O historial real britânico Robert Hardman diz que Isabel II certamente gostaria que Harry e Meghan se reconciliassem com a restante família.
No início de 2020, o príncipe Harry e a duquesa de Sussex, Meghan Markle, anunciaram o seu afastamento da família real, num episódio que ficou conhecido como “Megxit”. Apesar de inesperada, a decisão não foi surpreendente, dada o clima tenso entre o casal e a restante família britânica.
Antes disso, Harry já tinha anunciado a vontade de ter a sua “independência financeira” com Meghan, e de viver uma parte do ano na América do Norte.
“Depois de muitos meses de reflexão e discussões internas, decidimos fazer uma transição este ano para começarmos a construir um novo papel progressivo nesta instituição. Queremos recuar enquanto membros seniores da família real e trabalhar para nos tornarmos financeiramente independentes”, declararam, na altura, os duques de Sussex.
O historiador real Robert Hardman falou à revista People sobre o relacionamento do príncipe Harry e da rainha Isabel II e revelou um dos possíveis desejos da falecida monarca. Hardman disse que a rainha gostaria que Harry se reconciliasse com a família real.
“Acho que ela era um dos canais entre Windsor e a Califórnia, e seria um dos seus maiores desejos que [a família] resolvesse as coisas”, disse o historiador à People.
Já depois do casal ter anunciado o afastamento da família real, a entrevista de 2021 com Oprah Winfrey só veio piorar a relação entre ambas as partes.
Na entrevista, Harry e Meghan disseram que membros da família real fizeram comentários racistas sobre o seu filho, Archie; desconsideraram a saúde mental e o bem-estar de Meghan; Kate Middleton fez Meghan chorar durante a semana do seu casamento; e o rei cortou financeiramente o casal após o seu afastamento.
Apesar de tudo, o jovem casal sempre manteve uma boa relação com a rainha até à sua recente morte. Além de falarem regularmente por videochamada, deram o nome de Lilibet à sua filha — que era a alcunha de Isabel II entre a família.
Agora, o possível desejo de Isabel II de ver a família reunida pode estar estar bem encaminhado para se concretizar.
Dois dias após a morte da rainha, o novo príncipe de Gales convidou Meghan e Harry para um passeio com ele e Kate Middleton, reunindo os casais pela primeira vez em anos.