PAN quer criar hospital veterinário para os donos mais pobres

Jamie Baker/Flickr

O Partido Pessoas-Animais-Natureza (PAN) vai propor à Assembleia Municipal de Lisboa, na reunião plenária de terça-feira, uma recomendação com vista à criação de um hospital veterinário para donos que “aufiram baixos rendimentos”.

O PAN apela no documento, que será apreciado e votado pelos deputados municipais, à “criação de um hospital veterinário solidário municipal para os detentores de animais que comprovadamente aufiram baixos rendimentos”.

A estrutura deverá também apoiar “as associações de protecção animal com sede na área do município, que não tenham por atribuições a prestação de cuidados médico-veterinários”.

O PAN entende que é “imperioso criar um hospital veterinário municipal para animais errantes, abandonados ou detidos por pessoas em situação de especial vulnerabilidade socio-económica”, que não tenham capacidade para dar aos seus animais de companhia os “cuidados básicos de saúde ou de socorrê-los em situação de emergência”.

O partido lembra que “não são raros os casos de animais perdidos ou abandonados na via pública que são recolhidos por residentes no município de Lisboa, antes de qualquer intervenção por parte da Casa dos Animais de Lisboa”, e nota que a incapacidade financeira dos detentores pode mesmo levar ao seu abandono.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.