Homem mordido por tubarão-azul em Vila do Conde

1

Pescador de 35 anos foi mordido 90 milhas náuticas e resgatado pelo EH-101 da força aérea e transportada para uma unidade hospitalar da cidade do Porto.

A vítima, de 35 anos, foi resgatada esta quarta-feira pela Marinha Portuguesa.

O homem seria, segundo o Correio da Manhã, tripulante de uma embarcação de pesca que estaria a cerca de 90 milhas náuticas (167 quilómetros), a Oeste de Vila do Conde.

Segundo comunicado da Marinha, a mesma embarcação, “Vila do Infante”, pediu socorro pelas 19h23 por telefone, altura em que se soube que o tripulante, de nacionalidade indonésia, teria sido mordido e que estava a perder muito sangue.

A aeronave EH-101 da Força Aérea Portuguesa entrou em ação de resgate, transportando a vítima para o Aeroporto Sá Carneiro, tendo aterrado pelas 23h29. A vítima do ataque foi transportada de seguida para uma unidade hospitalar da cidade do Porto.

O tubarão-azul (Prionace glauca), pode atingir até 4 metros de comprimento mas é geralmente considerado pouco agressivo para com os humanos.

Habita águas profundas em oceanos tropicais e temperados de todo o mundo, sendo facilmente reconhecível pelo seu corpo esguio e cor azul vibrante nos flancos e dorso, em contraste com o seu ventre, branco.

É uma espécie pelágica, ou seja, passa a maior parte da sua vida em águas abertas, longe da costa. É também considerado um predador eficaz, alimentando-se principalmente de pequenos peixes e lulas.

 

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.