Human Rights Watch acusa Rússia de usar bombas de fragmentação na Síria

A organização não governamental Human Rights Watch (HRW) acusou hoje a Rússia de usar bombas de fragmentação na Síria, lançando-as de aviões e disponibilizando-as ao regime de Damasco, noticia hoje a agência AFP.

“É muito perturbador ver que mais um novo tipo de bombas de fragmentação está a ser usada na Síria, dado o mal que fazem aos civis para os próximos anos”, disse o diretor da HRW para o Médio Oriente, Nadim Houry.

O grupo, baseado em Nova Iorque, disse que as fotografias que obteve mostram que este tipo de munições, mais mortíferas que as normais, foram lançadas sobre Kafr Halab, uma pequena cidade a sul de Alepo, a segunda maior cidade da Síria, a 04 de outubro.

“Nem a Rússia nem a Síria deviam usar bombas de fragmentação, e ambos os países deviam juntar-se à proibição internacional sem mais demoras”, acrescentou o responsável.

As bombas de fragmentação contêm dezenas ou centenas de pequenas bombas no interior e são ativadas com lança-granadas ou podem ser disparadas do ar.

Apesar de serem proibidas pela comunidade internacional, as bombas espalham os explosivos internos, que continuam a explodir mesmo depois da bomba original já ter sido detonada.

O uso em Kafr Halab coincide com o surgimento de provas de que este tipo de munições foram usadas nas províncias de Alepo, Hama e Idlib desde que a Rússia começou a intervir na Síria.

A HRW não pode “concluir de forma conclusiva se as forças da Rússia ou da Síria foram responsáveis pelo ataque de 4 de outubro”, mas nota que nenhum dos países assinou a convenção que proíbe a utilização destas armas.

O conflito na Síria, que começou como um levantamento popular contra o regime de Bashar al- Assad em 2011, evoluiu para uma guerra civil que atraiu milhares de jihadistas do estrangeiro.

Nos últimos quatro anos, estima-se que o conflito tenha matado 250 mil pessoas e obrigou milhões de pessoas a fugir do país.

/Lusa

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Cientistas criam miniatura de ondas de choque de supernovas (e quase desvendam um mistério)

Esta versão em miniatura das ondas de choque das supernovas pode ter ajudado os cientistas a chegar muito perto da resolução de um antigo mistério cósmico. Uma equipa de investigadores do Departamento de Energia do Centro …

Na Indonésia, são os recém-licenciados quem mais vai sofrer com o impacto económico da covid-19

A covid-19 continua a desacelerar a economia na Indonésia e pode causar graves impactos nos recém-licenciados que entram no mercado de trabalho pela primeira vez. Na Indonésia, o crescimento económico diminuiu para 2,97% durante o primeiro …

Mudanças climáticas ameaçam 60% das espécies de peixes do mundo

Uma nova investigação levada a cabo por cientistas do Instituto Alfred Wegener, na Alemanha, sugere que as mudanças climáticas podem destruir mais espécies de peixes do que se pensavam anteriormente. Se as temperaturas globais subirem …

Engenheiros desenvolvem célula de combustível duas vezes mais eficiente do que a de hidrogénio

Uma equipa de engenheiros da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, desenvolveu um novo processo para uma célula de combustível que funciona com o dobro da tensão das células a combustível tradicionais de hidrogénio. O novo …

Preços das bebidas concertados durante anos. Seis supermercados sob suspeita de cartel

Seis grupos de distribuição alimentar e dois fornecedores de sumos, vinhos e outras bebidas, foram acusados pela Autoridade da Concorrência de concertarem preços durante vários anos em prejuízo do consumidor. "Após investigação, a Autoridade da Concorrência, …

Sindicato denuncia mobilização forçada de médicos para tratar surto de Reguengos de Monsaraz

O Sindicado dos Médicos da Zona Sul (SMZS) denunciou hoje o que diz ser uma “mobilização forçada de médicos” pela Administração Regional de Saúde (ARS) do Alentejo para o combate ao surto de covid-19 de …

Novo comboio-bala entra ao serviço na linha Tóquio-Osaka

O mais novo modelo de comboio-bala do Japão - o N700S - entrou ao serviço no dia 1 de julho, numa jornada inaugural de Tóquio a Osaka. A série N700S (sendo que o "S" significa "Supreme") …

Kanye West anuncia candidatura à Presidência dos EUA

O músico norte-americano Kanye West anunciou este sábado, Dia da Independência dos Estados Unidos, a sua candidatura à Casa Branca, depois de ter apoiado anteriormente o atual Presidente e candidato à reeleição, Donald Trump. "Agora devemos …

Vídeo revela, pela primeira vez, como é que o cérebro se livra dos neurónios mortos

Uma equipa de cientistas conseguiu usar, pela primeira vez, uma técnica que "mata" uma célula cerebral isolada e permite observar o processo de limpeza do sistema nervoso em tempo real. A equipa de investigadores conseguiu registar …

Reutilizável, dobrável e esterilizável. Novo "escudo" protege profissionais de saúde

Uma equipa de cientistas desenvolveu, recentemente, um dispositivo dobrável em forma de tenda que atua como um escudo físico para os profissionais de saúde na linha da frente contra a covid-19. A tenda redutora de gotículas …