Homem da Flórida toca guitarra durante cirurgia cerebral para remover tumor

Ao tocar guitarra, o paciente ajudou os médicos a perceber se estavam a interferir com as suas funções motoras à medida que o operavam.

Num procedimento médico inovador, Christian Nolen, guitarrista profissional de Coral Gables, Flórida, ajudou os cirurgiões a remover um tumor do seu cérebro enquanto tocava música rock dos anos 80 e 90.

Este evento notável ocorreu durante uma craniotomia acordada no Centro de Cancro Sylvester Comprehensive da Universidade de Miami. Nolen, diagnosticado com um glioma no lobo frontal direito, que controla o movimento e capacidades cognitivas, foi alertado para a sua condição após perder a sensibilidade e mobilidade no lado esquerdo do corpo. Esta deficiência afetou significativamente a sua habilidade de tocar guitarra e o uso geral da sua mão esquerda.

A cirurgia, agendada apenas 10 dias após o diagnóstico, foi realizada enquanto Nolen estava consciente. Esta abordagem é essencial para monitorizar as funções cerebrais e evitar danos em áreas críticas envolvidas na linguagem, compreensão e movimento.

“Quando um tumor envolve ou está próximo de uma parte crítica do cérebro – algo que controla a capacidade de falar, compreender a linguagem ou se mover – queremos fazer a cirurgia acordados para monitorizar continuamente o paciente, para sabermos se começarmos a violar as funções normais do cérebro”, explicou Ricardo Komotar, diretor da Iniciativa de Tumores Cerebrais da Universidade de Miami, à Fox News.

Os cirurgiões pediram a Nolen para tocar guitarra, considerando a sua experiência profissional, para testar a sua destreza durante a operação. Apesar de inicialmente surpreendido com a proposta, Nolen abraçou a oportunidade única. “Senti que era uma experiência tão única que não podia deixar passar – especialmente com as minhas habilidades motoras em jogo,” disse.

O processo envolveu Nolen a ser inicialmente adormecido e depois acordado a meio da cirurgia para tocar a sua guitarra. Apesar da experiência avassaladora, conseguiu manter-se calmo e concentrado. Nolen tocou várias músicas de grupos de rock como Deftones e System of a Down, criando um momento surreal. “Era algo fora deste mundo, acordar e ter pessoas a trabalhar ativamente dentro da sua cabeça,” recordou Nolen.

A operação foi um sucesso, com os cirurgiões do Centro de Cancro Sylvester Comprehensive a removerem todo o tumor. Nolen recebeu alta no dia seguinte para recuperar em casa e aguardava pelos resultados finais da patologia do tumor. É provável que tenha agora de fazer tratamentos de radioterapia e quimioterapia.

Esta abordagem cirúrgica única, que mistura precisão médica com o talento musical do paciente, destaca as estratégias inovadoras na medicina moderna.

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.