Hospitais proibidos de passar cheques-cirurgia a partir de 2017

4

André Kosters / Lusa

O Ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes

O Ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes

Medida criada em 2004 tinha como objetivo combater as listas de espera mas vai deixar de ser permitida a partir de 2017, a não ser que os hospitais provem uma real necessidade.

Os hospitais vão ficar inibidos de passar cheques-cirurgia para o setor convencionado, a partir do próximo ano, a menos que demonstrem a real necessidade deste recurso, anunciou esta quarta-feira o ministro da Saúde.

Adalberto Campos Fernandes, que está a ser ouvido na Comissão Parlamentar da Saúde sobre a política geral do seu ministério, revelou que os hospitais vão ter de fazer prova da real necessidade de recorrer ao setor convencionado para dar resposta cirúrgica aos seus utentes.

O ministro referia-se aos cheques-cirurgia previstos no Sistema Integrado de Gestão de Inscritos para Cirurgia (SIGIC), criado em 2004 para combater as listas de espera.

“A partir de 1 de janeiro, os hospitais ficarão inibidos de passar cheques para o setor convencionado, a menos que façam disso prova”, disse o ministro.

/Lusa

4 Comments

  1. A real necessidade dos hospitais públicos é a falta de pessoal a todos os níveis além de equipamentos modernos e eficazes.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.