Homem de 30 anos fingia ser veterinário para adotar cães. Está a ser investigado pela morte dos animais

Um homem de 30 anos está a ser investigado pela PSP de Leiria por alegadamente se fazer passar por veterinário para adotar cães. Várias denúncias dizem que os matava e filmava no processo.

R. P., da zona da Marinha Grande, é acusado por associações de defesa dos animais locais de se fazer passar ora por veterinário, ora por treinador canino, para conseguir adotar cães que depois acabavam sempre por morrer. Nas redes sociais, onde a sua imagem está a ser partilhada com legendas como “sociopata” ou “assassino”, terá partilhado vídeos dos animais a agonizar ou até mesmo depois de mortos.

“Estamos perante uma pessoa que adota animais, que ‘lhe morrem nas mãos’ (segundo ele) e, em vez de procurar ajuda imediata, filma e envia vídeos dos mesmos”, denunciou no passado dia 16 de agosto, na PSP dos Marrazes, em Leiria, a APAMG — Associação Protetora de Animais da Marinha Grande.

Na queixa, noticiada pelo Jornal de Leiria, a associação garante que a situação é de “extrema urgência”. De acordo com o JL, num dos filmes o falso veterinário mostra um cão em sofrimento, em vez de lhe prestar auxílio e sem aparentemente mostrar qualquer sinal de compaixão; no outro, exibe perante a câmara um outro cão, ao que tudo indica, já morto, virando-o de um lado para o outro.

Para além dos vídeos, a APAMG terá entregado à PSP, como prova, os registos de várias conversas mantidas nas redes sociais entre R. P. e pessoas que tinham cães para adotar e voluntários de associações de defesa dos animais.

De acordo com o jornal, Céline Henriques, outra voluntária da causa animal, que também apresentou uma queixa contra o falso veterinário em julho deste ano por burla, falsa identidade e ameaça com arma branca, terá mesmo investigado por conta própria e contactado a mãe, o irmão e uma ex-namorada de R. P., os primeiros com residência na Suíça, a segunda a morar na Alemanha.

Segundo o Jornal de Notícias, terá sido a ex-companheira a revelar que os maus-tratos a animais seriam um hábito antigo do homem, que terá, por esse motivo, recebido acompanhamento médico especializado enquanto vivia na Alemanha.

A ex-namorada terá surpreendido o homem a injetar insulina num cão, que só sobreviveu por ter sido assistido por um veterinário, tendo depois apresentado queixa contra ele em Berlim.

De acordo com o JN, poderá ser esse o modus operandi de R.P. Desconhece-se o número de animais que foram vítimas.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Suíça 3 - 1 Turquia | Seferovic e Shaqiri “abrem o livro”

A Suíça venceu de forma categórica a Turquia por 3-1, afastou os turcos da prova e terminou o Grupo A no terceiro lugar, com quatro pontos, esperando agora pelo final da fase de grupos para …

Presidente eleito do Irão promete governo "revolucionário e anticorrupção"

O Presidente eleito do Irão, o clérigo ultraconservador Ebrahim Raissi, prometeu hoje formar um governo "trabalhador, revolucionário e anticorrupção", aludindo ao estrito cumprimento dos princípios do sistema teocrático do país. Num comunicado, Raissi apresentou-se como “um …

Na Coreia do Norte, um pacote de café pode chegar aos 80 euros

Residentes norte-coreanos dizem que uma pequena embalagem de chá preto ou um pacote de café podem chegar aos 60 e 80 euros, respetivamente. Esta semana, o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, reconheceu que o …

Mais de 2200 armas entregues à PSP em menos de quatro meses

Mais de 2200 armas de fogo, a maioria das quais espingardas, foram entregues de forma voluntária à PSP, entre 24 de Fevereiro e 15 de Junho, anunciou este domingo aquela força policial. Em comunicado, a PSP …

O Arco do Triunfo vai ser embrulhado em tecido azul e corda vermelha durante 16 dias

O projeto foi pensado por Christo Vladimirov Javacheff e Jeanne-Claude no início dos anos 60, mas nunca se realizou. Agora, o monumento será embrulhado em azul e vermelho entre 18 de setembro e 3 de …

Netanyahu irá deixar residência oficial do primeiro-ministro a 10 de julho

O ex-primeiro-ministro de Israel Benjamin Netanyahu irá deixar a residência oficial em Jerusalém a 10 de julho, depois de um acordo alcançado com o sucessor, Naftali Benet, que lhe dera um prazo de duas semanas …

Crónica ZAP - Linha de Fundo por Teófilo Fernando

Linha de Fundo: Venha o tubarão

Portugal desilude e complica o apuramento. Segue-se a França. Itália, Bélgica e Países Baixos nos oitavos-de-final. O Campeonato da Europa visto da Linha de Fundo. Na corda bamba Portugal – Alemanha (2-4) “A vida é como uma corda 
De …

Praga de milhões de ratos está a aterrorizar a Austrália

O fim da seca de três anos e dos consequentes incêndios florestais permitiu à Austrália respirar de alívio. Em contrapartida, criaram-se as condições perfeitas para a pior praga de ratos da última década. "As pessoas estão …

Banca com nova vaga de saída de trabalhadores e admite despedimentos

Os grandes bancos vão reduzir milhares de trabalhadores este ano, um processo que vem acontecendo desde a última crise mas que em 2021 deverá atingir um novo pico, tendo mesmo BCP e Santander Totta admitido …

Cuba está a criar o seu próprio smartphone (e conta com a ajuda da Huawei)

O Governo cubano está a trabalhar na produção de um novo smartphone, que terá um sistema operativo original e conta com a ajuda da empresa chinesa Huawei. De acordo com a revista Vice, o projeto é …