Evolução do cromossoma Y pode fazê-lo desaparecer (e aos homens também)

De acordo com estudos recentes, o cromossoma Y, que só os homens possuem, está a deteriorar-se e pode vir a desaparecer completamente num futuro próximo.

Esta conclusão assustadora é do biólogo evolucionista Mark Pagel que, recentemente, escreveu um artigo sobre o tema para a BBC.

Pagel indica que os nossos antepassados do sexo masculino tinham cerca de 1.400 genes. No entanto, hoje em dia os homens não transportam mais de 27, enquanto as mulheres têm cerca de mil.

Entretanto, embora o cromossoma Y tenha muito poucos genes funcionais, é muito resistente e tem um papel fundamental no desenvolvimento dos órgãos sexuais masculinos.

Os cromossomas são estruturas localizadas no núcleo da célula. Os seres humanos têm 23 pares de cromossomas, mas apenas um par deles (Y e X) determina se o feto será do sexo feminino ou masculino.

Assim, as mulheres têm dois cromossomas X (XX) e os homens portam um cromossoma X e um cromossoma Y (XY). Um menino herda um cromossoma Y do seu pai e um cromossoma X da sua mãe, enquanto uma menina herda um cromossoma X da sua mãe e outro do seu pai.

No entanto, de acordo com investigadores, o cromossoma Y tem vindo a evoluir muito mais rápido do que o cromossoma X e começou a perder genes, o que poderá resultar mesmo no seu desaparecimento e, como tal, no desaparecimento dos homens.

Nascimentos virginais

O nascimento virginal ou partenogénese é o desenvolvimento de um feto a partir de uma célula feminina que não foi fertilizada. Noutras palavras, um tipo de reprodução assexual que poderá vir acontecer entre os seres humanos caso os homens deixem de existir.

No mundo animal, já há algumas espécies que se reproduzem naturalmente por partenogénese como, por exemplo, insetos, anfíbios, répteis, aves e tubarões.

Por que é que os homens são necessários?

Apesar desta assustadora versão da história, o biólogo usa, no mesmo artigo, alguns fatores em defesa do seu género.

Por exemplo, para Pagel, a competição sexual garante que os indivíduos pouco aptos para a reprodução sejam excluídos do processo. Portanto, a seleção sexual não só contribui para a preservação da saúde do património genético como ainda evita a sua extinção.

Além disso, durante séculos foi considerado inaceitável que uma mulher tivesse filhos sem um homem ao seu lado, e esta ideia de que uma criança precisa dos dois pais para crescer feliz, embora seja discutida, tornou-se tão normal na nossa sociedade que o desaparecimento dos homens poderia acarretar efeitos graves para a psicologia dos seres humanos, escreve.

ZAP / Sputnik News

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Finalmente percebi porque é que os homens, pelo menos neste país, parecem ter cada vez menos tomates: é uma questão cromosómica! Citando o artigo “o cromossoma Y tem muito poucos genes funcionais, é muito resistente e tem um papel fundamental no desenvolvimento dos órgãos sexuais masculinos”. Pronto, está explicada a razão pela qual há aí tanto “destomatado” e inseguro à solta! Obrigado ciência e peço desculpa pelos maus pensamentos que tenho tido acerca de tantos homens que parecem umas alforrecas! Afinal não é culpa deles…são doentinhos…nos cromossomas!
    Depois adorei a pergunta “Por que é que os homens são necessários?” Olhe, não sei… mas se alguém souber que dê um palpite, porque pelos vistos dentro de uns tempos, para nada! Como pertenço à geração da peste grisalha (citando as palavras de um “ilustre” secretário de Estado), espero já cá não estar para ver!

  2. Agora já estou a perceber melhor porque existe por aí tanto paneleiro e partidos até apaneleirados, de alguma forma a espécie humana terá que acabar tão indigna pelos vistos do planeta que habita e esta poderá ser uma forma de extinção se a bomba atómica não se antecipar.

RESPONDER

Vacina da Pfizer. Intervalo entre doses aumenta para 28 dias (e lista de prioritários vai incluir pessoas com trissomia-21)

O intervalo entre a toma das duas doses da vacina da Pfizer/BioNtech contra a covid-19 foi alargado de 21 para 28 dias, anunciou esta segunda-feira o secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda …

Caso do avião com cocaína. PJ vai vigiar Aérodromo de Tires 24 horas por dia

A Polícia Judiciária (PJ) vai vigiar as movimentações de aeronaves e passageiros que chegam e saem do Aeródromo de Tires 24 horas por dia. A informação foi adiantada pelo Correio da Manhã, que falou com …

Facebook paga 650 milhões para encerrar litígio sobre vida privada nos EUA

O juiz federal norte-americano James Donato aprovou a indemnização de 650 milhões de dólares (540 milhões de euros) a 1,6 milhões de utilizadores do estado norte-americano do Illinois por parte do Facebook. Este acordo, assinado na …

"Retoma da normalidade". Bruxelas propõe este mês livre-trânsito digital para vacinados e recuperados

A Comissão Europeia vai apresentar este mês uma proposta legislativa para criar um livre-trânsito digital que permita retomar as viagens em altura de pandemia de covid-19, comprovando a vacinação ou a recuperação dos cidadãos. A informação …

Noiva de Khashoggi pede "punição imediata" de Mohammed bin Salman

As declarações da noiva de Jamal Khashoggi surgem depois de as autoridades norte-americanas terem publicado um relatório em que Mohammed bin Salman é acusado de ter ordenado o assassínio do jornalista. Joe Biden está a ser …

Covax permite que países mais pobres comecem a receber a vacina (mas só garante 20% da vacinação)

A Covax visa fornecer vacinas contra a covid-19 a 20% da população de 200 países e territórios que estão incluídos no sistema através de um sistema de financiamento que permite a 92 economias de baixo …

Reino Unido vacinou 20 milhões com 1.ª dose. País deteta casos de variante de Manaus

O ministro da Saúde britânico, Matt Hancock, anunciou no domingo que mais de 20 milhões de pessoas no Reino Unido já receberam a primeira dose da vacina contra covid-19. "Estou absolutamente encantado por informar que mais …

Famílias numerosas já podem pedir desconto no IVA da luz

As famílias com cinco ou mais elementos podem pedir a redução do IVA da eletricidade ao seu fornecedor a partir desta segunda-feira e têm de comprovar a sua condição de família numerosa. Em causa está a …

Netflix foi a grande vencedora da noite dos Globos de Ouro

  A 78.ª edição dos Globos de Ouro decorreu de forma virtual, com apresentação de Tina Fey e Amy Poehler e a participação de alguns dos laureados do ano passado. Os Globos de Ouro, prémios de cinema …

Portugal regista mais 34 óbitos e 394 novos casos. O número mais baixo desde setembro

Portugal registou esta segunda-feira 394 novos casos de infeção por covid-19 e mais 34 mortes, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde. De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS), nas …