Houston, temos um problema: a subida do mar ameaça as instalações da NASA

A subida do nível das águas do mar está a ameaçar a maioria das instalações da agência espacial dos EUA, NASA, famosas pela formação de astronautas e pelo lançamento de missões para o espaço.

O alerta foi feito por uma associação de cientistas, a União dos Cientistas Preocupados, que divulgou um relatório com vário património histórico dos EUA ameaçado pela subida do nível das águas.

Cinco dos sete principais centros da NASA estão localizados ao longo da costa. Os técnicos explicam que a proximidade com a água é necessária para a segurança e logística do lançamento de foguetes e teste de aeronaves.

Do Cabo Canaveral, no Estado da Florida, a Houston, no Estado do Texas, a agência espacial norte-americana está a erigir proteções para o avanço da água e a transferir algumas instalações para mais dentro de terra.

Muitos dos centros da NASA já sofreram prejuízos elevados em resultado de inundações, erosão costeira e fortes furacões, especificou a organização autora do relatório (UCS, na sigla em inglês).

O centro de lançamento mais emblemático deve ser o do Centro Espacial Kennedy, de onde foram lançadas as missões Apollo para a Lua e saíram muitos voos do “vaivém espacial” (‘space shuttle’) ao longo de trinta anos.

“Segundo o gabinete de planeamento e desenvolvimento da NASA, a subida do nível do mar é a maior ameaça individual à continuação das operações no Centro Espacial Kennedy”, particulariza o texto.

A Estátua da Liberdade, em Nova Iorque, a primeira colónia britânica permanente nos EUA na ilha de Jamestown, no Estado da Virgínia, e a histórica cidade portuária Charleston, no Estado da Carolina do Sul, são outros exemplos de património histórico-cultural dos EUA ameaçados pelas alterações climáticas.

“Isto é apenas o topo do icebergue”, disse o diretor da UCS para os impactos climáticos, Adam Markham, acrescentando: “Precisamos de fazer da adaptação uma prioridade nacional e levar os recursos para onde são necessários”.

O Presidente Barack Obama apelou, em 2009, a todas as agências governamentais para se prepararem para as alterações climáticas.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

EUA "confiscam" na Tailândia 200 mil máscaras que iam para a Alemanha

A polícia de Berlim, na Alemanha, encomendou 200 mil máscaras cirúrgicas a uma empresa americana. Porém, foram "confiscadas" em Banguecoque, na Tailândia, e desviadas para os Estados Unidos. O ministro do Interior de Berlim considerou o …

Valência chega a acordo com Diogo Leite. Saída do FC Porto estará quase consumada

O Valência tem 20 milhões de euros para oferecer ao FC Porto em troca do defesa-central Diogo Leite, com quem já terá chegado a acordo. De acordo com o jornal desportivo A Bola, Diogo Leite já …

Jornais espanhóis fazem boicote às "conferências-farsas" do Governo

Os jornais espanhóis, como o Libertad Digital, o El Mundo, o ABC e o Vozpópuli, estão a boicotar as conferências de imprensa do governo de Espanha, acusando-o de filtrar as perguntas dos meios de comunicação. Tudo começou …

Número diário de óbitos desce em Espanha. Mais um campo de refugiados grego em quarentena

Em Espanha, o número diário de óbitos por infeção de covid-19 tem mantido uma tendência de subida. Já na Alemanha, há menos casos, mas mais mortes. Espanha continua a manter a tendência de descida do número …

Trump diz que o pior está para vir (mas admite aliviar restrições para ir à missa na Páscoa)

Este sábado, o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, admitiu que o pior ainda está para vir e que ainda “vai haver muitas mortes". Depois, disse que está a pensar aliviar as restrições para permitir …

Covid-19. Mais 754 casos de infeção e 29 mortes em Portugal

De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Deral da Saúde (DGS) este domingo, há 11.278 infetados por covid-19 em Portugal e 295 óbitos. O número de infetados por covid-19 subiu, este domingo, para um total …

Inspetores do SEF suspeitos de assassinar ucraniano foram identificados em carta anónima

Os três inspetores do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) suspeitos de assassinar um ucraniano no aeroporto de Lisboa foram identificados numa carta anónima enviada à Polícia Judiciária (PJ). De acordo com o semanário Expresso, a …

Avião fretado pelo Estado aterra em Lisboa com 20 toneladas de equipamento médico

Um avião fretado pelo Estado português chegou este sábado a Lisboa com equipamento médico proveniente de Pequim, incluindo 144 ventiladores e máscaras de proteção respiratória, destinados ao Sistema Nacional de Saúde (SNS), informou a embaixada …

Marinha venezuelana divulga vídeo editado sobre colisão com cruzeiro português

A Marinha venezuelana divulgou, este sábado, um vídeo editado sobre a colisão entre o cruzeiro de bandeira portuguesa "Resolute" e uma embarcação da Marina da Venezuela, "Naiguatá GC-23", ocorrido a 30 de março. O vídeo, de …

PCP quer alargar apoio para recibos verdes aos sócios-gerentes e fundo de apoio às pequenas empresas

O PCP considerou este sábado insuficientes as medidas do Governo de resposta económica à pandemia de covid-19 e defende que o apoio previsto para recibos verdes deveria ser alargado aos sócios-gerentes, um fundo público de …