Hollywood passou a Hollyweed – e ninguém sabe quem foi

Uma brincadeira trocou este domingo o icónico símbolo de Hollywood, colocando o cartaz do Parque Griffith a dizer Hollyweed, numa referência à legalização do uso recreativo de marijuana na Califórnia, aprovada em referendo em novembro.

A polícia estava a tentar descobrir a identidade do homem que, vestido todo de preto, foi apanhado pelas câmaras de segurança a pendurar dois panos por cima das letras “O”, transformando-as em “E”, assim criando a palavra Hollyweed, que contém weed, a designação popular para erva.

Segundo a agência de notícias espanhola EFE, a brincadeira pode ter sido uma “piscadela de olho” aos eleitores da Califórnia, que em novembro aprovaram a Proposta 64, que legalizou o uso da marijuana para fins recreativos.

Esta droga leve, aliás, pode agora ser consumida em toda a costa leste dos Estados Unidos, no seguimento de um conjunto de alterações à lei, que permite agora a utilização desta droga.

As fotografias rapidamente se espalharam pelas redes sociais durante a tarde, antes de as autoridades tirarem os panos e o cartaz voltar a dizer “Hollywood”.

A brincadeira, apesar de mediática, não é propriamente original, já que há precisamente 40 anos, um estudante universitário alterou o cartaz exactamente da mesma maneira.

O letreiro de Hollywood é um ponto turístico localizado no Mount Lee, em HOLLYWOOD. O marco turístico foi criado em 1921 e oficialmente inaugurado a 13 de julho de 1923 como peça publicitária da Câmara do Comércio da cidade.

Originalmente, o letreiro dizia “HOLLYWOODLAND”. Foi erguido como peça publicitária para vender casas de um condomínio local e a ideia inicial era que ele ficasse no local apenas por ano e meio, mas acabou por se tornar um símbolo da cidade. As letras “LAND” foram removidas em 1949.

Virado para sul, estende-se sobre uma cordilheira de quase 570 metros que separa Hollywood e boa parte de Los Angeles do Vale de San Fernando, ao norte.

Em setembro de 1932 a atriz Peg Entwistle saltou do H do letreiro e morreu.

Na década de 1970, o letreiro estava quase completamente destruído, e as letras deterioradas formavam a palavra “HULLYWO.D”.

Letreiro de HOLLYWOOD nos anos 70

Letreiro de HOLLYWOOD nos anos 70

Em 1978, várias pessoas influentes juntaram-se para recuperar o letreiro, e cada um doou 27.777 dólares para a compra de uma letra, num total de 250,000 dólares.

Entre os beneméritos encontravam-se o fundador da revista Playboy, Hugh Hefner, que doou a letra H, e o cantor Alice Cooper, que doou uma letra O em memória do comediante Groucho Marx.

ZAP // Lusa / Wikipedia

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.