Histórias bíblicas de destruição de antigas cidades confirmadas pela ciência

1

Y Vaknin et al. / PNAS

Cientistas descobriram que histórias bíblicas sobre destruições de antigas cidades batem certo com pistas geológicas encontradas.

Sodoma e Gomorra são, de acordo com a Bíblia, duas cidades que teriam sido destruídas por Deus com fogo e/ou enxofre caídos do céu.

A versão do Velho Testamento da Bíblia é que Sodoma foi destruída pelo fogo e pelo enxofre, a par da vizinha Gomorra, provocados pela ira de Deus por não ter encontrado por lá “homens de valor”. Cientistas, por sua vez, sugerem que possa ter sido um terramoto ou até um meteorito.

Estes são apenas dois exemplos de várias referências que são feitas na bíblia a cidades destruídas.

Por exemplo, de acordo com a Bíblia, Gate era uma das principais cidades dos filisteus e lar do gigante Golias. A sua destruição é encoberta, descrita em menos de um versículo da Bíblia, em II Reis. Agora, esta vasta cidade não passa de uma escavação arqueológica.

Recentemente, segundo o Big Think, uma equipa de cientistas tentou um novo método para datar escavações arqueológicas como Gath, usando o campo magnético da Terra.

O campo magnético da Terra desvia a radiação e protege o nosso planeta de ventos solares e raios cósmicos, entre outros perigos. Contudo, o campo magnético é dinâmico e pode inverter-se totalmente. O histórico destas mudanças está gravado em rocha. Uma busca no fundo do mar permite-nos ler a história do campo magnético do planeta Terra.

O rei Hazael, de Damasco, era bastante temido há 2.800 anos, tendo devastado várias cidades por onde passava. Muitos sítios arqueológicos ilustram a brutalidade das campanhas de Hazael.

Há, contudo, um elemento na destruição dessas cidades que pode ajudar os investigadores. As batalhas foram terríveis, com incêndios generalizados. Esse calor derreteu os tijolos de barro das cidades e alinhou-os com o campo magnético da Terra.

Como tal, os fragmentos das ruínas contêm informações de que os investigadores precisavam para determinar exatamente quando é que essas cidades foram destruídas.

Tendo isto em conta, os cientistas reuniram as informações sobre a direção e a intensidade do campo magnético da Terra e combinou-as com o conhecimento de outros eventos cujo tempo é conhecido com precisão.

“De seguida, comparamos os resultados magnéticos com os de outras descobertas cujas datas não são tão conhecidas, mas aproximadamente datadas nos mesmos períodos, de acordo com outros métodos de datação”, explica Yoav Vaknin, coautor do estudo.

A equipa descobriu que várias cidades foram destruídas ao mesmo tempo — Tel Rehov, Horvat Tevet, Tel Zayit e Gate. Todas elas terão sido destruídas por Hazael.

A cidade de Tel Beth-Shean, na Judeia, terá sido destruída 70 a 100 anos antes das outras, pelo Faraó Shoshenq I. O relato bíblico da destruição de Tel Beth-Shemesh também parece bater certo com as descobertas da equipa de investigadores.

ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.