Homens com namorada podem parecer mais atraentes (e a Evolução pode explicar porquê)

A comunidade científica permanece dividida e tenta perceber se as mulheres realmente preferem um homem com namorada. Esta preferência já foi observada em algumas espécies de animais.

Vários estudos — nomeadamente um publicado no ano passado na revista Adaptive Human Behavior and Physiology — já apontaram a hipóteses de mulheres heterossexuais preferirem homens que já estejam numa relação. A teoria baseia-se no princípio que as mulheres poupam tempo e energia à procura de um parceiro ao selecionar um que já foi escolhido por outras mulheres.

Esta preferência já foi analisada em animais, como roedores, pássaros e peixes. Contudo, se os humanos também o fazem continua a ser uma incógnita para a comunidade científica.

De acordo com a Discover Magazine, as mulheres podem tentar evitar o esforço de encontrar um homem que considerem digno para uma relação ao escolher um que já esteja ocupado. Isto porque, à partida, a sua parceira atual já o fez e validou as suas qualidades.

O princípio é polémico e está longe de reunir consenso entre os biólogos. A primeira vez que foi observado no reino animal foi nos anos 90, num estudo com peixes guppy.

Num tanque com machos e fêmeas, as fêmeas escolhiam os seus parceiros tendo em conta o tamanho, o comprimento da cauda e a sua cor (os machos com um laranja mais brilhante eram os preferidos). Do outro lado do tanque, outro grupo de fêmeas observava o ritual de acasalamento.

Quando este último grupo era introduzido no tanque com o resto dos machos, as fêmeas acabavam por optar pelos peixes que tinham sido escolhidos anteriormente, mesmo que tivesse um mais alaranjado disponível.

O caso humano

E com os humanos? Um homem pode ter bom aspeto superficialmente, mas carregar maus genes e abandonar a família. Caso isso aconteça, a mãe continua a ter de criar o filho — carregando o DNA do pai de qualquer forma.

Assim, seria mais seguro escolher um homem que já tinha passado pela análise minuciosa de outra mulher. No entanto, estas não passam de suposições e a preferência por homens com parceiras não é algo bem definido nos estudos feitos ao longo dos anos.

Para testar este princípio nos humanos, a experiência habitual é: os investigadores pedem aos participantes para avaliarem a atratividade de um homem através de fotografias com ou sem uma companheira. Normalmente, se o homem estivesse acompanhado por uma mulher — de preferência atraente — o macho era visto com melhores olhos por parte das mulheres.

Porém, a Discover Magazine alerta que são necessários fazer mais estudos para que se chegue a uma conclusão final.

Alguns cientistas sugerem ainda que esta preferência pode advir da tendência dos humanos em aprender com os outros em vez de tentar resolver os problemas independentemente. Comparando com os chimpanzés, os humanos imitam os seus pares com uma frequência muito maior.

Os seres humanos podem apenas ter uma tendência evolutiva para se protegerem, imitando os outros. Ou isso, ou ao longo da evolução humana, pode ter sido especialmente benéfico para as mulheres copiarem as decisões de acasalamento de outras fêmeas.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Ex-agentes da DEA revelam detalhes da vida de Escobar na prisão que o próprio construiu

Dois dos agentes do DEA, que durante mais de um ano participaram na operação de captura de Pablo Escobar, revelaram alguns detalhes sobre a vida do narcotraficante e ex-líder do cartel de Medellín na prisão La …

Num jardim zoológico da Austrália, há concertos ao vivo (para entreter os elefantes)

https://vimeo.com/372400002 O jardim zoológico de Melbourne está a desenvolver um programa mundial de músicos para tocar para a sua multigeracional manada de elefantes asiáticos em perigo de extinção para que melhore a ligação entre os seis …

Montijo: ANA pede mais tempo para analisar medidas de mitigação ambiental

A ANA – Aeroportos de Portugal pediu à Agência Portuguesa do Ambiente (APA) uma prorrogação do prazo para analisar as medidas de mitigação propostas pela entidade na Declaração de Impacte Ambiental (DIA) do futuro aeroporto …

Sérgio Conceição ultrapassa número de jogos de José Mourinho

No jogo deste domingo, que o FC Porto acabou por vencer o Boavista com um golo solitário de Alex Telles, Sérgio Conceição cumpriu o seu 128.º jogo como treinador dos dragões - mais uma partida …

Governo australiano acusado de censurar livro sobre história de Timor-Leste

O Ministério dos Negócios Estrangeiros australiano está alegadamente a tentar censurar partes do primeiro de dois volumes da história de operações militares em Timor-Leste, o dedicado à Força Internacional para Timor-Leste (Interfet), segundo revelou a imprensa …

Norte-americanos acordaram com mensagens de texto estranhas nos seus telemóveis

Na passada quinta-feira, uma grande parte da população norte-americana recebeu mensagens estranhas e inexplicáveis, muitas das quais desconfortáveis e até preocupantes. Stephanie Bovee, uma norte-americana de 28 anos de Portland, no oeste dos Estados Unidos, acordou …

Pai que fugiu por 15 países com os dois filhos no ano passado encontrado pela PSP

O pai mudou 15 vezes de país com as crianças desde o verão passado sempre sem o consentimento da mãe e sem que a mãe tivesse qualquer notícia do paradeiro dos filhos, revela a PSP. A …

Daesh está a tentar criar um novo Estado islâmico nas Filipinas

Há dois anos que a bandeira negra do Daesh deixou de esvoaçar no topo de um edifício da cidade de Marawi, em Mindanau, no sul das Filipinas, e o Presidente, Rodrigo Duterte, declarou tê-lo derrotado. …

Operação Marquês. Ex-secretário de Estado de Passos Coelho chamado como testemunha

O juiz de instrução da Operação Marquês, Ivo Rosa, decidiu chamar o ex-secretário de Estado das Infraestruturas, Transportes e Comunicações Silva Monteiro como testemunha, avança a SIC Notícias. Segundo apurou a estação televisiva, o ex-governante …

Apple e Goldman Sachs acusados de terem criado cartão de crédito sexista

A Apple e o Goldman Sachs estão a ser acusados de terem lançado um cartão de crédito que discrimina os utilizadores em função do género. Um dos últimos a juntar ao rol de críticas ao Apple …