Homens com namorada podem parecer mais atraentes (e a Evolução pode explicar porquê)

A comunidade científica permanece dividida e tenta perceber se as mulheres realmente preferem um homem com namorada. Esta preferência já foi observada em algumas espécies de animais.

Vários estudos — nomeadamente um publicado no ano passado na revista Adaptive Human Behavior and Physiology — já apontaram a hipóteses de mulheres heterossexuais preferirem homens que já estejam numa relação. A teoria baseia-se no princípio que as mulheres poupam tempo e energia à procura de um parceiro ao selecionar um que já foi escolhido por outras mulheres.

Esta preferência já foi analisada em animais, como roedores, pássaros e peixes. Contudo, se os humanos também o fazem continua a ser uma incógnita para a comunidade científica.

De acordo com a Discover Magazine, as mulheres podem tentar evitar o esforço de encontrar um homem que considerem digno para uma relação ao escolher um que já esteja ocupado. Isto porque, à partida, a sua parceira atual já o fez e validou as suas qualidades.

O princípio é polémico e está longe de reunir consenso entre os biólogos. A primeira vez que foi observado no reino animal foi nos anos 90, num estudo com peixes guppy.

Num tanque com machos e fêmeas, as fêmeas escolhiam os seus parceiros tendo em conta o tamanho, o comprimento da cauda e a sua cor (os machos com um laranja mais brilhante eram os preferidos). Do outro lado do tanque, outro grupo de fêmeas observava o ritual de acasalamento.

Quando este último grupo era introduzido no tanque com o resto dos machos, as fêmeas acabavam por optar pelos peixes que tinham sido escolhidos anteriormente, mesmo que tivesse um mais alaranjado disponível.

O caso humano

E com os humanos? Um homem pode ter bom aspeto superficialmente, mas carregar maus genes e abandonar a família. Caso isso aconteça, a mãe continua a ter de criar o filho — carregando o DNA do pai de qualquer forma.

Assim, seria mais seguro escolher um homem que já tinha passado pela análise minuciosa de outra mulher. No entanto, estas não passam de suposições e a preferência por homens com parceiras não é algo bem definido nos estudos feitos ao longo dos anos.

Para testar este princípio nos humanos, a experiência habitual é: os investigadores pedem aos participantes para avaliarem a atratividade de um homem através de fotografias com ou sem uma companheira. Normalmente, se o homem estivesse acompanhado por uma mulher — de preferência atraente — o macho era visto com melhores olhos por parte das mulheres.

Porém, a Discover Magazine alerta que são necessários fazer mais estudos para que se chegue a uma conclusão final.

Alguns cientistas sugerem ainda que esta preferência pode advir da tendência dos humanos em aprender com os outros em vez de tentar resolver os problemas independentemente. Comparando com os chimpanzés, os humanos imitam os seus pares com uma frequência muito maior.

Os seres humanos podem apenas ter uma tendência evolutiva para se protegerem, imitando os outros. Ou isso, ou ao longo da evolução humana, pode ter sido especialmente benéfico para as mulheres copiarem as decisões de acasalamento de outras fêmeas.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

43% das escolas no mundo sem condições de higiene para reabertura segura

Mais de 40% das escolas no mundo não têm acesso a condições básicas de higiene, como água para lavar as mãos e sabão, aumentando os riscos de reabertura no contexto da pandemia de covid-19, alertam …

Mais seis mortes, 325 novos casos e 237 recuperados

Portugal regista esta quinta-fira mais seis mortes por covid-19, 325 novos casos de infeção e mais 237 pessoas dadas como recuperadas em relação a quarta-feira, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo …

"Filme fantástico". Novo livro revela cartas entre Kim Jong-un e Donald Trump

O líder norte-coreano, Kim Jong-un, qualificou o seu relacionamento com o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, como um “filme fantástico”, segundo os editores de um livro a ser publicado, que revela a correspondência entre …

Grupo avisa Bruxelas que Portugal pode tornar-se ilha ferroviária na Europa

Um grupo de portugueses ligados ao setor ferroviário alertou a comissária europeia dos Transportes para a possibilidade de Portugal se tornar uma ilha ferroviária na Europa devido ao atraso em adotar "a bitola europeia" nas …

China encontra traços do coronavírus em asas de frango importadas do Brasil

Traços do novo coronavírus foram encontrados em asas de frango importadas do Brasil, na cidade de Shenzhen, no sul da China, noticiou, esta quinta-feira, um jornal oficial do Partido Comunista Chinês (PCC). Os traços foram detetados …

Denúncia de Rui Pinto leva a congelamento de conta bancária da Doyen

Oito milhões de euros que estavam numa conta bancária do fundo de investimento Doyen foram congelados pelas autoridades portuguesas. Uma denúncia do whistleblower português Rui Pinto levou o fundo a ser investigado por suspeitas de fraude …

Preocupado com a Bielorrúsia, Macron ligou a Putin (e aproveitaram para falar da vacina russa)

O Presidente francês, Emmanuel Macron, manifestou esta quarta-feira ao seu homólogo russo, Vladimir Putin, "uma preocupação muito grande" quanto à situação na Bielorrússia após a reeleição do chefe de Estado autoritário bielorrusso, Alexander Lukashenko. Segundo indicou …

Obras do Hospital Militar de Belém custaram mais do triplo do valor estimado

As obras no Hospital Militar de Belém, em Lisboa, custaram mais do valor inicialmente estimado, avançou o Diário de Notícias esta quarta-feira. De acordo com o jornal, estava inicialmente previsto que a reabilitação de três …

Autópsia a Valentina revela descolamento do crânio

A autópsia a Valentina, a menina de 9 anos encontrada morta na serra D’el Rei, em Peniche, distrito de Leiria, em meados de maio, revela descolamento do crânio, avança esta quinta-feira o Correio da Manhã. …

Rio pede "coerência" na lotação do Avante e faz comparação com estádios

O líder do PSD pronunciou-se sobre a lotação da festa do Avante, lembrando que, se for reduzida para metade, isso é o mesmo que os estádios do FC Porto ou do Sporting estarem cheios. Na sua …