A icónica foto de Einstein com a língua de fora foi leiloada por 100 mil euros

(dr) Arthur Sasse / Nate D Sanders Auctions

A foto de Albert Einstein com a língua de fora foi tirada em 1951, depois das celebrações de seu aniversário de 72 anos

Uma das imagens mais famosas e irreverentes do físico alemão foi leiloada na semana passada por 125 mil dólares, mais de 100 mil euros, em Los Angeles, nos Estados Unidos.

Com o cabelo despenteado, o bigode grosso e olhos bem abertos de olhos postos na câmara, Albert Einstein põe a língua de fora sentado no banco traseiro de um carro.

A fotografia que revela o lado bem-humorado do criador da Teoria da Relatividade foi tirada em 1951 por Arthur Sasse, fotógrafo da agência de notícias United Press International (UPI).

O famoso cientista acabava de sair do Princeton Club, espaço social da universidade americana de mesmo nome, onde tinha celebrado os seus 72 anos. Estava acompanhado por Frank Aydelotte, diretor do Instituto de Estudos Avançados dos Estados Unidos, onde Einstein trabalhava, e pela esposa do diretor, Marie Jeanette.

O escritor francês Fred Jerome conta no livro “The Einstein Files: J. Edgard Hoover’s Secret War Against the World’s Most Famous Scientist” (Os Arquivos de Einstein. A Guerra Secreta de J. Edgard Hoover contra o Cientista mais Famoso do Mundo, em tradução livre) que o cientista posou pacientemente para os fotógrafos que o esperavam à porta do clube.

Após a sessão, quando o prémio Nobel de Física em 1921 se preparava para partir, Sasse aproximou-se dele e pediu um sorriso para a fotografia. Por cansaço ou farto da perseguição dos repórteres, conta Jerome, Einstein pôs a língua para fora, e Sasse foi suficientemente rápido para captar o momento.

Os editores da agência chegaram a hesitar em publicar a imagem, por medo de ofender o cientista, mas acabou por ser publicada. Einstein não se importou e, na verdade, gostou tanto dela que fez cópias – cortadas para excluir os acompanhantes – e autografou-as para dar aos amigos.

A foto leiloada traz a assinatura do físico na margem esquerda: “A. Einstein. 51“, o que indica que foi assinada pouco depois de ter sido registada.

Segundo a casa de leilões Nate D. Sanders, a imagem está em boas condições. A diferença desta imagem para a maioria das que Einstein deu aos amigos – e por isso é que esta é tão valiosa – é que não foi cortada e mostra o contexto e os integrantes da foto original.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

A maior parte dos produtos de maquilhagem está contaminada com superbactérias perigosas

Nove em cada 10 produtos cosméticos atualmente em uso estão contaminados com superbactérias potencialmente prejudiciais, incluindo E. coli e Staphylococci. Beauty blender, rímel e brilho labial são os produtos que contêm os mais altos níveis …

NASA gravou acidentalmente a explosão de um cometa a aproximar-se do Sol

Astrónomos usaram dados do telescópio espacial TESS para estudar a explosão de um cometa durante a sua aproximação ao Sol. A investigação resultou num artigo publicado em novembro na revista científica Astrophysical Journal Letters. Foi a …

Objeto de Hoag é uma galáxia dentro de uma galáxia (que está dentro de outra galáxia)

Se observar atentamente a Constelação da Serpente poderá ver uma galáxia dentro de uma galáxia que, por sua vez, está dentro de outra galáxia. Este grande mistério do Universo é conhecido como Objeto de Hoag. Descoberto …

Parker Solar Probe lança nova luz sobre o Sol

Em agosto de 2018, a Parker Solar Probe da NASA foi lançada para o espaço, tornando-se pouco tempo depois a sonda mais próxima do Sol. Com instrumentos científicos de ponta para medir o ambiente em …

Encontrado no mar das Malvinas navio alemão da I Guerra Mundial 105 anos depois de naufragar

O naufrágio de um cruzador alemão da I Guerra Mundial foi identificado nas Ilhas Malvinas, onde foi afundado pela Marinha britânica há 105 anos. O SMS Scharnhorst foi o principal ativo da esquadra alemã na Ásia …

Boavista 1-4 Benfica | Águia goleia no xadrez do Bessa

O Benfica deu o pontapé de saída da 13ª jornada com uma vitória competente na visita ao Boavista, por 4-1. Num jogo potencialmente perigoso para as aspirações “encarnadas”, frente a um adversário com somente uma derrota …

Cientistas desenvolvem técnica para determinar o humor através da caligrafia

Uma equipa de cientistas estudou a biomecânica dos movimentos das mãos a escrever e a desenhar, e desenvolveu um método para avaliar as propriedades individuais da velocidade de escrita e da pressão do lápis no …

Quase seis mil denúncias de agressões sexuais em viagens da Uber nos EUA

A plataforma de transporte de passageiros Uber divulgou na quinta-feira um relatório, revelando quase seis mil denúncias de agressões sexuais a utilizadores, motoristas e terceiros nos Estados Unidos (EUA), em 2017 e 2018. No relatório de …

Polícia de Los Angeles vai usar dispositivo "ao estilo Batman" para prender suspeitos

A polícia de Los Angeles, nos Estados Unidos, vai adotar, no início do próximo ano, um novo dispositivo, conhecido como BolaWrap 100, que dispara um cinto de fibra sintética a uma velocidade de 200 metros …

Corriere dello Sport defende-se das acusações e garante ser "inimigo do racismo"

O jornal desportivo italiano Corriere dello Sport afirmou esta sexta-feira ser “inimigo do racismo”, defendendo-se das críticas motivadas pela manchete de quinta-feira, com o título “Black Friday” e ilustrada com os futebolistas negros Romelu Lukaku …