Hospital desligou ventilador a grávida em morte cerebral

DR Erick Muñoz

Erick Muñoz junto a um quadro com Marlise e o filho de 15 meses

Erick Muñoz junto a um quadro com Marlise e o filho de 15 meses

O hospital John Peter Smith, em Fort Worth, no Texas (EUA), desligou os sistemas de apoio de vida de Marlise Munoz, de 33 anos, grávida e em morte cerebral, depois de uma resolução judicial ter dado razão à família.

Marlise Muñoz foi encontrada inconsciente no chão da cozinha há dois meses. A mulher de 33 anos estava grávida de um feto com 14 semanas, que agora teria 22 semanas mas que apresentava deformidades, de acordo com os advogados da família.

Os pais de Marlise e Erick Muñoz, o marido, pediram a um tribunal que as máquinas fossem desligadas, já que foi esse o desejo expresso da mulher se uma situação destas surgisse.

No Texas, tal como em outros cerca de 20 estados norte-americanos, a lei proíbe que o suporte de vida seja desligado caso a doente esteja grávida.

A lei, aprovada em 1989 e modificada em 1999, estabelece que ninguém pode suspender um tratamento para manter artificialmente a vida se a doente estiver grávida.

O hospital, que durante estes 2 meses se manteve reticente e contrariou a posição da família, anunciou que ia acatar a decisão judicial.

Os advogados da família, em nome de Erick Munoz, informaram que o corpo foi desligado do ventilador às 11:30 locais (17:30 em Lisboa).

Marlise estava grávida de 14 semanas, mas o feto sofria de hidrocefalia, transtorno gerado pela acumulação de água em excesso no cérebro e que, geralmente, destrói as principais funções cerebrais e pode provocar paralisia.

A família de Marlise defendeu esta solução desde o primeiro momento, quando a antiga paramédica sofreu uma embolia cerebral e foi declarada em situação de morte cerebral. Marlise nunca se mostrou favorável à manutenção artificial da vida.

Depois de na sexta-feira o juiz ter dado razão à família, este sábado os dirigentes do hospital debateram se deviam respeitar a sentença, tendo finalmente anunciado que ia desligar os sistemas de apoio de vida, “já que isso era uma decisão familiar”.

ZAP/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Professora que revelou o que ia sair no exame de Português vai ser demitida

A professora, que foi presidente da Associação de Professores de Português, que em 2017 divulgou o conteúdo do exame de Português foi demitida pelo Ministério da Educação. Edviges Ferreira foi considerada culpada por ter partilhado o …

Asteróide passa esta sexta-feira entre a Terra e a Lua

Um asteróide de grandes dimensões, recentemente descoberto, voará esta semana a uma distância relativamente próxima da Terra, avança o o Centro de Estudos de Objetos Próximo da Terra da agência espacial norte-americana. O asteróide, designado como …

A Física diz que nunca tocamos realmente num objeto

Se está, neste momento, com o telemóvel na mão ou a tocar no seu computador para conseguir ler esta notícia, desengane-se: segundo a Física, não está a tocar em nada. Tudo o que conseguimos ver, tocar …

Se os buracos negros o confundem, prepare-se para os buracos brancos

Os buracos negros podem ser o mistério mais atraente do Universo, mas não são o único tipo de "buraco" no Espaço. Os buracos negros atraem a atenção de muitos amantes de astronomia por serem tão misteriosos. …

MySpace perdeu 12 anos de músicas, fotografias e vídeos

A rede social MySpace anunciou que perdeu todas as músicas, fotografias e vídeos com mais de três anos. A perda de conteúdo deveu-se a uma falha na migração de servidor. O MySpace, outrora uma das maiores …

Pela primeira vez uma mulher vence o prémio Abel, o "Nobel" da matemática

A matemática pioneira Karen Uhlenbeck, antiga professora da Universidade do Texas, em Austin (Estados Unidos), recebeu o Prémio Abel de 2019, tornando-se a primeira mulher a receber a distinção, uma das mais ilustres na área. A …

Após 65 anos, diário revela romance entre rei belga e a madrasta

O rei Balduíno da Bélgica terá mantido uma relação secreta com a madrasta, a princesa Lilian, segunda esposa do seu pai, Leopoldo III. A revelação foi feita 65 anos depois, através dos diários do ex-primeiro-ministro …

Estudo revela que consumo diário de canábis aumenta risco de psicose

O consumo diário de canábis, sobretudo de elevada potência, está fortemente ligado ao risco de desenvolver uma psicose, conclui um estudo, que analisou pessoas em 11 locais da Europa e um no Brasil. Vários estudos observacionais …

Uma bebé nasceu "grávida" do seu irmão gémeo

Mónica Vega realizou uma ecografia durante o sétimo mês da sua gravidez daquela que seria a sua terceira filha. Mas, nas imagens, descobriu que dentro da sua bebé estava outro feto mais pequeno. O caso, que …

Só há um país na União Europeia com melhores estradas que Portugal

Portugal é o segundo estado-membro da União Europeia com estradas com mais qualidade e tem registado desde 2010 uma diminuição do número de mortes em acidentes de viação, revela um relatório divulgado esta terça-feira pela …