Holanda está a afundar mais depressa do que o previsto

De acordo com um novo mapa digital do Centro Holandês de Geodesia e Geo-Informática, a Holanda está a afundar mais rapidamente do que o previsto.

O mais recente mapa digital do Centro Holandês de Geodesia e Geo-Informática revela que a Holanda está a afundar-se mais rapidamente do que os cientistas previam. Segundo os cálculos da Agência de Avaliação Ambiental, este problema custará ao país 22 mil milhões de euros em 2050.

Em Gouda, por exemplo, uma cidade onde vivem cerca de 73 mil pessoas, o solo afunda em média três milímetros por ano, havendo inclusivamente locais que afundam até dez milímetros.

“O assentamento é algo que tem que estado há acontecer há muito tempo, particularmente no oeste do país. Mas agora estamos a chegar ao limite“, sublinhou Hilde Niezen, vereadora em Gouda. Ao jornal digital Iamexpat.nl, Niezen referiu que “em todo o lado há algo a afundar”. “Se não são as estradas, são os parques.”

Segundo o Diário de Notícias, o problema de assentamento é bem visível nas rachas das fachadas dos edifícios, nos danos das estradas, nas escadas irregulares e até no sistema de esgotos.

O solo na Holanda afunda-se a maior velocidade graças à ação humana e às alterações climáticas. Os verões muito quentes aceleram o assentamento do terreno. Enquanto que, antigamente, em alguns locais o assentamento era compensado pela areia e argila depositadas nas inundações pelos grandes rios que atravessam o país, a construção de diques fez com que os rios já não tenham tendência para transbordar tantas vezes.

Ramón Hanssen, catedrático de Geodesia e Observação da Terra via Satélite da Universidade Técnica de Delft e principal investigador dos trabalhos do mapa, disse ao jornal espanhol El País que “há 400 anos que bombeamos a água para cultivo e criação de animais em terra seca e o solo foi caindo abaixo do nível do mar”.

Já se esperava esta situação, “mas com este novo mapa vemos claramente que no oeste do país, com solos de argila e turfa, esta última desaparece uma vez exposta devido à sucção periódica da água. Oxida-se a entrar em contacto com o ar e contribui para as emissões de CO2“, explicou o especialista.

Os especialistas alertam que, caso não sejam tomadas medidas, o solo pode cair 50 centímetros nos próximos 50 anos.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Treinador de Florentino Luís: "7 jogos, 7 derrotas. Mas não sei se somos tão maus"

Michel admite insegurança e nervos, num Getafe que ocupa o último lugar no campeonato espanhol. Florentino acha que é "uma questão de tempo". Valência, Sevilha, Barcelona, Elche, Rayo Vallecano, Atlético de Madrid e Betis: os sete …

À boleia de Falcao, o modesto Rayo Vallecano cheira a Europa

Com três golos em três jogos, Radamel Falcao tem catapultado o Rayo Vallecano para lugares europeus. A equipa conta com os portugueses Bebé e Kévin Rodrigues. O Rayo Vallecano superou as suas próprias expectativas e conseguiu …

Jarros com esmeraldas encontrados em templo ligado à cidade lendária El Dorado

Uma equipa de arqueólogos colombianos encontrou um conjunto de sepulturas rodeadas por jarros de cerâmica que estavam carregados de esmeraldas. A descoberta ocorreu num templo ligado à mítica cidade El Dorado. Os arqueólogos encontraram o templo …

Moedas venceu "contra tudo e contra todos". Medina assume derrota "pessoal e intransmissível"

O cabeça de lista da coligação PSD/CDS-PP/MPT/PPM/Aliança à Câmara de Lisboa afirmou, este domingo, ter vencido "contra tudo e contra todos", porque "a democracia não tem dono", agradeceu o “voto de confiança” e comprometeu-se a …

O balão de oxigénio de Rio encheu até rebentar. Os olhos estão postos em 2023

Com Lisboa, Coimbra, Funchal e Barcelos debaixo do braço, Rui Rio cantou vitória numa noite de emoções. Sem falar do futuro à frente do PSD, o social-democrata acredita estar mais perto de chegar a primeiro-ministro. …

ADN da população da Ilha de Páscoa permite descobrir, finalmente, a rota dos seus antepassados

De acordo com os investigadores, o processo constitui um dos capítulos mais fascinantes da história da colonização humana e quase não há vestígios tangíveis. A distância que separa as ilhas Marquesas, na Polinésia Francesa, do arquipélago …

Marta Temido é a favorita a suceder a Costa na liderança do PS

A ministra da Saúde, Marta Temido, é a favorita a suceder a António Costa na liderança do PS. Por sua vez, Paulo Rangel e Pedro Passos Coelho são os prediletos a suceder a Rui Rio …

No Porto, a vitória de Moreira soube a pouco. PS teve a pior derrota de sempre

Rui Moreira vai liderar a Câmara Municipal do Porto nos próximos quatro anos. Eleito pelo movimento independente "Aqui Há Porto", com o apoio da Iniciativa Liberal e do CDS-PP, Moreira avança para um terceiro e …

Suíços votaram a favor do casamento entre pessoas do mesmo sexo

Os suíços foram este domingo às urnas para referendar o casamento de pessoas do mesmo sexo. Os resultados oficiais mostraram que a mudança foi aprovada com os votos a favor de 64,1% dos eleitores e …

O nosso sistema imunitário é tão único quanto a nossa impressão digital

Cada pessoa parece ter um sistema imunitário único. Cientistas descobriram esta diversidade imunitária depois de mapear anticorpos no sangue de pessoas saudáveis e doentes. A descoberta pode ajudar a explicar por que, por exemplo, as vacinas …