Homem morto a tiro em Moscavide. Família fala de crime “premeditado e racista”

Bruno Candé Marques / Facebook

O ator Bruno Candé Marques, morto a tiro em Moscavide, Loures

Um homem, de 39 anos, morreu, este sábado, em Moscavide, Loures, depois de ter sido abatido a tiro por outro homem, com cerca de 80 anos.

De acordo com o semanário Expresso, o homem que perdeu a vida, este sábado, chama-se Bruno Candé Marques, tinha 39 anos, era ator da companhia de teatro Casa Conveniente e já tinha participando em telenovelas. De nacionalidade portuguesa, mas de ascendência guineense, deixa três filhos menores, de sete, cinco e três anos.

Segundo a PSP, o homem foi “baleado em várias zonas do corpo” por outro homem, com “cerca de 80 anos”, na Avenida de Moscavide, em Moscavide, Loures. O homicida foi imobilizado pela população até à chegada da PSP.

Com a polícia já no local, o óbito foi declarado no local e o atirador “não ofereceu resistência” à detenção, tendo-lhe sido apreendida a arma de fogo usada no crime. Por se tratar de um homicídio, o caso foi entregue à Polícia Judiciária.

Uma testemunha do assassinato explicou que “o conflito começou há dois dias e o senhor (que disparou) andava à procura da vítima”, adiantando que a tensão entre ambos terá sido por causa da cadela da vítima, que usava como guia depois de um acidente muito grave de bicicleta que lhe deixou sequelas.

Em declarações ao jornal Público, a atriz da companhia Casa Conveniente, Marta Félix, avançou que terá havido “uma discussão na quarta-feira, depois de um homem ter tropeçado na cadela do Bruno, da qual era inseparável e que foi importante na sua recuperação”.

Segundo a atriz, o “homem terá ameaçado o Bruno de morte e, este sábado, quando estava numa esplanada na avenida principal de Moscavide, onde ia assiduamente, o homem avistou-o, terá ido pouco depois a casa buscar uma arma, e disparado quatro tiros.”

“Crime com motivações de ódio racial”

Questionado sobre se o crime foi motivado por racismo, o comissário da PSP, Bruno Pires, referiu que “a única coisa que se sabe, e que poderá ser útil para a investigação, é que já existem relatos de desacatos ao longo desta semana”.

Em comunicado, a família refere que o ator “foi alvejado à queima-roupa, com quatro tiros, na rua principal de Moscavide” e que “o seu assassino já o havia ameaçado de morte três dias antes, proferindo vários insultos racistas”.

“Face a esta circunstância”, a família considera que “fica evidente o caráter premeditado e racista deste crime” e exige que “a justiça seja feita de forma célere e rigorosa”.

A associação SOS Racismo também já reagiu, considerando, em comunicado, que “o caráter premeditado do assassinato não deixa margem para dúvidas de que se trata de um crime com motivações de ódio racial“.

A organização pede que o “assassinato do Bruno Candé Marques não seja mais um sem consequências”, exigindo que a “justiça seja feita”.

Em declarações à rádio TSF, o diretor-executivo da Amnistia Internacional Portugal, Pedro Neto, também afirmou que “há certas correntes mais extremadas que estão em fase de negação quanto ao problema do racismo, mas o certo é que ele existe, e existe de forma quotidiana”, mesmo ao ponto de “atentar contra a vida humana”, como aconteceu neste caso, disse ainda.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. O crime é reprovável, que não restem dúvidas.
    Agora afirmar que o crime tem motivações racistas, com base naquilo que foi divulgado, parece-me um total exagero e e uma afirmação completamente infundada.
    Veja-se a declaração da SOS Racismo: “o caráter premeditado do assassinato não deixa margem para dúvidas de que se trata de um crime com motivações de ódio racial“!!! Esta agora! Então se o crime é premeditado quer dizer que tem motivações raciais?!!!
    Em Portugal não faltam casos em que se mata por motivos fúteis, por um jogo de cartas, por um jogo de futebol, por uma gota de água, por um palmo de terra, etc. Já percebi que, segundo alguns, bastava que a vítima fosse de uma raça diferentes para dizerem que afinal as motivações do crime tinham sido raciais.

  2. Se o SOS Racismo disse que as motivações foram racistas, então é porque não devem ter sido. Mamadou Ba tem sempre o juízo previamente formado, independentemente do apuramento dos factos. Chama-se a isso preconceito. Temos, portanto, um preconceituoso a acusar todos os outros de preconceitos.

