Nem caça, nem companhia. O Homem domesticou o cão porque sobrou carne

Os cães podem ter sido domesticados, durante a Idade do Gelo, porque os nossos ancestrais tinham mais carne do que aquela que conseguiam consumir. No fundo, a história entre o ser humano e o cão nasceu, como tantas outras amizades, num bom banquete.

Maria Lahtinen, da Autoridade Alimentar Finlandesa, sugere que a chave para a domesticação dos cães pode ter sido o excesso de carne. Durante a Idade do Gelo, as comunidades de caçadores-coletores, na metade norte do planeta, viram-se a braços com um excedente de carne, uma vez que nem tudo o que foi caçado foi consumido.

Os cães foram domesticados quando mantos de gelo cobriram grande parte do norte da Eurásia. Nessa altura, humanos e lobos teriam competido por comida, mas, ao contrário dos lobos, os nossos ancestrais não conseguiam subsistir apenas com proteínas da carne, pelo que acabou por sobrar muito alimento.

De acordo com o New Scientist, a equipa liderada por Lahtinen calculou a quantidade de alimento disponível durante os invernos árticos, com base nas espécies de presas que lá viveram, e descobriu que havia um excesso de carne magra.

Segundo a investigadora, os caçadores-coletores podem ter acolhido crias de lobo órfãs, encarando-as como animais de estimação, alimentando-as com a carne magra que sobrou.

Na altura, os nossos ancestrais não tinham nenhum objetivo de longo prazo em mente. Ainda assim, os lobos domesticados terão provado, mais tarde, ser parceiros de caça muito úteis, algo que reforçou a domesticação.

O artigo científico com as descobertas foi publicado no dia 7 de janeiro na Scientific Reports.

Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Por que carga de água afirmam que “os nossos ancestrais não tinham nenhum objetivo de longo prazo em mente”? são bruxos?
    Não podiam os nossos ancestrais ter observado a eficácia do lobo na caça e pensado em os usar? não há paciência para este “cientistas” autocentrados…

RESPONDER

EDP antecipa pagamento a mais de mil fornecedores em Portugal e Espanha

A EDP vai antecipar o pagamento a mais de mil fornecedores, uma iniciativa que, à semelhança do que já aconteceu no último ano, irá manter-se para todos os pagamentos a fornecedores ao longo do primeiro …

Há centenas de pessoas em busca de tesouros que não existem na Índia (e a culpa é de um boato)

Moradores de pelo menos três vilas no distrito de Rajgarh, no estado indiano de Madhya Pradesh (MP), passaram a última semana à procura de um tesouro antigo que provavemente não existe. Centenas de aldeões estão a …

João Ferreira diz que Marcelo deixou jovens em situação de "vulnerabilidade" (e elogia lay-off a 100%)

João Ferreira criticou este sábado o atual Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa por deixar os jovens em situação de "vulnerabilidade". O candidato presidencial João Ferreira afirmou, este sábado, que o Presidente da República, Marcelo …

Marisa Matias critica que apenas 1% do orçamentado seja gasto com cuidadores informais

Marisa Matias, candidata presidencial apoiada pelo Bloco de Esquerda, criticou este sábado que apenas tenha sido executado 1% da verba prevista no Orçamento do Estado para 2020 para os projetos-piloto dos cuidadores informais. Os atrasos e …

Ana Gomes considera "elucidativo" que Sócrates a ataque e elogie Marcelo

Ana Gomes, candidata às eleições presidenciais, considerou “elucidativo” que o antigo primeiro-ministro José Sócrates a tenha atacado e elogiado Marcelo Rebelo de Sousa. Questionada pelos jornalistas sobre o artigo de José Sócrates divulgado na sexta-feira, em …

Só pela profissão, professores "não são grupo de risco"

Graça Freitas reconheceu a importância dos professores "para o funcionamento do país", mas rejeitou considerá-los um grupo de risco esta sexta-feira. Os professores não são considerados um grupo de risco que deva ser integrado entre as …

João Leão infetado com covid-19

João Leão, ministro das Finanças, testou positivo à covid-19. O governante encontra-se assintomático e em confinamento domiciliário. O ministro de Estado e das Finanças, João Leão, testou positivo à covid-19. A informação foi adiantada este sábado …

Ricardo Salgado quer anular multa de 75 mil euros

A defesa de Ricardo Salgado recorreu ao Supremo Tribunal de Justiça para tentar anular uma decisão do Tribunal da Relação de Lisboa que confirmou uma multa de 75 mil do Banco de Portugal por causa …

Portugueses começam a votar nas Presidenciais este domingo. Há 246 mil inscritos

Os portugueses começam a votar já neste domingo, uma semana antes das eleições Presidenciais de 24 de janeiro, no chamado voto antecipado em mobilidade para que se inscreveram mais de 246 mil eleitores. As europeias e …

Maduro ofereceu oxigénio ao Amazonas (quando há venezuelanos a morrerem por falta dele)

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, ofereceu oxigénio hospitalar ao Estado do Amazonas, no Brasil, para ajudar a combater a falta deste gás devido ao elevado número de casos de covid-19. Uma generosidade que está …