação Portuguesa de Dadores Benévolos de Sangue (FEPODABES) alertou, esta terça-feira, que as reservas nacionais estão com níveis críticos dos tipos O+ e A+, apelando aos portugueses para darem sangue. Em comunicado, a FEPODABES refere …

Madeira quer visitantes infetados a ajudar nas despesas da estadia. "É aquilo que é justo"

O presidente do Governo madeirense anunciou esta terça-feira que decorrem diligências para encontrar mais uma unidade hoteleira para acolher doentes com covid-19, defendendo que os visitantes infetados devem ajudar a custear as despesas da sua …

Filhos de pais separados não podem circular entre concelhos no fim-de-semana

Os filhos de pais separados não poderão deslocar-se entre concelhos para efetuar trocas de residência entre os progenitores entre 30 de outubro a 3 de novembro, o próximo fim-de-semana que abrange o Dia de Todos …

Receita fiscal cai 2.822,7 milhões arrastada pela quebra do IVA e IRC

A receita fiscal do subsetor Estado registou uma redução de 2.822,7 milhões de euros até setembro, recuando 8,3% face ao mesmo período de 2019, refletindo os efeitos da pandemia, segundo a Síntese de Execução Orçamental. “No …

Novo Banco põe à venda carteiras de malparado (e têm nomes de jogadores de râguebi)

Depois de ter cancelado o projeto “Nata 3”, com crédito malparado no valor de 1,2 mil milhões de euros, o Novo Banco prepara agora a venda de carteiras de dimensões mais reduzidas. A revelação foi feita …

"Racismo cultural". Com França e Turquia em rota de colisão, Charlie Hebdo publica caricatura de Erdogan

Numa altura em que França e Turquia estão em rota de colisão, a publicação satírica Charlie Hebdo colocou o presidente turco Recep Tayyip Erdogan na capa a levantar as vestes de uma mulher. De acordo com …