Os hotéis da Coreia do Norte são verdadeiras “cápsulas do tempo” (e recebem milhares de turistas)

Nicole Reed

A decoração dos ambientes é a mesma desde os anos 1970

Apesar do seu isolamento internacional, a Coreia do Norte recebe bastantes turistas todos os anos. Os seus hotéis são, no entanto, um pouco antigos, pois têm uma arquitetura e decoração exclusivas criadas nos anos 70. Agora, isso pode ser visto num novo livro que apresenta um pouco da cultura norte-coreana.

A indústria do turismo da Coreia do Norte é controlada pelo Estado e os turistas são acompanhados por funcionários do governo. Os visitantes só têm acesso a locais “aprovados”, o que significa que todos seguem o mesmo itinerário.

Na primavera passada, os fotógrafos James Scullin e Nicole Reed, provenientes da Austrália, passaram cinco noites em Pyongyang, onde visitaram 11 hotéis coreanos. A estadia inspirou-os para que agora lançassem o livro “Hotels of Pyongyang”.

Scullin, que além de fotógrafo é guia turístico, já foi a Pyongyang oito vezes. O australiano revelou à BBC que os hotéis no país tendem a ser espaços mais neutros, onde os visitantes não são vigiados de forma tão rígida pelo governo.

A arquitetura e a decoração dos hotéis oferecem perceções interessantes sobre um país que está praticamente isolado do mundo, mas ainda assim atrai turistas. Como são todos administrados pelo governo, os estabelecimentos não precisam de fazer publicidade e mantêm o mesmo padrão há vários anos.

A arquitetura é ultrapassada

“É muito estranho, sobretudo porque estamos habituados a outra realidade”, conta Scullin. O fotógrafo classifica os hotéis como “relíquias bem conservadas dos velhos tempos”.

Muitos destes hotéis foram construídos durante as décadas de 1970 e 1980 pela Alemanha Oriental e pela União Soviética, depois da Guerra da Coreia deixar grande parte da cidade destruída. Segundo o australiano, essas influências são evidentes na arquitetura e no design dos hotéis até aos dias de hoje.

Tendo em conta que a Coreia do Norte está relativamente isolada do mundo, é normal que se pense que os hotéis estejam vazios e desertos. No entanto, quando Scullin e Reed visitaram a cidade, descobriram que os hotéis estavam repletos de turistas – quase todos oriundos da China. Scullin descobriu que todos os turistas chineses que conheceu vieram para a Coreia do Norte pelo mesmo motivo – o país lembrava-os da China nos anos 70.

“Ao visitar a Coreia do Norte, eles estão a visitar a sua própria história. Muitas pessoas da Alemanha Oriental, Rússia e antigos países da União Soviética visitam por motivos semelhantes”, diz Sculling.

“As nossas fotos dão a impressão de que os hotéis estão desertos, mas isso não é verdade. Os hotéis estavam completamente lotados. Fazer turismo na Coreia do Norte significa acordar às 8h e entrar num autocarro que leva os turistas até museus e monumentos”, afirma Scullin.

O fotógrafo recorda que antes da pandemia de covid-19, o turismo na Coreia do Norte estava em alta. Estima-se que cerca de 100 mil turistas visitam a Coreia do Norte todos os anos.

O autor do livro conta que a infraestrutura turística é muito antiga e não é o que a maioria dos turistas internacionais espera encontrar. Ainda assim, os hotéis têm bares, piscinas e spas, mas não há wi-fi nem serviço de quarto.

Embora os edifícios pareçam ser austeros e uniformes do lado de fora, a decoração interna pode ser colorida e às vezes caprichosa. Um exemplo disso é o hotel Koryo, que possui uma sala de karaoke que parece saída “dos anos 70”.

Nicole Reed

A sala de karaoke do hotel Koryo é toda colorida

“É muito interessante imaginar quem pode ter projetado esta decoração. Provavelmente essa pessoa nunca foi para o Ocidente ou para o Japão, o que significa que este estilo decorativo de aparência estranha surgiu inteiramente da sua imaginação”, remata o fotógrafo.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Clientes com certificado digital válido impedidos de entrar em restaurantes

Estão a ser reportados vários casos de clientes que, ao apresentarem o certificado digital para poderem entrar num restaurante, não conseguem fazê-lo porque o documento está a ser considerado inválido pelos dispositivos eletrónicos. Segundo a rádio …

Covid-19 trouxe "paranoia" ao mercado

Diretor do Norwich City, da Premier League, acha que os responsáveis por alguns clubes não sabem bem o que estão a fazer nos últimos tempos. O Norwich City iria jogar contra o Coventry City, num encontro …

Israel cria "task force" para reverter boicote da Ben & Jerry's na Cisjordânia

Israel criou uma task force para pressionar a empresa de gelados norte-americana Ben & Jerry's e a sua proprietária, Unilever, a reverterem a decisão de boicotar a ocupação israelita na Cisjordânia. "Precisamos de aproveitar os 18 …

Violência armada. 430 mortos na última semana nos EUA e 2021 pode ser dos piores anos de sempre

Só na semana passada registaram-se cerca de 430 mortos e mais de 1000 feridos associados a tiroteios, num ano que está a ser marcado pelo aumento da violência armada nos Estados Unidos. O ano passado foi …

Principais indicadores da crise climática estão a atingir "ponto de inflexão", revela estudo

Um novo estudo sobre os sinais vitais do planeta revelou que muitos dos principais indicadores da crise climática estão a piorar e a aproximar-se ou ultrapassar os pontos de inflexão, à medida que as temperaturas …

Biden acusa a Rússia de tentar intervir nas eleições de 2022 para o Congresso

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Joe Biden, acusou na terça-feira o seu homólogo russo, Vladimir Putin, de tentar interferir nas eleições para o Congresso de 2022, espalhando "desinformação". "Veja o que a Rússia já está …

Polícias rejeitam proposta do MAI para o subsídio de risco e prometem novos protestos

Os sindicatos da PSP e as associações socioprofissionais da GNR rejeitaram, esta quarta-feira, a proposta apresentada pelo Governo para o subsídio de risco e prometem novos protestos até que seja atribuído "um valor justo". "Saímos completamente …

Desta vez, van Vleuten ganhou mesmo (aos 38 anos)

Ficou para trás o episódio caricato do último domingo. Annemiek van Vleuten é a nova campeã olímpica de ciclismo, contrarrelógio. Annemiek van Vleuten iria ficar ligada a um dos momentos mais insólitos, ou mesmo o mais …

Bruxelas assegura aquisição de medicamento para tratamento precoce da covid-19

A Comissão Europeia anunciou, esta quarta-feira, um contrato de aquisição conjunta com a farmacêutica GlaxoSmithKline (GSK) para a compra do sotrovimab, um medicamento destinado ao tratamento precoce da covid-19, cuja utilização está a ser analisada …

Vacinados escapam às restrições da "lista âmbar" britânica

Pessoas vacinadas contra a covid-19 que viagem a partir dos Estados Unidos (EUA) ou da União Europeia (UE) podem evitar a quarentena caso venham de um país da "lista âmbar" britânica, onde está Portugal. Segundo o …