  3. Mais um velho maluco com armas!…
    Que o crime foi premeditado não haverá grandes dúvidas, mas dizer que foi um crime “racista”, parece-me uma alegação completamente infundada e, que o não deixa margem para dúvidas é que a SOS Racismo é uma organização racista e preconceituosa e, vai daí, vê racismo em tudo – mas SÓ quando as vítimas são africanos!!
    Se tivesse sido ao contrário (um velho preto a assassinar um branco de meia idade), APOSTO que nem uma palavra diriam sobre o caso!

  4. Que o homicídio foi premeditado, não parece haver muitas dúvidas. E o assassino terá que ser punido em conformidade. Agora racista só mesmo na cabeça dos racistas do costume. Já sabemos que para estas mentes pequenas, mesquinhas e preconceituosas, tudo é racismo. Desde que a vítima seja um preto, claro. E o agressor um branco, claro. Nestes casos é sempre racismo. Para todas as outras combinações de cores, nunca é racismo, claro. Portanto senhores racistas das organizações racistas, já todos percebemos bem a vossa mensagem. Racista, claro.

  5. Racismo ou não,a sociedade Portuguesa tem sérios problemas e alguma falta de bom senso.Um louco com oitenta anos com idade para ter juízo,comete um crime totalmente intolerável.Espero que a ”lenta” justiça neste caso acorde e resolva rapidamente a condenação deste louco e atirem a chave ao mar.Condolências à família deste moço e paz à sua alma.

RESPONDER

Sporting investiu forte no ataque, mas os golos escasseiam

O Sporting CP marcou apenas 49 golos esta temporada, embora tenha investido 21 milhões de euros na frente de ataque. A saída de Bruno Fernandes foi um duro golpe na capacidade goleadora. Nas últimas duas temporadas, …

Portugal é um dos cinco países da Europa onde a pandemia está a recuar

Portugal é um dos cinco países da Europa onde a pandemia está a recuar, de acordo com o mais recente relatório do Centro Europeu de Controlo e Prevenção de Doenças (ECDC) esta terça-feira divulgado. O …

Ryanair desregulou escalas dos trabalhadores que rejeitaram cortes em Portugal

A Ryanair desregulou o regime de escalas habitual à "pequena minoria" de trabalhadores que recusou os cortes da empresa na sequência da pandemia de covid-19, retirando-lhes qualquer direito a bónus, segundo documentos a que a …

Vieira quer oferecer Bruno Henrique a Jorge Jesus

Embora Jorge Jesus não tenha pedido a contratação de Bruno Henrique, o presidente benfiquista quer comprar o avançado brasileiro como prenda para o novo treinador. Luís Filipe Vieira está a estudar a contratação de Bruno Henrique, …

"Dimensão ética". Presidente do Novo Banco enviou uma carta a Marques Mendes a explicar o seu silêncio

Debaixo de fogo depois de serem reveladas as perdas avultadas relacionadas com a venda da carteira de imóveis do Novo Banco, António Ramalho enviou uma carta a Luís Marques Mendes, comentador da SIC, a explicar …

Ministério Público quer Jorge Jesus a testemunhar contra Rui Pinto

O Ministério Público (MP) quer que o treinador português Jorge Jesus testemunhe em tribunal contra o "pirata informático" Rui Pinto, que esta semana deixou a prisão domiciliária com a obrigação de se apresentar semanalmente à …

Guarda-redes do Atlético de Madrid já não escapa ao Sporting

O Sporting conseguiu, nas últimas horas, ultimar os detalhes do contrato que trará o guarda-redes espanhol António Adán para Alvalade. O jornal desportivo Record avança esta terça-feira que o contrato está a ser ultimado, adiantando que …

Dois agentes da PSP detidos em flagrante por tráfico de cocaína escondida em contentores de bananas

As autoridades portuguesas detiveram em flagrante quatro cidadãos nacionais por tráfico de droga, dois dos quais eram agentes da PSP em Faro. Fonte do gabinete de relações públicas da PSP adiantou à agência Lusa, que …

"Formiga do inferno." Descoberto fóssil preservado em âmbar com 99 milhões de anos

Uma equipa internacional de cientistas encontrou um fóssil preservado em âmbar que ilustra o exato momento em que uma formiga pré-histórica devora a sua presa. De acordo com o artigo científico, publicado recentemente na Current Biology, …

Isabel dos Santos deixa administração da operadora angolana Unitel

A empresária angolana Isabel dos Santos anunciou esta terça-feira que vai deixar o seu lugar na administração da operadora de telecomunicações Unitel. “Após 20 anos dedicados à criação, ao desenvolvimento e ao sucesso da Unitel, optei …