Holanda vs Inglaterra | “Laranja” com mais sumo chega à final

Hugo Delgado / EPA

Holanda é a seleção adversária de Portugal na final de domingo da Liga das Nações. A “laranja” precisou de prolongamento, mas derrotou a Inglaterra por 3-1, aproveitando dois erros clamorosos de jogadores dos “três leões”.

Os holandeses foram quase superiores e mais perigosos, terminando com números ofensivos que afastam qualquer dúvida sobre a justiça do resultado.

Um jogo repartido na primeira metade, pelo menos em termos de posse de bola, teve na selecção holandesa a formação mais perigosa e rematadora, colocando muitos homens na frente em contra-ataque. Contudo, pouco depois da meia-hora, a Inglaterra marcou de penálti, por Marcus Rashford (32′), a castigar falta de Matthijs de Ligt sobre o atacante do Manchester United. Rashford foi, aliás, o melhor em campo, no primeiro tempo, com um GoalPoint Rating de 6.4.

Jadon Sancho, de cabeça, esteve perto de ampliar para Inglaterra aos 54 minutos, mas Jasper Cillessen fez uma grande defesa. No mesmo minuto, Memphys Depay roubou a bola a um defesa inglês e, com Jordan Pickford pela frente, atirou para grande intervenção do guardião inglês. Isto num arranque de segunda parte muito movimentado, com a Holanda a assumir as despesas ofensivas.

A formação “laranja” registava 67% de posse de bola quando, aos 73 minutos, De Ligt redimiu-se da grande penalidade cometida com o golo do empate, de cabeça, após canto da direita – ao sétimo remate na segunda parte, quarto enquadrado (os ingleses registavam apenas três disparos, um com boa direcção). Contudo, aos 83 minutos, Ross Barkley isolou Jesse Lingard, este marcou para Inglaterra, mas o lance foi anulado por fora-de-jogo.

A partida foi para prolongamento, altura em que a Holanda marcou, aos 97 minutos, num autogolo de Kyle Walker a remate de Quincy Promes, após um erro clamoroso de John Stones. Um tento lógico perante a melhor qualidade dos holandeses durante o encontro, apesar da tentativa de reacção inglesa. E o 3-1 surgiu aos 114, após novo erro inglês, desta vez por Barkley, que Depay aproveitou para assistir Promes.

A Holanda venceu o jogo com todo o mérito, terminando com mais bola e mais do dobro dos remates da formação britânica, 14 deles enquadrados. O melhor em campo foi a nova coqueluche do Barcelona, Frenkie de Jong. O médio terminou com um GoalPoint Rating de 7.1, com dois passes para finalização, 13 recuperações de posse, cinco desarmes, bem como impressionantes 128 acções com bola (máximo da partida) e 101 passes certos em 105 tentativas.

Resumo

PARTILHAR

RESPONDER

Depois do balde de água fria da pandemia, Israel vai ficar melhor do que nunca. Tudo pelos turistas

Israel está fechado em casa e viajar para este país não faz parte dos planos de muitas pessoas. No entanto, este período de acalmia pode mesmo ser o melhor momento para planear uma viagem - …

Menos 1,3 milhões de consultas nos hospitais e menos 151 mil cirurgias em 2020

No ano em que a pandemia chegou a Portugal, houve menos 151 mil cirurgias e menos 1,3 milhões de consultas nos hospitais públicos. A covid-19, que chegou a Portugal a 2 de março de 2020, obrigou …

Várias escolas de Tóquio pedem "certificados de cabelo real" aos alunos

As escolas japonesas são conhecidas pela sua rigidez relativamente à aparência dos seus alunos, tanto que os estudantes que não seguem o padrão de "cabelo liso e preto" têm de apresentar provas. Dados divulgados, esta semana, …

UE estima normalidade nas vacinas daqui a duas semanas. Orbán recebeu vacina chinesa

A União Europeia (UE) estima que dentro de duas a três semanas "tudo vai funcionar normalmente" na produção e distribuição de vacinas nos Estados-membros. Entretanto, o primeiro-ministro húngaro já foi vacinado (mas com uma vacina …

"Os dados de milhões de pessoas estão em risco", alertam denunciantes da Amazon

Denunciantes da Amazon alertam que os dados de milhões de pessoas estão em risco devido à falta de preocupação da empresa com a cibersegurança. A par da Google, Apple, Microsoft e Facebook, a Amazon é uma …

Mais 41 mortes e 718 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas

Portugal registou, este domingo, mais 41 mortes e 718 novos novos casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 718 …

Navalny chega a colónia penal a leste de Moscovo

O principal opositor do Kremlin chegou, este domingo, a uma zona a cerca de 200 quilómetros a leste de Moscovo para ser transferido para uma colónia penal onde vai cumprir a sua pena, informou um …

Já chegou o voo de repatriamento com 300 passageiros vindos do Brasil

O voo de repatriamento vindo do Brasil chegou, este domingo de manhã, ao Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, com cerca de 300 passageiros. De acordo com a RTP, o voo de repatriamento vindo de São Paulo, …

Costa imune ao descontrolo da pandemia. Popularidade de Marcelo dispara

A sondagem TSF/JN/DN regista uma avaliação positiva do primeiro-ministro e do Presidente da República, com este a atingir um novo pico de popularidade. Os líderes do PSD e do Chega surgem empatados como principais figuras da …

Mais seis mortos nos protestos em Myanmar. Embaixador na ONU afastado

Seis manifestantes foram mortos em Myanmar, este domingo, por forças de segurança que dispersavam com violência as manifestações pró-democracia. Três manifestantes foram mortos em Dawei (no sul do país), enquanto dois adolescentes, de 18 anos, morreram …