A icónica foto de Einstein com a língua de fora foi leiloada por 100 mil euros

(dr) Arthur Sasse / Nate D Sanders Auctions

A foto de Albert Einstein com a língua de fora foi tirada em 1951, depois das celebrações de seu aniversário de 72 anos

Uma das imagens mais famosas e irreverentes do físico alemão foi leiloada na semana passada por 125 mil dólares, mais de 100 mil euros, em Los Angeles, nos Estados Unidos.

Com o cabelo despenteado, o bigode grosso e olhos bem abertos de olhos postos na câmara, Albert Einstein põe a língua de fora sentado no banco traseiro de um carro.

A fotografia que revela o lado bem-humorado do criador da Teoria da Relatividade foi tirada em 1951 por Arthur Sasse, fotógrafo da agência de notícias United Press International (UPI).

O famoso cientista acabava de sair do Princeton Club, espaço social da universidade americana de mesmo nome, onde tinha celebrado os seus 72 anos. Estava acompanhado por Frank Aydelotte, diretor do Instituto de Estudos Avançados dos Estados Unidos, onde Einstein trabalhava, e pela esposa do diretor, Marie Jeanette.

O escritor francês Fred Jerome conta no livro “The Einstein Files: J. Edgard Hoover’s Secret War Against the World’s Most Famous Scientist” (Os Arquivos de Einstein. A Guerra Secreta de J. Edgard Hoover contra o Cientista mais Famoso do Mundo, em tradução livre) que o cientista posou pacientemente para os fotógrafos que o esperavam à porta do clube.

Após a sessão, quando o prémio Nobel de Física em 1921 se preparava para partir, Sasse aproximou-se dele e pediu um sorriso para a fotografia. Por cansaço ou farto da perseguição dos repórteres, conta Jerome, Einstein pôs a língua para fora, e Sasse foi suficientemente rápido para captar o momento.

Os editores da agência chegaram a hesitar em publicar a imagem, por medo de ofender o cientista, mas acabou por ser publicada. Einstein não se importou e, na verdade, gostou tanto dela que fez cópias – cortadas para excluir os acompanhantes – e autografou-as para dar aos amigos.

A foto leiloada traz a assinatura do físico na margem esquerda: “A. Einstein. 51“, o que indica que foi assinada pouco depois de ter sido registada.

Segundo a casa de leilões Nate D. Sanders, a imagem está em boas condições. A diferença desta imagem para a maioria das que Einstein deu aos amigos – e por isso é que esta é tão valiosa – é que não foi cortada e mostra o contexto e os integrantes da foto original.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Incêndios em Castelo Branco e Santarém. Há quatro bombeiros feridos, um está em estado grave

Dois incêndios em Castelo Branco estão a mobilizar mais de 500 operacionais e 15 meios aéreos. Há estradas cortadas e aldeias evacuadas. Dois incêndios em povoamento florestal, todos no distrito de Castelo Branco, um no município …

"É contra a vontade de Deus". Família que se recusou a pagar impostos é condenada na Austrália

Uma família cristã australiana recusou-se a pagar impostos, alegando que é "contra a vontade de Deus". Em tribunal, o juiz obrigou a pagar 1,3 milhões de euros. Em 2017, na Tasmânia, uma família cristã não pagou …

David guardou uma pedra durante anos pensando que era ouro. Afinal, era bem mais raro que isso

Em 2015, David Hole estava a explorar Maryborough Regional Park, perto de Melbourne, na Austrália. Com um detetor de metais, descobriu algo fora do comum: uma rocha avermelhada muito pesada que repousava em argila amarela. Maryborough …

Quadro roubado por soldado nazi é devolvido a museu de Florença

O quadro de natureza-morta tinha sido roubado do museu por um soldado nazi como um presente para a sua esposa. Agora, o quadro foi devolvido ao museu pelos alemães. Um soldado nazi em retirada de Itália …

Um segundo. Foi o tempo que a Inteligência Artificial precisou para resolver um cubo mágico

Investigadores da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, desenvolveram o DeepCubeA, um algoritmo capaz de resolver o desafio do Cubo de Rubik em pouco mais do que um segundo.  De acordo com a equipa de investigadores …

Investigação revela que ibuprofeno tem efeitos anticancerígenos

O anti-inflamatório ibuprofeno tem efeitos anticancerígenos sobretudo no cancro do colón, inibindo o crescimento de células malignas, revela uma investigação do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA). Investigadores do INSA, associados ao Instituto de …

Um pôr do sol apareceu "dividido ao meio" nos EUA

https://vimeo.com/349103840 Recentemente, um efeito ótico incomum fez o pôr do sol assemelhar-se a uma imagem numa tela dividida, mostrando dois céus muito diferentes lado a lado. No lado direito da foto há um horizonte saturado de tons …

Turistas fizeram café em Veneza. Foram multados em 950 euros e convidados a abandonar a cidade

Dois turistas alemães foram multados por fazerem um café nos degraus da famosa ponte Rialto, em Veneza. Depois, tiveram de deixar a cidade, segundo as autoridades municipais. Os dois turistas de Berlim, com idades entre 32 …

Merkel admite: Greta Thunberg teve influência nas novas medidas alemãs pelo ambiente

A chanceler alemã, Angela Merkel, afirmou nesta sexta-feira que o seu governo decidiu ser mais ambicioso nas medidas contra as alterações climáticas como resposta à mobilização e marchas pelo ambiente de crianças e adolescentes inspirados …

Google paga prémios até centenas de milhares de euros para descobrir bugs

A Google aumentou o valor dos prémios que oferece a quem descobrir bugs nos seus produtos e serviços. Alguns dos prémios podem mesmo chegar aos milhares de euros. Ganhar dinheiro ao descobrir bugs é algo desconhecido …