Os hotéis da Coreia do Norte são verdadeiras “cápsulas do tempo” (e recebem milhares de turistas)

Nicole Reed

A decoração dos ambientes é a mesma desde os anos 1970

Apesar do seu isolamento internacional, a Coreia do Norte recebe bastantes turistas todos os anos. Os seus hotéis são, no entanto, um pouco antigos, pois têm uma arquitetura e decoração exclusivas criadas nos anos 70. Agora, isso pode ser visto num novo livro que apresenta um pouco da cultura norte-coreana.

A indústria do turismo da Coreia do Norte é controlada pelo Estado e os turistas são acompanhados por funcionários do governo. Os visitantes só têm acesso a locais “aprovados”, o que significa que todos seguem o mesmo itinerário.

Na primavera passada, os fotógrafos James Scullin e Nicole Reed, provenientes da Austrália, passaram cinco noites em Pyongyang, onde visitaram 11 hotéis coreanos. A estadia inspirou-os para que agora lançassem o livro “Hotels of Pyongyang”.

Scullin, que além de fotógrafo é guia turístico, já foi a Pyongyang oito vezes. O australiano revelou à BBC que os hotéis no país tendem a ser espaços mais neutros, onde os visitantes não são vigiados de forma tão rígida pelo governo.

A arquitetura e a decoração dos hotéis oferecem perceções interessantes sobre um país que está praticamente isolado do mundo, mas ainda assim atrai turistas. Como são todos administrados pelo governo, os estabelecimentos não precisam de fazer publicidade e mantêm o mesmo padrão há vários anos.

A arquitetura é ultrapassada

“É muito estranho, sobretudo porque estamos habituados a outra realidade”, conta Scullin. O fotógrafo classifica os hotéis como “relíquias bem conservadas dos velhos tempos”.

Muitos destes hotéis foram construídos durante as décadas de 1970 e 1980 pela Alemanha Oriental e pela União Soviética, depois da Guerra da Coreia deixar grande parte da cidade destruída. Segundo o australiano, essas influências são evidentes na arquitetura e no design dos hotéis até aos dias de hoje.

Tendo em conta que a Coreia do Norte está relativamente isolada do mundo, é normal que se pense que os hotéis estejam vazios e desertos. No entanto, quando Scullin e Reed visitaram a cidade, descobriram que os hotéis estavam repletos de turistas – quase todos oriundos da China. Scullin descobriu que todos os turistas chineses que conheceu vieram para a Coreia do Norte pelo mesmo motivo – o país lembrava-os da China nos anos 70.

“Ao visitar a Coreia do Norte, eles estão a visitar a sua própria história. Muitas pessoas da Alemanha Oriental, Rússia e antigos países da União Soviética visitam por motivos semelhantes”, diz Sculling.

“As nossas fotos dão a impressão de que os hotéis estão desertos, mas isso não é verdade. Os hotéis estavam completamente lotados. Fazer turismo na Coreia do Norte significa acordar às 8h e entrar num autocarro que leva os turistas até museus e monumentos”, afirma Scullin.

O fotógrafo recorda que antes da pandemia de covid-19, o turismo na Coreia do Norte estava em alta. Estima-se que cerca de 100 mil turistas visitam a Coreia do Norte todos os anos.

O autor do livro conta que a infraestrutura turística é muito antiga e não é o que a maioria dos turistas internacionais espera encontrar. Ainda assim, os hotéis têm bares, piscinas e spas, mas não há wi-fi nem serviço de quarto.

Embora os edifícios pareçam ser austeros e uniformes do lado de fora, a decoração interna pode ser colorida e às vezes caprichosa. Um exemplo disso é o hotel Koryo, que possui uma sala de karaoke que parece saída “dos anos 70”.

Nicole Reed

A sala de karaoke do hotel Koryo é toda colorida

“É muito interessante imaginar quem pode ter projetado esta decoração. Provavelmente essa pessoa nunca foi para o Ocidente ou para o Japão, o que significa que este estilo decorativo de aparência estranha surgiu inteiramente da sua imaginação”, remata o fotógrafo.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Pessoas a partir dos 60 anos já podem autoagendar vacinação contra covid-19

Pessoas a partir dos 60 anos já podem fazer o agendamento para a vacinação contra a covid-19, que até agora estava reservado a maiores de 65 anos, disse à Lusa a task force da vacinação. A …

Saturno tem um campo magnético único (e podemos finalmente saber porquê)

Uma nova análise dos dados da sonda Cassini mostrou o que pode estar a acontecer dentro de Saturno para que este planeta tenha um campo magnético tão estranho. De acordo com o site Science Alert, os …

Astrónomos detetam "oceano" invisível de matéria escura a girar fora da Via Láctea

Um misterioso rastro de estrelas, agitado por uma galáxia que deve colidir com a Via Láctea, pode estar prestes a desvendar os mistérios da matéria escura. Uma equipa de cientistas da Universidade do Arizona, nos Estados …

A linguagem de Benoit está a morrer. O senegalês quer salvá-la através da música

O senegalês Benoit Fader Keita está a usar o poder da música para salvar a sua linguagem, ménik, que tem apenas 3 mil falantes e está em risco de extinção. Benoit Fader Keita nasceu no Senegal …

Doença cerebral misteriosa intriga médicos no Canadá

 A doença misteriosa foi identificada, pela primeira vez, em 2015, num doente considerado um "caso isolado e atípico". Há quase dois anos, Roger Ellis desmaiou depois de ter tido uma convulsão durante o 40.º aniversário de …

Estudo sugere que há quatro tipos de Alzheimer

Uma equipa de investigadores sugere que há quatro tipos da doença de Alzheimer, que atacam diferentes zonas do cérebro e têm sintomas distintos. Um novo estudo sugere que o Alzheimer é uma doença bem mais complexa …

Jovens tentam salvar vidas na Índia através do Youtube. Plataforma elimina vídeos por serem "perigosos"

A Índia continua a debater-se com a grave crise sanitária desencadeada pela covid-19. Jovens indianos publicaram no Youtube vídeos a produzir oxigénio em casa, usando processos químicos ensinados nas escolas. A plataforma eliminou-os. De acordo com …

Shuvuuia era um dinossauro do tamanho de uma galinha, que caçava às escuras

Os investigadores descobriram que Shuvuuia, um pequeno dinossauro do tamanho de uma galinha, tinha uma excelente audição e visão noturna, que lhe permitiam caçar de noite. São poucas as aves que têm aquilo que é preciso …

Na China, é ilegal pedir comida em excesso nos restaurantes

A China aprovou uma lei anti-desperdício de alimentos que proíbe clientes de restaurantes de pedirem mais do que precisam, uma legislação abrangente pode prejudicar a experiência de comer fora de casa. A lei, que entrou em …

Sindicato de pilotos denuncia pedidos da TAP para voos em folga

O Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) denunciou pedidos da Transportadora Aérea Portuguesa (TAP) para que alguns trabalhadores efetuem voos em dias de folga, ao mesmo tempo que afirma ter pilotos em excesso. Num email …