Norte-americano hospitalizado depois de comer a malagueta mais picante do mundo

thechililife / Flickr

Malagueta de Carolina Reaper

Um norte-americano teve de receber assistência hospitalar depois de ingerir a malagueta mais picante do mundo, num concurso gastronómico nos Estados Unidos.

O concurso baseava-se em ingerir o máximo de comida possível no mais curto período de tempo. Nos Estados Unidos, este tipo de concursos são bastante populares, havendo concursos de pizzas, tacos e de malaguetas.

Mas o que parece ser um desfio divertido, pode ser verdadeiramente perigoso e acabar muito mal. Foi o que aconteceu com um norte-americano, de 34 anos, que ingeriu um “Carolina Reaper“, uma das malaguetas mais picantes do mundo.

Segundo o Jornal de Notícias, demorou apenas um minuto para o norte-americano começar a sentir dificuldades em respirar e dores bastante fortes no pescoço, que acabaram por se alastrar até à cabeça.

O caso remonta a 2016, mas só agora foi tornado público na BMJ Case Report. No artigo, é explicado que as dores eram tão fortes que fizeram com que o paciente fosse transportado para a sala de emergência de um centro médico em Cooperstown, no estado de Nova Iorque.

Os médicos realizaram uma tomografia computorizada e uma ressonância magnética ao cérebro do norte-americano, mas nada de incomum foi encontrado.

Contudo, quando tentaram um outro tipo de exame, os médicos ficaram muito surpreendidos: um conjunto de artérias estavam mais estreitas do que o normal, levando-os a considerar que estavam perante um caso de Síndrome da vasoconstrição cerebral reversível.

Cinco semanas depois, o diagnóstico acabou por ser confirmado e foi essa altura também que as artérias voltaram ao normal. Este problema pode resultar, em casos raros, numa acidente vascular cerebral.

Este não é o primeiro caso registado de problemas de saúde relacionados com a ingestão de malaguetas. Em 2012, num outro trabalho científico, ficou provado que um homem terá sofrido um ataque cardíaco depois de tomar comprimidos para emagrecer à base de malaguetas.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Marcelo pede tolerância zero contra o racismo (e pede “sentido nacional” a Governo e oposição)

O Presidente da República recomendou esta quinta-feira aos democratas “tolerância zero” e “sensatez” para combater o racismo, ao comentar as ameaças de que foram alvo três deputadas e outros sete ativistas. “Os democratas devem ser muito …

43% das escolas no mundo sem condições de higiene para reabertura segura

Mais de 40% das escolas no mundo não têm acesso a condições básicas de higiene, como água para lavar as mãos e sabão, aumentando os riscos de reabertura no contexto da pandemia de covid-19, alertam …

Mais seis mortes, 325 novos casos e 237 recuperados

Portugal regista esta quinta-fira mais seis mortes por covid-19, 325 novos casos de infeção e mais 237 pessoas dadas como recuperadas em relação a quarta-feira, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo …

"Filme fantástico". Novo livro revela cartas entre Kim Jong-un e Donald Trump

O líder norte-coreano, Kim Jong-un, qualificou o seu relacionamento com o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, como um “filme fantástico”, segundo os editores de um livro a ser publicado, que revela a correspondência entre …

Grupo avisa Bruxelas que Portugal pode tornar-se ilha ferroviária na Europa

Um grupo de portugueses ligados ao setor ferroviário alertou a comissária europeia dos Transportes para a possibilidade de Portugal se tornar uma ilha ferroviária na Europa devido ao atraso em adotar "a bitola europeia" nas …

China encontra traços do coronavírus em asas de frango importadas do Brasil

Traços do novo coronavírus foram encontrados em asas de frango importadas do Brasil, na cidade de Shenzhen, no sul da China, noticiou, esta quinta-feira, um jornal oficial do Partido Comunista Chinês (PCC). Os traços foram detetados …

Denúncia de Rui Pinto leva a congelamento de conta bancária da Doyen

Oito milhões de euros que estavam numa conta bancária do fundo de investimento Doyen foram congelados pelas autoridades portuguesas. Uma denúncia do whistleblower português Rui Pinto levou o fundo a ser investigado por suspeitas de fraude …

Preocupado com a Bielorrúsia, Macron ligou a Putin (e aproveitaram para falar da vacina russa)

O Presidente francês, Emmanuel Macron, manifestou esta quarta-feira ao seu homólogo russo, Vladimir Putin, "uma preocupação muito grande" quanto à situação na Bielorrússia após a reeleição do chefe de Estado autoritário bielorrusso, Alexander Lukashenko. Segundo indicou …

Obras do Hospital Militar de Belém custaram mais do triplo do valor estimado

As obras no Hospital Militar de Belém, em Lisboa, custaram mais do valor inicialmente estimado, avançou o Diário de Notícias esta quarta-feira. De acordo com o jornal, estava inicialmente previsto que a reabilitação de três …

Autópsia a Valentina revela descolamento do crânio

A autópsia a Valentina, a menina de 9 anos encontrada morta na serra D’el Rei, em Peniche, distrito de Leiria, em meados de maio, revela descolamento do crânio, avança esta quinta-feira o Correio da Manhã. …