Homossexuais não devem trabalhar com rapazes, diz professor de Direito

IP Beja TV

António Menezes Cordeiro

António Menezes Cordeiro, professor catedrático de Direito, defende que as empresas não podem ser acusadas de discriminação por não contratarem um homem para vigilante de um internato de rapazes, caso este seja homossexual.

A opinião do jurista surge na página 566 de um livro da sua autoria, “Direitos do Trabalho I”, manual universitário publicado este mês, que foi referido no site Coisas do Género, que denuncia casos de discriminação.

No texto, o jurista e docente na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa defende que “a vida íntima de uma pessoa pode, em qualquer momento, ser conhecida” e isso “pode prejudicar a imagem de uma empresa”.

Questionado pelo Público sobre a escolha do exemplo citado, o académico afirma que “são exemplos comuns em qualquer obra” sobre direito de trabalho.

Menezes Cordeiro garantiu ainda que “a obra não tem qualquer conteúdo sexista” e que se discute apenas “a adequação do perfil à função”. “Por exemplo, se eu não tiver uma boa constituição física não posso ser estivador”, disse.

Confrontado com a aplicação do mesmo critério para um segurança heterossexual num internato de raparigas, o docente disse que “se for uma vigilância interna já pode levantar questões”. “Nas prisões femininas, são mulheres. Nos aeroportos, quando passa na zona de segurança, se for mulher, não é apalpada por um homem, mas por uma mulher. Reflete uma adequação da pessoa relativamente à função”, vincou o jurista.

Para Menezes Cordeiro, as empresas também não podem ser acusadas de discriminação se decidirem não contratar uma mulher que se candidate a um trabalho de modelo apenas pelo facto de esta ser recém-casada.

Questionado sobre o último exemplo, Menezes Cordeiro repete o argumento, acrescentando que o matrimónio recente poderá ser sinónimo de uma gravidez num futuro próximo.

“A orientação sexual é um direito que está previsto na Constituição”, lembra. “Não há nenhum político que corra o risco de tocar nisto, mas nas universidades somos pessoas livres”, acrescentou.

“O livro trata de tantos temas mais complexos, mas são os exemplos deste género, destas situações ilustrativas, que são os mais discutidos”, concluiu, insistindo mais uma vez que não há discriminação nem interpretações sexistas nos exemplos referidos.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

André Ventura - Chega

Ventura diz que PSD está "igual" ao PS - e desafia Rio a justificar atraso no interior

O líder do Chega, André Ventura, manifestou-se hoje preocupado com o panorama político à direita, observando que o PSD está “igual” ao PS e acusando ambos os partidos de terem abandonado o interior do país. “Estou …

Sem Cristiano, o que se passa com a Juventus?

Nenhum triunfo em quatro jornadas do campeonato. Não acontecia há 60 anos. E o problema maior não estará no ataque, apesar da saída de Cristiano Ronaldo. Estreia na temporada: 2-2 no terreno da Udinese. Receber o …

Pacto AUKUS. Nova aliança dos EUA na Ásia-Pacífico pode levar a "corrida às armas nucleares"

A nova aliança dos Estados Unidos (EUA) na região da Ásia-Pacífico e a recente compra de submarinos norte-americanos por parte da Austrália pode desencadear uma "corrida às armas nucleares" na região, avisou esta segunda-feira a …

Costa foi omnipresente, agradeceu a regueifa e recarregou a "bazuca" como arma política

António Costa correu oito concelhos do Norte, em missão de campanha eleitoral. A "bazuca" europeia é usada como arma política, assim como a gestão da pandemia. A pandemia era um ponto de inflexão para as eleições …

"Queremos justiça", exigem famílias de vítimas do ataque em Cabul. CIA alertou para a presença de civis

A família das 10 vítimas mortais do ataque com drone dos EUA a um veículo em Cabul exigem que os operadores sejam julgados em tribunal. A CIA terá alertado para a presença de civis segundos …

Rio abre o jogo sobre o futuro do PSD. Não se recandidata se fizer "igual, pior ou muito pouquinho melhor"

Líder social-democrata deu a conhecer o que é, para o próprio, um bom resultado nas próximas autárquicas, recusou-se a falar sobre as movimentações internas no PSD, expôs o papel do partido na votação do OE …

FBI diz ter encontrado corpo em parque natural que "será de Gabby Petito"

Este domingo foi encontrado um corpo no parque nacional de Wyoming, nos Estados Unidos, que corresponde ao da jovem Gabrielle Petito, que se encontrava desaparecida, anunciou a polícia federal norte-americana (FBI). Gabby Petito, de 22 anos, …

Nuno Espírito Santo admite que "muita coisa correu mal", mas não escapa às críticas

O Tottenham saiu derrotado por 3-0 do embate com o Chelsea. Nuno Espírito Santo reconheceu os problemas na equipa, que foi duramente criticada por Roy Keane. O Chelsea manteve-se no comboio dos líderes da Liga inglesa, …

Críticas às novas tabelas da ADSE em várias áreas da Saúde

A nova tabela da ADSE, que entrou em vigor a 01 de setembro, tem enfrentado críticas de vários setores da Saúde, desde dentistas a nutricionistas, principalmente pelos valores atribuídos a alguns atos, exclusões e restrições. A …

Cuba é o primeiro país a vacinar crianças a partir dos dois anos

Depois de um drástico aumento de casos e mortes em crianças, a estratégia de vacinação em Cuba mudou. Com o objetivo de ter mais de 90% dos 11 milhões de habitantes imunizados até Dezembro, as autoridades …