A icónica foto de Einstein com a língua de fora foi leiloada por 100 mil euros

(dr) Arthur Sasse / Nate D Sanders Auctions

A foto de Albert Einstein com a língua de fora foi tirada em 1951, depois das celebrações de seu aniversário de 72 anos

Uma das imagens mais famosas e irreverentes do físico alemão foi leiloada na semana passada por 125 mil dólares, mais de 100 mil euros, em Los Angeles, nos Estados Unidos.

Com o cabelo despenteado, o bigode grosso e olhos bem abertos de olhos postos na câmara, Albert Einstein põe a língua de fora sentado no banco traseiro de um carro.

A fotografia que revela o lado bem-humorado do criador da Teoria da Relatividade foi tirada em 1951 por Arthur Sasse, fotógrafo da agência de notícias United Press International (UPI).

O famoso cientista acabava de sair do Princeton Club, espaço social da universidade americana de mesmo nome, onde tinha celebrado os seus 72 anos. Estava acompanhado por Frank Aydelotte, diretor do Instituto de Estudos Avançados dos Estados Unidos, onde Einstein trabalhava, e pela esposa do diretor, Marie Jeanette.

O escritor francês Fred Jerome conta no livro “The Einstein Files: J. Edgard Hoover’s Secret War Against the World’s Most Famous Scientist” (Os Arquivos de Einstein. A Guerra Secreta de J. Edgard Hoover contra o Cientista mais Famoso do Mundo, em tradução livre) que o cientista posou pacientemente para os fotógrafos que o esperavam à porta do clube.

Após a sessão, quando o prémio Nobel de Física em 1921 se preparava para partir, Sasse aproximou-se dele e pediu um sorriso para a fotografia. Por cansaço ou farto da perseguição dos repórteres, conta Jerome, Einstein pôs a língua para fora, e Sasse foi suficientemente rápido para captar o momento.

Os editores da agência chegaram a hesitar em publicar a imagem, por medo de ofender o cientista, mas acabou por ser publicada. Einstein não se importou e, na verdade, gostou tanto dela que fez cópias – cortadas para excluir os acompanhantes – e autografou-as para dar aos amigos.

A foto leiloada traz a assinatura do físico na margem esquerda: “A. Einstein. 51“, o que indica que foi assinada pouco depois de ter sido registada.

Segundo a casa de leilões Nate D. Sanders, a imagem está em boas condições. A diferença desta imagem para a maioria das que Einstein deu aos amigos – e por isso é que esta é tão valiosa – é que não foi cortada e mostra o contexto e os integrantes da foto original.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Assunção Cristas vai deixar o Parlamento

A líder demissionária do CDS-PP, Assunção Cristas, vai renunciar ao mandato de deputada, mas ficará na Assembleia da República até ao próximo congresso, em 25 e 26 de janeiro de 2020. O anúncio foi feito esta …

Carles Puigdemont entregou-se às autoridades belgas

O ex-presidente da Generalitat Carles Puigdemont apresentou-se voluntariamente às autoridades belgas na sequência do mandado de detenção emitido pelo Tribunal Supremo de Espanha, disseram à EFE fontes ligadas ao político catalão. Na passada segunda-feira segunda-feira, o …

O muco tem a capacidade secreta de dominar germes

https://vimeo.com/366782239 O nosso corpo está repleto de muco, e isto não se explica apenas pela chegada do outono. Um estudo recente demonstrou uma das inesperadas propriedades benéficas do muco: contém açúcares que controlam os germes potencialmente …

Cientistas desenvolvem "corda de guitarra" que toca sozinha

Cientistas da Universidade de Lancaster e da Universidade de Oxford, no Reino Unido, desenvolveram um circuito nanoeletrónico que vibra sem nenhuma força externa. Usando um pequeno cabo suspenso, muito semelhante a uma corda de guitarra, a …

Hubble capta a imagem mais nítida do primeiro cometa interestelar confirmado

O Hubble conseguiu captar uma fotografia de 2I/Borisov, o primeiro cometa interestelar até agora detetado, avançou a NASA, que opera o telescópio espacial. De acordo com a nota divulgada pela agência espacial norte-americana, a fotografia …

Alverca 2-0 Sporting | Leões desinspirados afastados da Taça pelo Alverca

O Alverca surpreendeu hoje o Sporting com uma vitória por 2-0, na terceira eliminatória da Taça de Portugal, tornando-se no primeiro grande «tomba-gigantes» da competição ao afastar o atual detentor do troféu. Alex Apolinário, aos 10 …

A Barbie também arrenda casa no Airbnb

A boneca mais famosa do mundo celebra 60 anos. Agora, a empresa que produz a Barbie, a Matel, tornou a boneca uma anfitriã no Airbnb e vai arrendar uma mansão à beira-mar em Malibu, na …

Os primeiros bebés podem nascer no Espaço daqui a 12 anos

A empresa SpaceBorn United pretende realizar missões espaciais entre 24 e 36 horas para que algumas mulheres dêem à luz em órbita dentro de 12 anos. A notícia é avançada pelo fundador e CEO da empresa, …

Japão importou cinco vírus mortais, incluindo Ebola, por causa de Tóquio 2020

Com os Jogos Olímpicos à porta, um laboratório japonês decidiu importar cinco vírus mortais, nomeadamente Ebola, para fazer frente a um eventual surto durante a competição que vai levar ao país mais de 600 mil …

Empresa anónima quer os direitos do seu rosto para construir robôs (e paga 115 mil euros)

Uma empresa privada anónima está a oferecer 115 mil euros pelos direitos de usar o seu rosto numa nova linha de robôs humanóides. A empresa quer usar a imagem para dar uma cara a um robô …