Evolução do cromossoma Y pode fazê-lo desaparecer (e aos homens também)

De acordo com estudos recentes, o cromossoma Y, que só os homens possuem, está a deteriorar-se e pode vir a desaparecer completamente num futuro próximo.

Esta conclusão assustadora é do biólogo evolucionista Mark Pagel que, recentemente, escreveu um artigo sobre o tema para a BBC.

Pagel indica que os nossos antepassados do sexo masculino tinham cerca de 1.400 genes. No entanto, hoje em dia os homens não transportam mais de 27, enquanto as mulheres têm cerca de mil.

Entretanto, embora o cromossoma Y tenha muito poucos genes funcionais, é muito resistente e tem um papel fundamental no desenvolvimento dos órgãos sexuais masculinos.

Os cromossomas são estruturas localizadas no núcleo da célula. Os seres humanos têm 23 pares de cromossomas, mas apenas um par deles (Y e X) determina se o feto será do sexo feminino ou masculino.

Assim, as mulheres têm dois cromossomas X (XX) e os homens portam um cromossoma X e um cromossoma Y (XY). Um menino herda um cromossoma Y do seu pai e um cromossoma X da sua mãe, enquanto uma menina herda um cromossoma X da sua mãe e outro do seu pai.

No entanto, de acordo com investigadores, o cromossoma Y tem vindo a evoluir muito mais rápido do que o cromossoma X e começou a perder genes, o que poderá resultar mesmo no seu desaparecimento e, como tal, no desaparecimento dos homens.

Nascimentos virginais

O nascimento virginal ou partenogénese é o desenvolvimento de um feto a partir de uma célula feminina que não foi fertilizada. Noutras palavras, um tipo de reprodução assexual que poderá vir acontecer entre os seres humanos caso os homens deixem de existir.

No mundo animal, já há algumas espécies que se reproduzem naturalmente por partenogénese como, por exemplo, insetos, anfíbios, répteis, aves e tubarões.

Por que é que os homens são necessários?

Apesar desta assustadora versão da história, o biólogo usa, no mesmo artigo, alguns fatores em defesa do seu género.

Por exemplo, para Pagel, a competição sexual garante que os indivíduos pouco aptos para a reprodução sejam excluídos do processo. Portanto, a seleção sexual não só contribui para a preservação da saúde do património genético como ainda evita a sua extinção.

Além disso, durante séculos foi considerado inaceitável que uma mulher tivesse filhos sem um homem ao seu lado, e esta ideia de que uma criança precisa dos dois pais para crescer feliz, embora seja discutida, tornou-se tão normal na nossa sociedade que o desaparecimento dos homens poderia acarretar efeitos graves para a psicologia dos seres humanos, escreve.

ZAP / Sputnik News

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Finalmente percebi porque é que os homens, pelo menos neste país, parecem ter cada vez menos tomates: é uma questão cromosómica! Citando o artigo “o cromossoma Y tem muito poucos genes funcionais, é muito resistente e tem um papel fundamental no desenvolvimento dos órgãos sexuais masculinos”. Pronto, está explicada a razão pela qual há aí tanto “destomatado” e inseguro à solta! Obrigado ciência e peço desculpa pelos maus pensamentos que tenho tido acerca de tantos homens que parecem umas alforrecas! Afinal não é culpa deles…são doentinhos…nos cromossomas!
    Depois adorei a pergunta “Por que é que os homens são necessários?” Olhe, não sei… mas se alguém souber que dê um palpite, porque pelos vistos dentro de uns tempos, para nada! Como pertenço à geração da peste grisalha (citando as palavras de um “ilustre” secretário de Estado), espero já cá não estar para ver!

  2. Agora já estou a perceber melhor porque existe por aí tanto paneleiro e partidos até apaneleirados, de alguma forma a espécie humana terá que acabar tão indigna pelos vistos do planeta que habita e esta poderá ser uma forma de extinção se a bomba atómica não se antecipar.

RESPONDER

PS e BE afastados "porque dá jeito" (e os riscos de andar para trás)

O líder do PSD alertou este domingo para o distanciamento do PS em relação ao BE, porque “dá jeito para as eleições”, notando ser uma tentativa de “limpar” a proximidade dos últimos quatro anos e …

A KLM vai passar a "voar" de comboio

A KLM, que já tinha sugerido que se voasse menos e se viajasse mais de comboio, confirmou que vai retirar um dos voos Bruxelas-Amesterdão, passando os passageiros a efetuar a rota sobre carris, num comboio …

Cientistas fazem reconstrução facial de um guerreiro escocês do séc XV

Cientistas reconstruiram digitalmente o rosto daquele que terá sido um membro poderoso de um clã do século XV da Escócia, que terá morrido num violento conflito com um clã vizinho. Corria o ano de 1957 quando …

Estudo mostra que os golfinhos também já são resistentes aos antibióticos

Um novo estudo realizado nos Estados Unidos mostra que os golfinhos Tursiops truncatus também já mostram resistência aos antibióticos. Não é segredo que os seres humanos usam demasiados antibióticos, tanto que estamos a desenvolver uma resistência …

Indígenas famosos pela sua saúde cardíaca começaram a usar óleo de cozinha (e a engordar)

O povo Tsimane, que vive na Bolívia, tem permanecido relativamente afastado do mundo exterior durante várias gerações, prosperando da terra e praticando formas tradicionais de caça, pesca, agricultura e recolha de alimentos. Durante vários anos, sabe-se …

Mais de 150 detidos em protestos violentos em Paris. Desta vez, sem coletes amarelos

As autoridades francesas detiveram este sábado mais de 150 pessoas numa nova jornada de protestos em Paris, onde coincidiram uma manifestação dos coletes "amarelos" com outras dois em defesa do clima e contra a reforma …

UE deteta 50 a 80 casos de desinformação e fake news russas por semana

O grupo de trabalho do Serviço Europeu de Ação Externa contra a desinformação russa deteta, semanalmente, entre 50 e 80 casos, num total de mais de 6.300 situações identificadas desde 2015, que têm vindo a …

Moreirense 1-2 Benfica | Rafa abre caminho à reviravolta

O Benfica sofreu a bom sofrer para levar de vencida o Moreirense, em casa deste, por 2-1. Os homens da casa marcaram primeiro, por Luther Singh, logo no arranque do segundo tempo, e estiveram na …

Bernardo Silva faz o primeiro 'hat-trick' da carreira na maior goleada de sempre do City

O avançado português Bernardo Silva fez este sábado o primeiro ‘hat-trick’ da carreira na vitória por 8-0 do Manchester City frente ao Watford, em jogo da sexta jornada da Liga inglesa de futebol. David Silva abriu …

Centenas foram à baixa de Lisboa protestar contra exploração do lítio

Cerca de quatro centenas de manifestantes de diferentes movimentos independentes de defesa do ambiente e de proteção do património rural protestaram hoje em Lisboa, contra a concessão e exploração a céu aberto do lítio em …