Homens com namorada podem parecer mais atraentes (e a Evolução pode explicar porquê)

A comunidade científica permanece dividida e tenta perceber se as mulheres realmente preferem um homem com namorada. Esta preferência já foi observada em algumas espécies de animais.

Vários estudos — nomeadamente um publicado no ano passado na revista Adaptive Human Behavior and Physiology — já apontaram a hipóteses de mulheres heterossexuais preferirem homens que já estejam numa relação. A teoria baseia-se no princípio que as mulheres poupam tempo e energia à procura de um parceiro ao selecionar um que já foi escolhido por outras mulheres.

Esta preferência já foi analisada em animais, como roedores, pássaros e peixes. Contudo, se os humanos também o fazem continua a ser uma incógnita para a comunidade científica.

De acordo com a Discover Magazine, as mulheres podem tentar evitar o esforço de encontrar um homem que considerem digno para uma relação ao escolher um que já esteja ocupado. Isto porque, à partida, a sua parceira atual já o fez e validou as suas qualidades.

O princípio é polémico e está longe de reunir consenso entre os biólogos. A primeira vez que foi observado no reino animal foi nos anos 90, num estudo com peixes guppy.

Num tanque com machos e fêmeas, as fêmeas escolhiam os seus parceiros tendo em conta o tamanho, o comprimento da cauda e a sua cor (os machos com um laranja mais brilhante eram os preferidos). Do outro lado do tanque, outro grupo de fêmeas observava o ritual de acasalamento.

Quando este último grupo era introduzido no tanque com o resto dos machos, as fêmeas acabavam por optar pelos peixes que tinham sido escolhidos anteriormente, mesmo que tivesse um mais alaranjado disponível.

O caso humano

E com os humanos? Um homem pode ter bom aspeto superficialmente, mas carregar maus genes e abandonar a família. Caso isso aconteça, a mãe continua a ter de criar o filho — carregando o DNA do pai de qualquer forma.

Assim, seria mais seguro escolher um homem que já tinha passado pela análise minuciosa de outra mulher. No entanto, estas não passam de suposições e a preferência por homens com parceiras não é algo bem definido nos estudos feitos ao longo dos anos.

Para testar este princípio nos humanos, a experiência habitual é: os investigadores pedem aos participantes para avaliarem a atratividade de um homem através de fotografias com ou sem uma companheira. Normalmente, se o homem estivesse acompanhado por uma mulher — de preferência atraente — o macho era visto com melhores olhos por parte das mulheres.

Porém, a Discover Magazine alerta que são necessários fazer mais estudos para que se chegue a uma conclusão final.

Alguns cientistas sugerem ainda que esta preferência pode advir da tendência dos humanos em aprender com os outros em vez de tentar resolver os problemas independentemente. Comparando com os chimpanzés, os humanos imitam os seus pares com uma frequência muito maior.

Os seres humanos podem apenas ter uma tendência evolutiva para se protegerem, imitando os outros. Ou isso, ou ao longo da evolução humana, pode ter sido especialmente benéfico para as mulheres copiarem as decisões de acasalamento de outras fêmeas.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Cientistas traduziram a estrutura de uma teia de aranha em música

Uma equipa de investigadores garante ter criado música a partir de uma teia de aranha. Os cientistas traduziram a estrutura de uma teia numa melodia — algo que pode ter aplicações que vão desde melhores …

Mais de 10 deputados suspeitos de declararem moradas falsas. Duarte Pacheco e João Almeida entre eles

A deputada do Bloco de Esquerda, Sandra Cunha, renunciou ao mandato na Assembleia da República por estar a ser investigada pelo Ministério Público (MP) por falsa morada. Contudo, a bloquista não é a única. De acordo …

"Decisão histórica". Supremo confirma anulação das sentenças contra Lula da Silva

O Supremo Tribunal Federal (STF) manteve, esta quinta-feira, a anulação das condenações ao ex-Presidente na Lava Jato de Curitiba, por corrupção, rejeitando um recurso da Procuradoria-Geral da República (PGR). Por oito votos contra três, o Supremo …

Houve "um erro de contagem". Presidente da Câmara de Beja quer que a decisão do Governo seja revertida

Esta quinta-feira, o primeiro-ministro, António Costa, anunciou que Beja é um dos sete concelhos que não passam para a terceira fase do desconfinamento. Paulo Arsénio, presidente da Câmara Municipal de Beja, alega que os dados …

A análise dos olhos de um peixe acabou numa impressionante descoberta evolucionária

A rede de nervos que conecta os olhos ao cérebro é muito sofisticada. Uma equipa de cientistas mostrou agora que evoluiu muito antes do que se pensava. A sofisticada rede de nervos que conecta os olhos …

Juiz liberta autarca de Vila Real de Santo António, mas proíbe-a de contactar outros arguidos

A autarca de Vila Real de Santo António, em Faro, e outros três arguidos da “Operação Triângulo” saíram esta quinta-feira em liberdade, com proibição de contactos entre si e com o deputado António Gameiro. No final …

Clubes acham que conseguem mais lucro do que a UEFA

Reunião da Associação Europeia de Clubes marcada para esta sexta-feira. Emblemas europeus pretendem maior controlo sobre os direitos televisivos e os patrocinadores. A "novela" prolonga-se: a Liga dos Campeões deverá mesmo sofrer uma grande alteração no …

Antes de nascerem, as estrelas "saem do casulo" e mostram-se como bolas amarelas

Um descoberta acidental por cientistas cidadãos forneceu uma nova janela única para os diversos ambientes que produzem estrelas e aglomerados de estrelas. De acordo com a cientista sénior do Planetary Science Institute Grace Wolf-Chase, a descoberta …

Um planeta do Sistema Solar pode guardar os segredos da misteriosa matéria escura

Uma equipa de investigadores revelou que o planeta gigante Júpiter pode ser a chave para encontrar a indescritível matéria escura.  A natureza da misteriosa matéria escura é um dos maiores mistérios da Física. Interage gravitacionalmente, uma …

No funeral de Filipe, a família real não vai usar uniformes militares "para evitar envergonhar Harry"

No funeral do duque de Edimburgo os membros da família real não vão usar uniformes militares. A quebra na tradição é justificada como medida "para evitar envergonhar" o príncipe Harry. Segundo o The Sun, a decisão …