H&M gera polémica por causa do “macaco mais fixe da selva”

(dr) H&M

A marca de roupa sueca causou indignação nas redes sociais por usar uma criança negra para expor uma camisola com a frase “o macaco mais fixe da selva”. Entretanto, a H&M já retirou a imagem do site e pediu desculpa pelo incidente.

Em causa está uma publicidade a uma camisola da coleção de criança, com a frase o “macaco mais fixe da selva”, vestida por um modelo infantil negro. A mesma peça também tinha outra opção, na qual se lê “especialista em sobrevivência”, mas vestida por uma criança branca.

A polémica fotografia chegou às redes sociais através da blogger Stephanie Yeboa: “De quem foi a ideia na H&M de fazer este doce menino negro usar uma camisola com esta frase?”, questionou. O tweet teve mais de 15 mil partilhas em menos de um dia.

Como seria de esperar, a imagem começou a ser amplamente partilhada e criticada não só por anónimos mas por outras figuras conhecidas. Um desses casos foi o colunista do New York Times, Charles M. Blow: “H&M, vocês perderam a cabeça?”.

Ao Verne, site do El País, a marca sueca confirmou ter retirado a fotografia de todos os seus canais de comunicação e pediu desculpas a todos aqueles que se sentiram ofendidos. Atualmente, a peça ainda está disponível para venda no site mas a imagem foi alterada para uma na qual apenas se vê a referida camisola.

Em comunicado enviado ao Diário de Notícias, a empresa também esclareceu que a imagem “foi removida de todos os canais H&M” e pediu “desculpa a todas as pessoas que se possam ter sentido ofendidas”.

Mais tarde, a blogger britânica contou que, depois da polémica, uma série de homens brancos vieram defender a marca, dizendo que não havia nada de mal na imagem, e, além disso, começou também a receber insultos como “estúpida” ou “gorda”.

Entretanto, o cantor The Weeknd também anunciou que não vai mais trabalhar com a marca, com quem mantinha uma colaboração. “Acordei esta manhã chocado e envergonhado com esta fotografia. Estou profundamente ofendido e não vou trabalhar mais com a H&M”, escreveu no Twitter.

ZAP // Hypeness

PARTILHAR

16 COMENTÁRIOS

  1. Não vejo qualquer questão nesta foto…
    A maldade está no olhos de quem quer ver!
    Quantas vezes não chamei eu os meus filhos de macaquinhos por andarem sempre a brincar ao pulos e pinotes… Ah mas se for de raça negra já não se pode…
    Esperem lá, mas a igualdade é isso mesmo, não haver diferenciação! Porque motivo teria de haver diferenciação neste caso? É só quando convém?
    Por amor de Deus… Que ridículo!

    • É quase o mesmo que fazer uma publicidade com um padre de Boston envergando uma t-shirt com a frase:
      O melhor amigo das crianças

    • Bastava trocar as T-shirts e já ficava tudo bem: o branco com a do “macaco mais fixe” e o negro com “especialista em sobrevivência”. As pessoas que criticam estão a conotar de uma forma muito negativa algo que não tem o significado que elas pensam! Felizmente há pessoas a nascer e crescer sem conhecer o racismo, e quando uma delas é criticada por uma coisa destas vai ser preciso explicar-lhe, e “ensinar-lhe racismo” para não voltar a repetir… é lamentável…

      • Exactamente, alias imagino o que contaram à criancinha que não estava nem aí para a questão do racismo:
        Adulto – Olha puto sabes, não podes vestir essas camisolas porque eles, os brancos, estão a tentar chamar-te macaco e a diminuir-te na tua condição humana, nunca ouviste falar de racismo? então nós vamos explicar-te tudo sobre o que é ser racista!
        Criança – Mas, eu até gosto de macaquinhos, são tão engraçados… também gosto de gatos, girafas e iguanas.

        Ou seja, os mentecaptos que acham que isto é racismo, são os mesmo que vão continuar a perpetuar estas ideias e a manter o racismo vivo!
        Tristeza!

  2. … ah!!! eu sou do tempo em que se chamavam pretos e tínhamos criadas … e não era por isso que havia algum desrespeito !

    “anda tudo” muito sensivel , deviam era ir dar umas p***** nesses gajos que nos andam a roubar, socrates, o dono disto tudo, o outro do bpn … anda tudo sensibilizado com nada que interesse …..

    • tecnoformas, Luís Filipe Menezes e Marco António Costa da Câmara de Gaia, o banco relvas, os Pandur, os sumarinos, o gang do bpn criado ainda nos piores desgovernos de Portugal liderados pelo bando do cavaco, enfim tantos outros casos que a tua porca memória teima em encobrir.

      • opah …. os 3 pontinhos querem dizer o que disseste … nao só os foscrates (já vi que és xuxalista e picaste-te) , como o resto da cambada, i.e, todos os gajos que estiveram nos (des)governos incluído o outro que bateu as botas ….

