/

Os hotéis de luxo estão a voar e a mudar-se para o mar: clientes querem estadia “6 estrelas”

1

“É um nicho, mas muito competitivo”, e são os clientes que pedem. Marcas de hotéis de luxo viram cada vez mais as suas atenções para iates, cruzeiros e jatos privados: clientes do ultraluxo “esperam serviço de 6 estrelas”.

As marcas de hotéis de luxo expandem cada vez mais o seu negócio para jatos privados e cruzeiros para cativar os seus clientes de alto nível.

Gigantes da hotelaria de renome, como as cadeias Four Seasons, Aman e Ritz-Carlton, estão a transformar as suas ofertas comerciais e a aventurar-se em viagens em jatos privados e cruzeiros para reter e atrair clientes de ‘bolsos cheios’ — um apetitoso nicho de mercado, explicam os analistas.

Passeios em jatos privados

Segundo o Business Insider, que falou com responsáveis dos três hotéis cotados, Four Seasons e Aman têm liderado as viagens aéreas de luxo através de viagens em jatos privados.

O Four Seasons lançou as suas viagens de jato de várias semanas em 2015, com um Airbus A321LRneo personalizado de 48 lugares. Já a Aman, com o seu elegante Airbus ACJ319 de 19 lugares, estilo lounge, iniciou viagens semelhantes em 2013.

“Somos guiados pela procura dos nossos hóspedes, que muitas vezes nos pedem para nos expandirmos para determinadas categorias”, afirmou o COO da Aman.

Ambas as marcas criam itinerários que combinam viagens globais com estadias em suas propriedades de luxo — uma experiência de luxo imersiva.

Embora ainda sejam um acréscimo da atividade principal da empresa, os hotéis, estes novos negócios criam um “efeito auréola” para a marca — uma extensão da sua atividade principal e outra forma de manter relações com clientes fiéis, diz Alejandro Reynal, Diretor Executivo da Four Seasons.

Com o aumento da procura, o Four Seasons expandiu as suas ofertas de viagens a jato, com vários itinerários de 2025 já em lista de espera.

A moda dos cruzeiros

O Ritz-Carlton estreou a sua coleção de iates com o lançamento do Evrima em 2022. O navio de 149 suites, concebido com um ambiente semelhante ao de um iate e um rácio de quase 1 para 1 entre hóspedes e pessoal, tem sido um “game changer” no segmento dos cruzeiros de ultra-luxo — sucesso do iate levou a empresa a planear o seu terceiro navio para 2025.

Esta vaga de cruzeiros topo de gama inspirou a concorrência. O Four Seasons vai lançar o seu navio de 95 suites em 2026, prometendo um luxo inigualável com caraterísticas como elevadores privados e cabines de mais de 3 quilómetros.

“O mercado de cruzeiros de luxo é um nicho, mas muito competitivo”, disse Patrick Scholes, analista de pesquisa de alojamento e lazer da Truist Securities ao Insider.

Ao contrário dos cruzeiros tradicionais, estes empreendimentos dão prioridade à exclusividade, à intimidade e à fidelidade à marca em detrimento da escala.

“Os nossos clientes viajam porque, em primeiro lugar, é a Aman e, em segundo lugar, o destino”, afirma o chefe de operações da hoteleira.

O objetivo é atrair clientes para estas ofertas não por causa do destino, mas devido à sua confiança no compromisso da marca com o luxo.

“Os clientes esperam um serviço de seis estrelas: é bom que o façam bem”, reforçou Scholes.

ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.