A história do monge que viveu toda a sua vida sem ver uma mulher

4

Witold Rawicz / Wikimedia

Mihailo Tolotos, que foi adotado pelos monges do Monte Athos quando ainda era bebé, terá vivido todos os seus 82 anos de vida sem ver uma mulher.

Os mosteiros de clausura são uma realidade comum a várias religiões e o nível de reclusão varia de mosteiro para mosteiro. Alguns dos mais isolados do mundo ficam no Monte Athos, na Grécia.

Numa parte remota da Grécia, isolados no meio de colinas íngremes, há mosteiros de várias religiões, desde cristaos ortodoxos gregos a cristãos ortodoxos búlgaros, russos e sérvios.

Os mosteiros têm uma grande preocupação em afugentar os forasteiros, especialmente as mulheres, que estão impedidas de se aproximar a mais de 500 metros da costa da ilha. O caso em que uma mulher mais se aproximou a um destes mosteiros foi uma situação em que uma visitante conseguiu ver o monte a partir de um barco.

E esta exclusão nem sequer se limita apenas aos humanos. As fêmeas de animais também não são permitidas nas imediações dos mosteiros, de acordo com um documento legal com milhares de anos.

Foi num destes mosteiros que viveu Mihailo Tolotos, um orfão bebé que foi acolhido pelos monges e que terá vivido toda a sua vida sem nunca ver uma mulher.

Oficialmente, as crianças também não são autorizadas no monte, mas foi aberta uma exceção em 1938. A mãe de Mihailo morreu poucas horas depois de dar à luz ao filho, que não tinha mais ninguém para cuidar de si. O bebé acabou por ser deixado na escadaria do mosteiro e abandonado lá. Os monges decidiram quebrar as regras e acolher o bebé, relata o Grunge.

Tolotos acabou por passar os seus 82 anos de vida no mosteiro, não tendo visto uma mulher em todo esse tempo. Presumivelmente, a única mulher que terá visto terá sido a sua mãe, que morreu logo após o parto. No entanto, apesar de não ter memórias de ver uma mulher, quase de certeza que saberia qual o aspeto de uma, já que o mosteiro teria imagens da Virgem Maria, mãe de Jesus Cristo.

Até este dia, as mulher e crianças continuam proibidas de se aproximarem da ilha do Monte Athos. Dado que a decisão de se tornar um monge é geralmente feita já em adulto, é provável que Tolotos seja o primeiro, e até agora único, que viveu toda a sua vida sem ver uma mulher.

ZAP //

4 Comments

  1. Possivelmente tal situação deveria ter acontecido ao atual Dalai Lama à luz do que aconteceu com a criança e com a atriz Americana há uns anos atrás.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.