Superbactéria encontrada em máquina de lavar afeta 13 crianças

Um caso recente de uma superbactéria num hospital na Alemanha revela que, às vezes, mais vale lavar as roupas no ciclo quente, sobretudo quando pertencem a pessoas doentes ou mais vulneráveis.

De acordo com o Science Alert, depois de 13 recém-nascidos e uma criança de um hospital na Alemanha terem sido infetadas com a superbactéria Klebsiella oxytoca, uma investigação descobriu que a máquina de lavar roupa no mesmo andar onde se encontravam foi a principal culpada.

Os investigadores identificaram vestígios do patógeno nas superfícies e nas sobras da água da máquina de lavar. Ao que tudo indica, a bactéria terá sido transmitida através dos chapéus e meias de malha que estavam na máquina.

Felizmente, nenhuma das crianças ficou gravemente doente, mas a situação é um aviso para a necessidade de diretrizes e padrões rígidos quando se trata de limpar roupa e outros objetos, sobretudo em locais onde se encontram pessoas doentes e mais vulneráveis.

Quando a máquina de lavar foi removida do hospital, a colonização por K. oxytoca desapareceu. O estudo de caso concluiu que enxaguar as roupas no final da lavagem com água fria, sem detergente, pode ter permitido que a bactéria prosperasse. A humidade dos quartos do hospital, ao permitir que a água residual condensasse na vedação de borracha da porta, também não terá ajudado.

“Este é um caso altamente incomum para um hospital, pois envolve uma máquina de lavar de uso doméstico”, diz a higienista Ricarda Schmithausen, da Universidade de Bonn.

Tal como destaca a investigadora, o eletrodoméstico em questão não atendia aos padrões de higiene atuais do país para uso hospitalar, embora estivesse tecnicamente localizada fora da lavandaria principal e usada apenas para as roupas das mães e dos bebés.

Neste caso, as consequências foram mínimas. No entanto, uma infeção causada por esta superbactéria pode causar problemas gastrointestinais e respiratórios (ou até morte), havendo poucos antibióticos que possam ser usados no seu tratamento.

O Science Alert destaca que, como é óbvio, os riscos das superbactérias num hospital são bastante diferentes daquilo que podemos esperar em nossa casa. Os ciclos de baixa temperatura ainda são perfeitamente adequados para roupas comuns, desde que sigamos as instruções de lavagem.

Porém, este caso mostra que talvez seja necessário analisar mudanças no design e nos processos das máquinas de lavar para impedir que esses dispositivos alojem superbactérias, especialmente nos casos de pacientes (e isso aplica-se a casas e hospitais).

“Se se trata de pessoas idosas, com feridas abertas ou cateteres na bexiga, ou pessoas mais jovens, com lesões supurantes ou infeções, a roupa deve ser lavada a temperaturas mais altas, ou com desinfetantes eficientes, para evitar a transmissão de patógenos perigosos”, diz o higienista Martin Exner, da Universidade de Bonn.

A investigação foi publicada na revista científica Applied and Environmental Microbiology.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. É muito simples a desinfecção de roupas.
    Se deve usar alvejante sem cloro para roupas coloridas e com cloro para roupas brancas.
    Por este motivo as roupas hospitalares são brancas, para melhorar a qualidade da desinfecção.

RESPONDER

Idosa de 93 anos recuperou de Covid-19 (e há 6 crianças em estado grave no Dona Estefânia)

Uma mulher de 93 anos que esteve internada em Lisboa, com Covid-19, recuperou da infecção ao cabo de 11 dias. Enquanto isso, há seis crianças com idades entre 4 meses e 17 anos que estão …

"Grande erro" da Europa é não usar máscaras, considera especialista chinês

George Gao, diretor dos Centros de Controlo e Proteção de Doenças da China (CDC), considera que o "grande erro" da Europa no combate à pandemia de covid-19 é o facto de as pessoas não usarem …

Obama critica de Trump. "Cada um de nós deve exigir mais dos nossos líderes"

O ex-Presidente norte-americano, Barack Obama, considerou esta terça-feira que o seu sucessor, Donald Trump, ignorou os avisos sobre os riscos de uma pandemia do novo coronavírus, e recordou o mesmo comportamento quanto às alterações climáticas, …

Covid-19. Hotel cinco estrelas na Austrália vai acolher sem-abrigo

A Austrália vai levar a cabo um projeto piloto que visa retirar das ruas alguns sem-abrigo e transferi-los para hotéis de luxo, protegendo-os assim do novo coronavírus oriundo da China (Covid-19).  O projeto, Hotels With Heart, …

Red Bull equacionou infeção voluntária dos seus pilotos

Um responsável da Red Bull admitiu que propôs aos pilotos da marca austríaca, que participa no Mundial de Fórmula 1, uma estratégia de infeção voluntária de covid-19, visando ficarem imunes no início da temporada. Helmut Marko …

TAP avança com lay-off para 90% dos trabalhadores (e reduz atividade para cinco voos semanais)

Numa mensagem enviada aos seus funcionários, a TAP revelou que vai mesmo avançar com um processo de 'lay-off' para 90% dos trabalhadores e com a redução do período normal de trabalho em 20% para os …

Estado vai devolver 3 mil milhões em reembolsos do IRS

O Estado vai devolver 3 mil milhões de euros aos contribuintes em reembolsos do IRS, cuja entrega arranca esta quarta-feira e se estende até 30 de junho. A informação foi avançada pelo ministro de Estado, …

Há quatro infetados no sistema prisional. Estão todos em isolamento domiciliário

O Ministério da Justiça revelou esta terça-feira que aumentou para quatro o número de infetados com covid-19 no sistema prisional e que estão todos em isolamento domiciliário segundo indicação da saúde pública. Em comunicado, o Ministério …

Sousa Cintra diz que Rafael Leão "não ficou no Sporting porque foi apertado"

Sousa Cintra, ex-líder da SAD do Sporting no tempo da Comissão de Gestão, lamenta a rescisão do jogador Rafael Leão, considerando que "ele não continuou porque foi apertado". O jovem jogador foi, recentemente, condenado a …

Portugal tem há cinco dias os mesmos 43 recuperados. DGS e especialistas explicam porquê

Portugal regista, desde o passado dia 27 de abril, os mesmos 43 recuperados da Covid-19, segundo os boletins epidemiológicos diários da Direção-Geral da Saúde. Questionado pela agência Lusa sobre a estagnação no número de altas hospitalares …