Homem pago para fazer sexo com menores condenado a 2 anos no Malaui

O homem, que admitiu ser pago para tirar a virgindade a menores como parte de um ritual de passagem para a vida adulta, foi condenado a dois anos de prisão por “prática cultural nociva”.

Eric Aniva, de 45 anos, ficou conhecido depois de ter dado uma entrevista à BBC em julho deste ano, na qual admitiu que tinha relações sexuais com menores e viúvas em troca de dinheiro. O homem, nascido na região de Nsanje, no sul do Malaui, foi detido por ordem do Presidente Peter Mutharika.

Na sexta-feira passada, foi condenado por ter relações sexuais desprotegidas com mulheres que tinham acabado de perder os maridos, uma prática conhecida por “limpeza da viúva” e que foi proibida há uns anos.

Agora, segundo a BBC, a pena foi anunciada esta terça-feira. A juíza Innocent Nebi condenou o homem a 24 meses de prisão com trabalho forçado.

Na mesma entrevista à emissora britânica, Aniva admitiu ser portador do vírus VIH e de ter dormido com pelo menos cem raparigas, sem nunca usar proteção e sem nunca dar essa informação aos familiares que contratavam os seus “serviços”.

O HIV é uma ameaça a estas comunidades africanas. Segundo as Nações Unidas, um em cada dez malauianos está infetado com o vírus.

O africano é aquilo a que se chama de “hiena”, isto é, um homem que é pago para garantir a “purificação sexual” feminina. O ritual, que acontece durante três dias, serve para as raparigas serem treinadas para serem boas esposas e para as proteger de doenças e de azares que podem afetar as suas famílias ou aldeias.

De acordo com a BBC, o presidente do Malaui queria que Aniva também fosse julgado por fazer sexo com menores de idade, mas nenhuma das adolescentes se apresentou para depor.

“Algumas raparigas têm apenas 12 ou 13 anos, mas eu gosto delas mais velhas”, chegou a afirmar na reportagem.

No final da sentença, Aniva afirmou que se sente inocente. “Estou dececionado porque pensei que iria responder em liberdade”, afirmou à AFP.

Duas mulheres testemunharam contra si e muitos esperavam uma sentença de cinco anos de prisão.

“O condenado não tinha respeito pelos sentimentos das viúvas, não tinha respeito pela dignidade das mulheres e até há dúvidas se usava preservativo, explicou a juíza responsável pelo caso.

“Não há mais espaço para uma cultura destas no Malaui”, declarou ainda.

Porém, uma assistente social de Nsanje disse que a maioria dos moradores era contra o julgamento por considerarem o seu “trabalho” como parte de uma tradição.

ZAP / BBC

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

"Asteróide do caos". Novos dados confirmam que Apophis pode impactar com a Terra em 2068

Um astrónomo do Instituto de Astronomia da Universidade do Havai revelou novas descobertas críticas relacionadas com um grande asteróide que deverá passar muito perto da Terra. Dave Tholen e os seus colaboradores anunciaram a deteção da …

Luís Filipe Vieira reeleito com 62,59% dos votos

Luís Filipe Vieira foi reeleito para um sexto mandato como presidente do SL Benfica, com 62,59% dos votos dos sócios. Vieira está à frente do emblema da Luz desde 2003. Nem a pandemia travou os sócios …

Sporting 3-1 Gil Vicente | “Pote” de ouro na recta final

Sofrimento e alívio. O Sporting esteve a perder em casa por 1-0 com o Gil Vicente até aos 82 minutos, mas deu a volta ao marcador num curto espaço de tempo, acabando por fixar o …

Descoberto na Austrália recife de coral mais alto do que o Empire State Building

Um novo recife "maciço" de 500 metros foi descoberto na Grande Barreira de Corais da Austrália, tornando-o mais alto do que alguns dos arranha-céus mais altos do mundo. Os cientistas encontraram o recife separado - o …

Encontrados restos de ossos e madeira em pregos que terão sido usados na crucificação de Jesus

Um geólogo israelita analisou pregos supostamente associados à crucificação de Jesus Cristo e descobriu que os objetos contêm traços de osso e madeira. Em 1990, durante a escavação em Jerusalém do túmulo de Caifás, o sumo …

Oreo construiu um "Cofre do Apocalipse" para proteger as suas famosas bolachas

Depois do Svalbard Global Seed Vault, que guarda mais de um milhão de amostras de sementes num bunker, e o Arctic World Archive, que preserva os dados do mundo de hoje, a Oreo criou um "Cofre do …

"O Palmeiras sabe quem é o Abel?" - as dúvidas no Brasil, parte II

Abel Ferreira deverá ser confirmado como novo treinador do Palmeiras nesta sexta-feira. No Brasil voltam a surgir questões sobre as contratações de técnicos estrangeiros. Lembra-se de Marco de Vargas, o jornalista da FOX Brasil que não …

Guru de seita de escravas sexuais condenado a 120 anos de prisão

O guru de uma seita de escravas sexuais, conhecida como NXIVM, foi condenado a 120 anos de prisão. Foi considerado culpado de obrigar mulheres a fazer sexo com ele. Keith Raniere, guru da seita de escravas …

Jogadores do Atlético de Madrid "apanhados" a falar sobre João Félix

Saúl e Oblak elogiaram o jovem português, durante o intervalo da receção ao Salzburgo. Tom diferente teve uma conversa entre jogadores do Real Madrid. João Félix voltou às grandes noites nas competições europeias. Depois de já …

Creches "verdes" na Finlândia mudaram o sistema imunitário das crianças

Um pequeno experimento mostra que brincar numa "pequena floresta" durante apenas um mês pode ser o suficiente para mudar o sistema imunitário de uma criança. De acordo com o site Science Alert, várias creches na Finlândia …