Os homens têm um soco mais poderoso do que as mulheres. A Ciência explica porquê

Regra geral, os homens têm socos mais poderosos do que as mulheres. A evolução pode explicar este fenómeno, já que no passado as lutas interpessoais eram habituais.

Segundo um estudo da Universidade de Utah, nos Estados Unidos, os machos da espécie humana, como os de outras espécies humanas, desenvolveram força na parte superior dos seus corpos como uma arma crítica para vencer disputas.

David Carrier, professor de ciências biológicas da Universidade de Utah, estuda a hipótese da evolução de estruturas especializadas para a luta no corpo humano devido a gerações de agressão interpessoal entre machos há anos.

“Em mamíferos em geral, a diferença entre machos e fêmeas é geralmente maior nas estruturas que são usadas como armas”, explicou à Phys.

Diversas investigações anteriores debruçaram-se sobre o soco como “arma” humana. Uma delas mostrou que as proporções da mão humana não são ideais apenas para destreza manual, mas também para protegê-la ao formar um punho.

Outro estudo mediu a força dos ossos da cara como alvos possíveis de socos. Por fim, um estudo focou-se em como os nossos pés apoiados no chão podem conferir força adicional à parte superior dos nossos corpos.

Os cientistas já sabem que a parte superior do corpo dos homens tem, em média, 75% mais massa muscular e 90% mais força do que a das mulheres. Mas porquê? Não precisa de ser necessariamente para dar socos. Essa força superior pode ter-se desenvolvido para um lançamento mais eficiente de flechas ou caça com lança, por exemplo.

Segundo Carrier, se os homens evoluíram para se especializarem em dar socos, então devem ser particularmente fortes nos músculos associados a essa ação.

Para descobrir isso, o investigador e os seus colegas projetaram experiências para explorar as diferenças físicas no que diz respeito à força do soco entre 20 homens e 19 mulheres fisicamente ativos. A fim de evitar que os participantes se magoassem, as suas forças foram medidas através de modelos que imitavam os movimentos de um soco.

Os cientistas também registaram a força dos participantes enquanto eles realizavam movimentos semelhantes a atirar uma lança, para eliminar hipóteses alternativas.

Ainda que todos os participantes tivessem níveis semelhantes de aptidão física, a força dos homens durante um movimento de soco era cerca de 162% maior do que a das mulheres. Até mesmo o pior dos homens era mais forte que a melhor das mulheres.

Os cientistas não encontraram a mesma magnitude de diferença no que diz respeito à força dos participantes durante o movimento de tração, o que aumenta a probabilidade de que a força da parte superior do corpo dos homens evoluiu especialmente para desferir socos.

Carrier esclarece que este tipo de diferença entre os sexos, chamada de dimorfismo sexual, é algo que se desenvolve com o tempo e com um propósito. Um artigo sobre o estudo foi publicado, em janeiro, na revista científica Journal of Experimental Biology.

“Este é um exemplo dramático de dimorfismo sexual consistente com o facto de os homens se tornarem mais especializados em lutas, e os homens lutarem de uma maneira específica, que é dando socos”, acrescentou.

No passado, a evolução pode ter levado os homens a especializarem-se em socos, uma vez que as agressões interpessoais eram comuns e faziam parte da sobrevivência da espécie.

No entanto, isto não significa que somos “programados” para lutar. A espécie humana também evoluiu outras características baseadas no convívio com outros indivíduos, como a cooperação entre grupos.

“A natureza humana também é caracterizada por evitar a violência e encontrar maneiras de cooperar e trabalhar juntos, ter empatia, cuidar um do outro. Existem dois lados de quem somos como espécie. Se o nosso objetivo é minimizar todas as formas de violência no futuro, entender as nossas tendências e a nossa natureza realmente ajudará”, apontou Carrier.

PARTILHAR

RESPONDER

Há uma nova explicação para o naufrágio do Titanic: Uma fantástica Aurora Boreal

Todos conhecemos a história do Titanic. Também todos sabemos que o seu naufrágio aconteceu após o grande navio ter embatido num iceberg. Contudo, um investigador americano põe novas hipóteses em cima da mesa. E se …

Famalicão 1-5 Benfica | "Águia" faminta com nota artística

Após a desilusão de Salónica, que ditou um adeus precoce dos milhões da fase de grupos da Liga dos Campeões, o Benfica goleou na noite desta sexta-feira o Famalicão por 5-1, numa espécie de redenção. Neste …

O anonimato de Banksy teve um custo. Perdeu os direitos sobre uma das suas obras mais icónicas

O famoso artista de rua britânico Banksy perdeu uma longa batalha judicial pelos direitos autorais da obra "The Flower Thrower", contra a Full Colour Black, empresa que produz postais de felicitações. Banksy, o misterioso artista que, …

Reino Unido e Espanha aumentam restrições. Itália e Alemanha com quase dois mil casos

Madrid restringe movimentos de 850 mil pessoas, Itália regista um aumento dos casos de infeção nas últimas 24 horas, britânicos enfrentam novas restrições no país e Alemanha com dois mil novos casos de covid-19. A região …

Trump novamente acusado de assédio sexual. "Enfiou a língua na minha garganta", disse Amy Doris

O Presidente dos EUA, Donald Trump, foi acusado esta quinta-feira de agressão sexual por uma ex-modelo, num episódio que alegadamente terá ocorrido num torneio de ténis, em 1997. A ex-modelo Amy Dorris relatou ao jornal britânico …

Ventura pondera suspender mandato para se dedicar à campanha presidencial

O presidente do Chega afirmou hoje que o seu partido "está a analisar" no plano jurídico a questão da suspensão temporária do seu mandato de deputado para se dedicar às campanhas dos Açores e presidenciais. Em …

Schumacher está em estado vegetativo e dificilmente recupera, avisa neurologista

Um neurologista ouvido num documentário da RMC Sport diz que o ex-piloto de Fórmula 1 Michael Schumacher está em estado vegetativo e dificilmente recuperará. Já passaram quase sete anos desde que Michael Schumacher sofreu um acidente …

Processos com acórdãos a meias entre Rangel e Galante estão em risco

Durante dez anos, centenas de acórdãos do Tribunal da Relação de Lisboa foram feitos a meias entre Rui Rangel e Fátima Galante. Agora, esses processos estão em risco. A Procuradoria-Geral da República anunciou esta sexta-feira a …

Espanha. Jovem é esfaqueado após alertar para o uso de máscara

Três homens foram detidos em Madrid sob suspeita de terem esfaqueado um jovem que chamou a atenção de um deles por não usar máscara no interior de uma mercearia. Espanha é dos países do mundo mais …

Dez apostas que podem despontar o seu talento na Liga NOS

Nos últimos anos, dificilmente se encontra um mercado de Verão tão interessante como este. Contra todas as expectativas, dado que a pandemia trouxe alguma incerteza, os clubes portugueses têm investido mais e melhor, desde o …