Evolução do cromossoma Y pode fazê-lo desaparecer (e aos homens também)

De acordo com estudos recentes, o cromossoma Y, que só os homens possuem, está a deteriorar-se e pode vir a desaparecer completamente num futuro próximo.

Esta conclusão assustadora é do biólogo evolucionista Mark Pagel que, recentemente, escreveu um artigo sobre o tema para a BBC.

Pagel indica que os nossos antepassados do sexo masculino tinham cerca de 1.400 genes. No entanto, hoje em dia os homens não transportam mais de 27, enquanto as mulheres têm cerca de mil.

Entretanto, embora o cromossoma Y tenha muito poucos genes funcionais, é muito resistente e tem um papel fundamental no desenvolvimento dos órgãos sexuais masculinos.

Os cromossomas são estruturas localizadas no núcleo da célula. Os seres humanos têm 23 pares de cromossomas, mas apenas um par deles (Y e X) determina se o feto será do sexo feminino ou masculino.

Assim, as mulheres têm dois cromossomas X (XX) e os homens portam um cromossoma X e um cromossoma Y (XY). Um menino herda um cromossoma Y do seu pai e um cromossoma X da sua mãe, enquanto uma menina herda um cromossoma X da sua mãe e outro do seu pai.

No entanto, de acordo com investigadores, o cromossoma Y tem vindo a evoluir muito mais rápido do que o cromossoma X e começou a perder genes, o que poderá resultar mesmo no seu desaparecimento e, como tal, no desaparecimento dos homens.

Nascimentos virginais

O nascimento virginal ou partenogénese é o desenvolvimento de um feto a partir de uma célula feminina que não foi fertilizada. Noutras palavras, um tipo de reprodução assexual que poderá vir acontecer entre os seres humanos caso os homens deixem de existir.

No mundo animal, já há algumas espécies que se reproduzem naturalmente por partenogénese como, por exemplo, insetos, anfíbios, répteis, aves e tubarões.

Por que é que os homens são necessários?

Apesar desta assustadora versão da história, o biólogo usa, no mesmo artigo, alguns fatores em defesa do seu género.

Por exemplo, para Pagel, a competição sexual garante que os indivíduos pouco aptos para a reprodução sejam excluídos do processo. Portanto, a seleção sexual não só contribui para a preservação da saúde do património genético como ainda evita a sua extinção.

Além disso, durante séculos foi considerado inaceitável que uma mulher tivesse filhos sem um homem ao seu lado, e esta ideia de que uma criança precisa dos dois pais para crescer feliz, embora seja discutida, tornou-se tão normal na nossa sociedade que o desaparecimento dos homens poderia acarretar efeitos graves para a psicologia dos seres humanos, escreve.

ZAP / Sputnik News

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Finalmente percebi porque é que os homens, pelo menos neste país, parecem ter cada vez menos tomates: é uma questão cromosómica! Citando o artigo “o cromossoma Y tem muito poucos genes funcionais, é muito resistente e tem um papel fundamental no desenvolvimento dos órgãos sexuais masculinos”. Pronto, está explicada a razão pela qual há aí tanto “destomatado” e inseguro à solta! Obrigado ciência e peço desculpa pelos maus pensamentos que tenho tido acerca de tantos homens que parecem umas alforrecas! Afinal não é culpa deles…são doentinhos…nos cromossomas!
    Depois adorei a pergunta “Por que é que os homens são necessários?” Olhe, não sei… mas se alguém souber que dê um palpite, porque pelos vistos dentro de uns tempos, para nada! Como pertenço à geração da peste grisalha (citando as palavras de um “ilustre” secretário de Estado), espero já cá não estar para ver!

  2. Agora já estou a perceber melhor porque existe por aí tanto paneleiro e partidos até apaneleirados, de alguma forma a espécie humana terá que acabar tão indigna pelos vistos do planeta que habita e esta poderá ser uma forma de extinção se a bomba atómica não se antecipar.

RESPONDER

Conseguimos "ouvir" ao ler os lábios de alguém (e já sabemos como)

Um estudo recente sugere que, quando vemos uma pessoa a falar, a nossa atividade cerebral é sincronizada com a voz do locutor através da leitura dos lábios. Este fenómeno acontece mesmo quando não conseguimos interpretar …

"Classe pura". Ingleses rendidos a Bruno Fernandes

O Manchester United goleou esta quinta-feira o Club Brugge (5-0), conseguindo o apuramento para os "oitavos" da Liga Europa, numa partida em que o recém-chegado Bruno Fernandes esteve em destaque. O médio português ex-Sporting conseguiu …

Governador do Rio de Janeiro defende destituição de Bolsonaro

O governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, defendeu na quinta-feira a destituição do Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, após este ter partilhado vídeos, na plataforma de mensagens WhatsApp, com a convocação de uma manifestação contra …

Pelo menos 33 soldados turcos mortos em bombardeamento na Síria

Um ataque do exército sírio na província de Idlib, na Síria, causou esta quinta-feira a morte de pelo menos 33 militares turcos. Os números, inicialmente avançados pelo Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH), dava conta de …

Razia na Liga Europa com direito a lenços brancos. Todas as equipas portuguesas foram eliminadas

Benfica, FC Porto, SC Braga e Sporting foram eliminados nos 16 avos de final da Liga Europa. Portugal passou assim de ser o clube com mais representantes nesta prova europeia a um dos poucos sem …

Este animal marinho produz óvulos e espermatozóides ilimitados ao longo da sua vida

Um minúsculo animal marinho, chamado Hydractinia, foi analisado ao pormenor por uma equipa de investigadores que descobriu aquela que pode ser considerada uma habilidade muito rara desta criatura. Hydractynia consegue produzir ilimitadamente células germinativas, que são …

Há um segundo português internado no Japão por suspeitas de coronavírus

Um segundo português está hospitalizado no Japão “por indícios relacionados” com o Covid-19, também tripulante do navio de cruzeiros Diamond Princess,. “Dois dos tripulantes portugueses do Diamond Princess tiveram de ser hospitalizados, no Japão, por indícios …

Há um planeta gigante incrivelmente perto da Terra

Há um planeta gigante, com dimensões próximas das de Neptuno, a 90 anos-luz da Terra. É dos exoplanetas mais próximos do nosso planeta. Detetado pela primeira vez pelo "caçador" de planetas Kepler (NASA), a existência deste …

A primeira forma vida alienígena que encontrarmos será (muito provavelmente) inteligente

A primeira forma de vida alienígena que vier a ser encontrada pelo Homem será, muito provavelmente, inteligente, de acordo com um especialista do Search for Extraterrestrial Intelligence (SETI). A procura de vida para lá da …

Hackers podem "roubar" satélites e fazê-los colidir, alerta cientista

Um especialista da Universidade de Denver, nos Estados Unidos, alertou recentemente que eventuais vulnerabilidades em satélites artificiais em órbita podem vir a ser exploradas por piratas informáticos (hackers). Mais de 50 anos depois do lançamento do …