  3. Estes tipo de tweets histéricos é mais um capitulo do gigantesco desfile de estupidez sobre este assunto. Sejamos objectivos, a camisola tem alguma coisa de mal ou não? Pois se não tem, e parece que todos os envolvidos concordam que não tem (e a camisola continua à venda também), então qual é a diferença entre esta ser vestida por um branco ou por um preto? Não serve para ser vestida por um preto mas pode ser vestida por um branco? Esta chusma de ofendidinhos “anti-racistas” são profundamente racistas, portanto. E pior: querem, exigem, que toda a gente seja como eles…

  4. Quem defende frases e comentários racistas, É RACISTA! Infelizmente neste mundo, as frases deste género têm uma conotação racista, porque foram os racistas que iniciaram e utilizaram este tipo de frases com conotação pejorativa todas as vezes que querem diminuir os outros pela cor da pele. Não se iludam a achar que o racismo morreu, infelizmente está vivo e de boa saúde. Se na camisola de um miúdo branco estivesse escrito: Lixo branco mais fixe da selva, talvez a reação dos racistas brancos fosse diferente. Não iriam gostar de certeza. As frases pejorativas existem para diminuir os outros, por si só não significam nada, mas no contexto correto, podem ser muito ofensivas. E a realidade, é que nunca foi utilizado o insulto de chamar alguém de macaco a alguém branco, embora também existem macacos brancos. Quando chamaram a Michelle Obama de macaco de saltos altos, não foi um elogio de certeza. Foi ofensa de gente ignorante e má.

RESPONDER

Depois da polémica, Hank Azaria deixa de dar voz a Apu dos "Simpsons"

O ator que dá voz à personagem indiana Apu Nahasapeemapetilon, da série "Os Simpsons", anunciou que vai deixar de o fazer, depois de vários anos de polémica. Segundo a BBC, Hank Azaria anunciou, este fim-de-semana, que …

"Parasite" vence prémio principal do Sindicato dos Atores dos EUA

O filme do realizador sul-coreano Bong Joon-ho venceu, no domingo, o prémio mais importante do Sindicato dos Atores dos Estados Unidos (SAG), tornando-se o primeiro filme em língua estrangeira a receber tal distinção. A comédia negra …

Cientistas criam método inovador para tratamento de lesões agudas da pele

Investigadores do Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC) de Coimbra desenvolveram um método “inovador e sensível à luz”, que poderá ser útil no tratamento de lesões agudas da pele. Um grupo de investigadores do CNC …

Elon Musk quer enviar 10 mil pessoas a Marte até 2050

O CEO da Space X, Elon Musk, quer construir cem naves por ano e levar pelo menos dez mil pessoas a Marte até 2050, embora os protótipos das naves espaciais Starship ainda estejam sujeitos a …

Como será um iPhone daqui a um milhão de anos? Artista mostra o impacto de lixo eletrónico

https://vimeo.com/386000590 A exposição The World After Us: Imaging techno-aestethic futures tem instalações onde se pode ver a natureza a tomar conta de telemóveis, computadores, tablets e outros dispositivos, mostrando que dificilmente se desintegrarão nos próximos anos. Os …

Marca japonesa acusada de apropriação cultural por perucas de modelos

A marca japonesa Comme Des Garçons foi acusada de apropriação cultural devido às perucas usadas pelos seus modelos caucasianos num desfile na Paris Fashion Week, em França. De acordo com a BBC, as perucas com tranças …

Índia suspende a construção da primeira linha do comboio ultra-rápido Hyperloop

As autoridades estatais do estado indiano de Maharashtra decidiram suspender a construção da primeira linha do comboio ultra-rápido Hyperloop, que iria ligar as movimentadas cidades de Bombaim e Pune. O Governo local decidiu não avançar para …

Regina Duarte inicia "período de testes" na Secretaria da Cultura do Brasil

A atriz brasileira afirmou, esta segunda-feira, que iniciou um "período de testes" na Secretaria Especial da Cultura, pasta que foi convidada a liderar após a exoneração de um governante que parafraseou um discurso nazi. "Nós vamos …

Malásia devolve 150 contentores ilegais de lixo a países desenvolvidos

As autoridades da Malásia anunciaram, esta segunda-feira, que devolveram 150 contentores ilegais de lixo para os seus países de origem e afirmaram que não se querem tornar num "aterro sanitário" dos países desenvolvidos. Os países da …

Vietname contorna Huawei ao desenvolver tecnologia própria para o 5G

O maior grupo de telecomunicações do Vietname vai implementar este ano o 5G com recurso à sua própria tecnologia, contornando os chineses da Huawei, num sinal das implicações geopolíticas da rede de quinta geração. A empresa …