O “Homem Vitroviano” de Da Vinci está muito próximo das medidas modernas

(dr)

Leonardo da Vinci e o Homem Vitruviano

As medidas corporais do “Homem Vitroviano” de Leonardo da Vinci são anatomicamente muito próximas das modernas. Apenas os comprimentos do braço e da coxa são mais imprecisos.

O “Homem Vitruviano” de Leonardo da Vinci é um famoso desenho que representa o modelo ideal do ser humano, com proporções perfeitas. Embora tenha sido idealizado há mais de cinco séculos, uma equipa de investigadores descobriu que está anatomicamente bastante próximo das medidas do Homem moderno.

Os cientistas norte-americanos recorreram a uma tecnologia que examinou os corpos de quase 64 mil jovens em boa forma física, escreve o Web MD.

“Apesar das diferentes amostras e métodos de cálculo, o corpo humano ideal de Leonardo da Vinci e as proporções obtidas com as medições contemporâneas foram semelhantes“, relatou uma equipa liderada por Diana Thomas, matemática da Academia Militar dos EUA.

Para perceber o quão preciso é o desenho de Da Vinci, os autores do estudo publicado este mês na revista científica Journal of the American Medical Association fizeram algumas medições a recrutas da Força Aérea dos EUA.

“Exceto pelo comprimento do braço e comprimento da coxa, as diferenças nas proporções dos homens medidos pelo scanner corporal e o ‘Homem Vitruviano’ estavam dentro de 10%”, concluíram os investigadores. “A diferença na extensão do braço foi de 20% e a diferença na altura da coxa foi 29% a mais do que o ‘Homem Vitruviano'”.

Em termos práticos, isto significa que, quando colocados dentro do círculo e dos quadrados perfeitos criados por Da Vinci, os dedos das mãos e dos pés “ideais” dos dias de hoje excedem levemente esses limites.

Isto em nada invalida o desenho do génio italiano. Obviamente que, durante o século XV, cálculos científicos de médias populacionais não existiam. Além disso, na altura, as medidas corporais dos homens toscanos poderiam muito bem diferir das dos jovens norte-americanos da atualidade.

“As notas e conclusões de Leonardo da Vinci não distinguiram se as suas ideias foram derivadas de um único indivíduo ou foram agregadas”, salientam, por fim, os autores do estudo.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Guilhermina Freitas eleita presidente do Tribunal da Relação de Lisboa

A juíza Guilhermina Freitas venceu, esta segunda-feira, com maioria absoluta, as eleições para a presidência do Tribunal da Relação de Lisboa (TRL), cargo que já ocupava interinamente. Fonte do Tribunal da Relação de Lisboa adiantou à …

Liga propõe assistência de mil pessoas no jogo entre Santa Clara e Gil Vicente

A Liga propôs à Direção Regional da Saúde dos Açores que o encontro Santa Clara-Gil Vicente, da terceira jornada da I Liga, tenha uma assistência de mil pessoas, seguindo as normas regionais para a covid-19. A …

Montijo vai mesmo descolar. "Não será uma pandemia a alterar um projeto necessário há mais de 50 anos"

A pandemia de covid-19 não vai alterar um projeto "considerado necessário há mais de 50 anos", sublinhou o primeiro-ministro na conferência da Confederação do Turismo de Portugal (CTP). Acelerar a recuperação do turismo, um dos setores …

Sérgio Conceição galardoado com Dragão de Ouro para Treinador do Ano

O treinador da equipa principal de futebol do FC Porto recebeu, esta segunda-feira, o Dragão de Ouro para Treinador do Ano, galardão entregue pelo presidente do clube. Sérgio Conceição venceu o prémio pela segunda vez na …

Os quatro negócios da China em Portugal que os EUA querem travar (e porquê)

O embaixador norte-americano George Glass avisou que Portugal "tem de escolher agora" entre a "parceira" China ou os "aliados" EUA em processos como o 5G, a entrada da CCCC na Mota-Engil ou a construção do …

Manchester United faz oferta de 15 milhões por Alex Telles

O Manchester United fez uma primeira oferta pelo lateral-esquerdo brasileiro que ronda os 15 milhões de euros. De acordo com o jornal The Guardian, o Manchester United fez uma oferta a rondar os 15 milhões de …

Os persas "inventaram" o aço inoxidável há mil anos

Uma série de descobertas arqueológicas sugerem que os metalúrgicos persas fizeram uma liga de ferro e crómio - que pode ser considerada o precursor do aço inoxidável moderno - já no segundo milénio. A descoberta, …

Catarina Martins acusa PS de acenar com crise política quando negociações são "mais incómodas"

A coordenadora do Bloco de Esquerda (BE), Catarina Martins, apontou, na segunda-feira, que “há quem tenha vontade de ter uma crise política”, e que o PS habitualmente utiliza este argumento quando “as negociações são mais …

Diogo Jota marca na reviravolta do Liverpool sobre o Arsenal

O avançado estreou-se, esta segunda-feira, na Premier League pelo Liverpool, marcando o terceiro golo do campeão inglês, na reviravolta sobre o Arsenal (3-1). Diogo Jota, avançado luso contratado ao Wolverhampton, e que tinha jogado pelos reds …

"Absolutamente insano". Ao lado de von der Leyen, Costa rejeita crise política e pede “noção de emergência”

O primeiro-ministro afirmou esta segunda-feira que seria “absolutamente insano” se Portugal entrasse em crise política na atual conjuntura internacional e adiantou que as negociações do Orçamento com os parceiros de esquerda registam “avanços positivos“. Esta posição …